Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Mucosite após implantes é um risco?

O desenvolvimento de mucosite após implantes é um fator de risco?

Os implantes de zircônia apresentam taxas de sobrevivência mais baixas e uma taxa mais alta de mucosite do que os implantes convencionais de titânio. É o que sugere um estudo recente publicado no Journal of Esthetic and Restorative Dentistry.

O objetivo desse estudo foi investigar a taxa de sobrevivência e as complicações biológicas e mecânicas de implantes de zircônia de uma peça e duas peças em um período de cinco anos de acompanhamento.

Pacientes consecutivos que receberam implantes de zircônia foram estudados, coletando dados em um acompanhamento de cinco anos sobre sua história clínica, estado de saúde peri-implantar, complicações mecânicas, resultados estéticos e resultados relacionados ao paciente.

Implantes e o risco de mucosite – resultados do estudo

• O estudo incluiu 18 pacientes com 29 implantes.

• A taxa de sobrevivência foi de 86% na análise com base no implante e 78% na análise com base no paciente.

• Não houve casos de peri-implantite, mas a mucosite esteve presente em 53% dos implantes. Obteve-se uma média de 4,1 ± 0,81 mm para profundidade de sondagem e 1,6 ± 0,9 mm para perda óssea peri-implantar (avaliação radiográfica).

• Não houve fraturas de implantes. Foram observadas complicações maiores (10%) e menores (10%) da prótese.

• O resultado estético foi moderado a quase perfeito, com alto índice de satisfação do paciente.

• Nenhuma associação significativa foi encontrada entre a taxa de sobrevivência e a presença de mucosite ao redor de implantes de uma ou duas peças ou qualquer outra variável do estudo.

A taxa de sobrevivência é baixa para implantes de zircônia de uma e duas peças.

Ambos os tipos de implantes demonstraram uma baixa taxa de complicações mecânicas.

A incidência de peri-implantite é baixa, mas a mucosite se mostrou presente em 50%.

A satisfação do paciente em relação à estética e função foi de moderada a alta.

Implantes de zircônia

Implantes de zircônia são uma boa opção para pacientes que necessitam de uma alternativa aos implantes de titânio.

Os implantes de zircônia se apresentam como uma alternativa à opção de titânio e podem ser indicados para pacientes que necessitam de restaurações “sem metal”.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Clinical evaluation and patient related outcomes of one- and two-piece zirconia implants at five years of loading: A case series study, Zirconia implants have lower survival rates and higher rate of mucositis than conventional titanium

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...