Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Raspagem da língua: importante na higiene bucal

    A raspagem da língua é uma prática importante que não pode faltar na sua rotina de higiene bucal.

    Datado de pelo menos 2.000 anos, a raspagem da língua oferece vários benefícios à saúde, como menos cáries, hálito mais fresco e melhor paladar.

    Há cerca de 700 tipos de bactérias e fungos vivendo na boca.

    Algumas são bactérias boas que ajudam a combater a doença gengival, enquanto outras são bactérias ruins que contribuem para cáries, acúmulo de placa e mau hálito, também chamada de halitose.

    Algumas bactérias aderem aos dentes, mas também podem se acumular na língua. A raspagem da língua destina-se a manter o equilíbrio certo entre bactérias boas e ruins.

    A maioria dos estudos ou revisões sobre este tópico tem tamanhos de amostra pequenos, tornando difícil para os dentistas defenderem com mais ênfase a raspagem da língua e seus benefícios.

    O que é raspagem da língua?

    A superfície da língua é coberta por milhares de pequenas projeções semelhantes a pelos, chamadas papilas gustativas. A raspagem da língua remove bactérias, partículas de alimentos, células mortas e detritos que podem se acumular ao redor das papilas da língua.

    A raspagem da língua pode ser feita com raspadores de língua de metal ou plástico. Escovas de dentes também podem ser usadas, mas os especialistas recomendam o uso de uma ferramenta específica para raspar a língua para melhor remoção das bactérias.

    A raspagem da língua pode ser especialmente útil para aqueles com língua saburrosa. A saburra se caracteriza por um acúmulo de bactérias ou células mortas que dão à língua uma aparência branca, amarela ou marrom.

    A raspagem da língua é provavelmente mais benéfica para as pessoas que podem ter uma espessa camada branca ou marrom na língua devido à boca seca, tabagismo, maus hábitos de escovação dos dentes ou infecções orais por fungos.

    Quais são os benefícios da raspagem da língua?

    Em contraste com a pesquisa de escovação e uso do fio dental, há uma escassez de estudos bem controlados que avaliam os efeitos da raspagem da língua.

    No entanto, os estudos sugerem que existem vários benefícios da raspagem da língua, como descritos a seguir:

    Sensação de boca mais limpa

    A raspagem da língua, juntamente com a escovação e o uso do fio dental, remove bactérias e restos de comida para refrescar o hálito e deixar a boca com uma sensação refrescante.

    Em um pequeno estudo de 2017 no Journal of Periodontal Research, os pesquisadores avaliaram os efeitos da limpeza da língua com um raspador ou escova de dentes entre 18 participantes com doença gengival por duas semanas. Embora os resultados não tenham mostrado que a limpeza da língua diminuiu o número de bactérias na saliva ou na saburra, a saburra na língua foi significativamente reduzida e os participantes relataram que sua língua parecia mais limpa no final do estudo.

    Melhor respiração

    Quando a escovação regular e o uso do fio dental não são seguidos, a comida permanece na boca. Isso pode levar a bactérias causadoras de odor e podridão de alimentos resultante em mau hálito.

    Uma pesquisa da Coreia do Sul mostrou haver uma redução no mau hálito e na saburra lingual após a raspagem da língua.

    O estudo de 2022, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, recrutou 56 participantes randomizados em três grupos para raspar a língua: um grupo de escova de dentes, um grupo de raspador de língua e um grupo de escova de dentes e raspador de língua. Houve uma redução no mau hálito entre os grupos, sem grandes diferenças nos métodos de raspagem da língua.

    A raspagem da língua não evita que o mau hálito se desenvolva no final do dia após as refeições, portanto, é recomendável raspar após cada refeição para reduzir o mau hálito.

    Aparência mais saudável

    Algumas pessoas desenvolvem uma língua com revestimento branco, amarelo ou marrom devido ao excesso de partículas de alimentos e detritos na boca. A raspagem da língua pode reduzir a aparência descolorida da língua e reduzir o revestimento da língua, de acordo com uma revisão de vários estudos de 2010 publicada no International Journal of Dental Hygiene.

    Se as manchas descoloridas persistirem, converse com seu dentista, que pode recomendar o tratamento.

    Melhora do paladar

    A sensação de paladar foi aprimorada após duas semanas de raspagem da língua, de acordo com um estudo de 2004 publicado no Journal of Periodontology. Entre 16 adultos não fumantes, os pesquisadores avaliaram o sabor amargo, doce, salgado e azedo e encontraram melhorias na sensação gustativa e uma diminuição significativa da saburra lingual.

