Quais são as especialidades que não podem faltar no seu consultório odontológico?

Cada profissional de odontologia traz consigo uma ou mais especialidades, frutos da sua afinidade com alguma área específica ou até mesmo pela identificação de oportunidades que determinado segmento pode trazer. Independente de qual seja o seu ramo odontológico, o mais importante é investir na qualidade do serviço e apresentar soluções que atendam às necessidades da demanda.

Neste artigo, mostraremos algumas especialidades odontológicas que estão em alta e podem não só compor a gama de serviços que o seu consultório oferece, mas contribuir com o seu crescimento e fazer com que ele apresente uma proposta diferenciada no mercado de atuação.


Entre tantas especialidades, quais as que devo escolher?

Vamos lá, uma coisa de cada vez. Para iniciar qualquer debate sobre o assunto, precisamos levantar alguns fatores importantes:

  • Qual a especialidade que você mais se identifica?
  • Qual o segmento odontológico que você consegue se desenvolver melhor?
  • Quais as principais demandas do mercado?
  • Qual o caminho profissional que você pretende seguir?
  • Qual o seu plano de negócio em relação ao seu consultório odontológico?

Faça uma reflexão sobre as respostas que vêm à sua mente para cada uma dessas perguntas antes de decidir quais das 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia deverão ser oferecidas no seu consultório.


Escolher 
uma especialidade que promova um equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e uma possibilidade interessante de retorno financeiro pode ser o primeiro passo e um importante fator de decisão.


Para ter um consultório completo, você não precisa ser especialista em tudo.

Antes de esmiuçar cada especialidade e mostrar porque elas podem ser bons indicativos de sucesso para o seu consultório odontológico, vamos trazer um caminho que pode abrir leques maiores e possibilidades mais completas: a integração entre diversas especialidades.

Se você for um clínico geral, por exemplo, e avaliar a necessidade de um tratamento mais específico para determinado paciente, certamente o encaminhará para outro profissional mais especializado naquilo que ele precisa para o momento, não é?


Não há dúvidas de que este paciente gostaria de resolver tudo em lugar só, não apenas pela questão do conforto e da praticidade, mas até para 
evitar custos com deslocamento que tornem aquela experiência mais onerosa.


Independente da especialidade que você escolheu para sua carreira, 
na hora de montar um consultório pode ser interessante trazer essa integração entre áreas diferentes, contando com a parceria de outros especialistas e levando para o mercado um consultório que apresente soluções odontológicas completas.

O que o paciente procura?

Há diversos motivos que levam alguém a procurar um consultório de odontologia. Os mais cuidadosos e precavidos, procuram sempre estar com suas avaliações em dia e vão ao dentista ao menos uma vez por ano. Há aqueles que pegam o caminho do consultório quando sentem uma dor ou incômodo. Tem também os que buscam por tratamentos estéticos e ortodônticos.


Enfim, há várias motivações que podemos listar e esses são apenas alguns exemplos. Mas a grande pergunta é: 
seu consultório está pronto para suprir as necessidades do paciente?

Diversas especialidades estão vivendo uma crescente na odontologia e tem levado os pacientes à busca por atendimento.

Ortodontia


Quem não quer olhar para o espelho e se deparar com um sorriso bonito e alinhado? A 
ortodontia é uma especialidade bastante requerida pelos pacientes, que desejam corrigir a posição dos dentes, sobretudo num período em que a tecnologia possibilita que alinhadores mais discretos e confortáveis estejam à sua disposição, com resultados cada vez mais consistentes.

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. 


As queixas de sintomas relacionados a problemas como bruxismo e disfunções na ATM (articulação temporomandibular) tem crescido bastante, o que leva, também, ao aumento da demanda por outra especialidade: a 
Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Essa área da odontologia é responsável por tratar diferentes traumas da face e ajuda também em casos de apneia do sono.

Harmonização Orofacial


A busca por uma transformação estética e funcional também tem motivado os pacientes a recorrer aos procedimentos de 
Harmonização Orofacial, cuja finalidade é trazer um equilíbrio entre o sorriso e os traços do rosto. As pessoas estão querendo viver com mais autoestima, por isso a procura por essa especialidade tem sido maior que em outros tempos.

Implantodontia


Pessoas que por alguma razão perderam um ou mais dentes em algum momento estão em busca da recomposição do sorriso para a melhoria da sua qualidade de vida, por isso, a 
Implantodontia é outra especialidade que segue com bastante procura no momento.

Dentística


As pessoas não querem só um sorriso bem alinhado, elas também desejam dentes mais claros. O 
clareamento dental é um serviço que tem sempre demanda em qualquer consultório. É por isso que a Dentística, especialidade que cuida desse e de outros procedimentos estéticos, também possui bastante aderência entre os pacientes.


Odontopediatria


Outra especialidade que vale a aposta é a 
odontopediatria, bastante requisitada por pais que buscam acompanhamento em saúde bucal para seus bebês, crianças ou adolescentes.


O que é mais rentável?

A rentabilidade de um negócio tem um sentido amplo e vai além de ganhar muito ou pouco com cada procedimento, tratamento ou especialidade. Todas as especialidades mencionadas acima são lucrativas para o seu consultório odontológico, afinal, não falta procura para elas.


Mas, de 
nada adianta oferecer especialidades que tenham boa rentabilidade se o conjunto da obra não for convidativo para o paciente. A qualidade do serviço, do atendimento, a experiência do cliente e como o consultório é gerido serão determinantes para que uma ou várias especialidades tragam os resultados financeiros desejados.

Ter uma noção do público que você pretende atrair e traçar um planejamento em torno dele aumenta suas chances de ganho, já que os esforços poderão ser direcionados e o seu consultório odontológico estará pronto para atender aquela demanda específica. É muito melhor prestar um bom atendimento a uma determinada camada do que simplesmente apenas se preocupar em lotar a agenda e encher o consultório. Isso pode gerar um efeito reverso, já que, muitas vezes, pode não haver a capacidade de atender uma demanda tão alta.


Se você também não tem 
um bom controle dos materiais envolvidos em cada procedimento, desperdiça recursos e tem dificuldade em seguir o plano de tratamento do paciente no tempo estabelecido, por mais que o consultório arrecade “fortunas” com cada especialidade, a conta nunca vai fechar e o lucro se tornará ainda mais comprometido.


O que não pode faltar é uma boa gestão.


Tão importante quanto oferecer as especialidades que o público procura, é trazer para o seu consultório odontológico a gestão que ele precisa. Mantenha-se atualizado, busque novas tendências, mapeie todas as possibilidades de crescimento, se especialize, mas entenda que para tudo isso gerar os resultados almejados, 
não se pode deixar de lado o investimento em ferramentas de gerenciamento.


Não perca seus pacientes por falta de agenda e evite o desperdício financeiro por não ter na palma da mão todas as informações que precisa. Com o 
Software Dentalis, vai ficar muito mais fácil fazer toda a gestão do seu consultório odontológico e potencializar o rendimento de cada especialidade que você  oferecer ao público.

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Nova estratégia para prevenção e tratamento da cárie dentária

Uma das infecções mais comuns relacionadas ao biofilme é a cárie dentária, que afeta uma população de mais de 60% das crianças e...

câncer oral

Razões para o atraso do diagnóstico do câncer oral

O câncer oral e o atraso no diagnóstico é um problema a ser superado. O câncer de oral continua sendo diagnosticado em estágios...

Primeiro teste rápido de câncer oral do mundo

O qMIDS, o primeiro teste rápido de câncer oral do mundo, foi desenvolvido pela Queen Mary University of London e uma equipe internacional...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?