Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

    A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma jornada importante para a saúde bucal do seu filho?

    A importância da primeira consulta odontológica

    A Academia Americana de Odontopediatria recomenda que a primeira consulta ao dentista seja logo após o nascimento do primeiro dente, ou no máximo no primeiro aniversário da criança. Essa consulta não é apenas para o bebê, mas também para os pais, que receberão orientação sobre como cuidar da higiene bucal do filho.

    Preparando-se para emergências

    Acidentes são comuns em crianças pequenas, e os dentes e gengivas podem ser afetados. Ter um dentista familiarizado com o seu filho facilita o atendimento em caso de traumas dentários, evitando assim longas esperas em unidades de atendimento.

    Escovando os dentinhos desde cedo

    É importante limpar os dentes do bebê desde o início, usando uma escova de dentes macia e pasta de dente com flúor. A quantidade de pasta deve ser do tamanho de um grão de arroz para crianças menores de 3 anos e do tamanho de uma ervilha verde para crianças maiores.

    Flúor: um aliado na prevenção da cárie

    O creme dental com flúor é a melhor opção para prevenir a cárie. Se a criança engole a pasta de dente, converse com o dentista sobre alternativas.

    Aliviando a dor da dentição

    Anéis de dentição refrigerados são uma ótima opção para aliviar a dor da dentição. Evite colares e contas de dentição, pois representam risco de asfixia.

    Desmame da mamadeira e chupeta

    O uso prolongado da mamadeira e chupeta pode interferir no desenvolvimento da mandíbula. Recomenda-se que o desmame da mamadeira seja feito a partir de 1 ano e da chupeta a partir dos 3 anos.

    Evite ou limite o consumo de bebidas açucaradas

    O consumo excessivo de bebidas açucaradas, como sucos, contribui para a cárie dental. Evite ou limite o consumo e evite oferecê-las em copinhos com canudinho após os 2 anos.
    Cuidados com a saúde bucal do seu filho garantem sorrisos saudáveis por toda a vida
    Siga estas dicas e consulte um dentista regularmente para garantir a saúde bucal do seu filho.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Baby’s First Tooth? Time for a Visit to the Dentist, O primeiro dente do bebê? É hora de uma visitar o médico dentista

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

      A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.