    Menos placa dental

    Um estudo de 2013 descobriu que as crianças que seguiram a raspagem ou escovação da língua reduziram significativamente os níveis de placa após 10 e 21 dias. O estudo, publicado no International Journal of Clinical Pediatric Dentistry, dividiu 15 crianças do mesmo internato em três grupos: um grupo realizou a raspagem da língua com raspador, outro grupo fez a escovação da língua e o terceiro grupo apenas a escovação dos dentes.

    Níveis mais baixos de bactérias

    Em um estudo de 2014 , publicado na BMC Oral Health, 30 adultos saudáveis ​​foram avaliados quanto a alterações na quantidade de bactérias na língua com e sem raspagem da língua. Um grupo de participantes do estudo raspou a língua e o outro grupo não, seguido por um período de três semanas em que os participantes retornaram à sua higiene dental normal. Após esse período, os participantes foram transferidos para o grupo alternado para raspar a língua ou não limpar a língua. Os pesquisadores descobriram que a raspagem da língua reduziu os níveis de bactérias que revestem a língua, mas não houve efeito na redução do acúmulo de placa.

    Níveis elevados de óxido nítrico

    Uma boa saúde bucal também está ligada à prevenção de doenças cardíacas . Estudos demonstraram que a limpeza da língua pode melhorar o microbioma oral e aumentar a produção de óxido nítrico, uma molécula essencial que desempenha um papel importante no sistema cardiovascular .

    “Raspar a língua interrompe os biofilmes e abre as fendas da língua, permitindo uma maior diversidade de bactérias orais na boca”, explica Nathan Bryan, especialista em medicina molecular e bioquímica de óxido nítrico em Austin, Texas.

    Essa diversidade microbiana é fundamental para manter um equilíbrio entre bactérias orais boas e ruins.

    Em um estudo de 2009 , publicado na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, Bryan e sua equipe de pesquisadores mostraram que o gerenciamento do microbioma da língua por meio de limpeza regular pode ajudar a aumentar os níveis de óxido nítrico e, como resultado, melhorar a pressão arterial sistólica em repouso.

    “Nas minhas pesquisas – e de outros pesquisadores – identificamos bactérias selecionadas que são responsáveis ​​por metabolizar o nitrato, encontrado em vegetais de folhas verdes, para que o corpo possa produzir óxido nítrico, uma importante molécula produzida naturalmente no corpo que regula a pressão arterial, entrega de oxigênio e controla a inflamação vascular”, diz Bryan.

    Como Raspar a Língua

    A raspagem da língua é segura e oferece vários benefícios à saúde bucal quando feita corretamente. Depois de escovar os dentes e passar fio dental, siga estes passos simples para adicionar a raspagem da língua à sua rotina de higiene dental:

    • Comece ficando na frente de um espelho e mostrando a língua;

    • Leve o raspador o mais para trás possível na língua sem causar um reflexo de vômito;

    • Aplique pressão moderada e puxe lentamente o raspador para a frente na superfície da língua. Raspar com muita força pode causar irritação ou danificar as papilas gustativas;

    • Limpe o raspador entre cada arranhão para se livrar das bactérias;

    • Repita este processo duas a três vezes;

    • Enxágue a boca com água assim que terminar de raspar a língua;

    • Limpe o raspador de língua com água morna e sabão e coloque para secar.

    Recomenda-se raspar a língua diariamente ou duas vezes ao dia para complementar sua rotina de higiene dental.

    Tipos de raspadores de língua

    Existem várias opções de raspadores de língua, incluindo escova, raspadores de metal e plástico. Embora todos sejam eficazes na limpeza da língua, decidir qual adicionar à sua rotina de higiene bucal é de sua preferência pessoal. Procure escolher o raspador com o formato mais adequado ao tamanho da língua e que ajude a reduzir o desconforto e as náuseas ao fazer a higienização, causando sensação de limpeza e conforto

    • Raspadores com cerdas: As versões com cerdas parecem escovas de dente mais longas com cabos fáceis de segurar, mas com pequenas cerdas esponjosas na ponta que são resistentes e não ásperas na língua. Apresentam uma vida útil menor por conta da maior concentração de micro-organismos que se alojam entre as cerdas e, por isso, devem ser trocados com mais frequência.

    • Raspadores de metal: a maioria dos raspadores de metal é arredondada em forma de U com duas alças para melhor aderência. Existem vários estilos para escolher em diferentes materiais, como cobre e aço inoxidável;

    • Raspadores de plástico: semelhantes aos raspadores de metal, as versões de plástico também vêm em forma de U e normalmente são os mais baratos.

    Em última análise, independentemente do tipo de raspador de língua que você escolher, limpar a língua é uma boa maneira de complementar sua rotina regular de escovação e uso do fio dental e melhorar sua saúde bucal geral.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Influence of tongue brushing and scraping on the oral microflora of periodontitis patients, The Effect of Mechanical Tongue Cleaning on Oral Malodor and Tongue Coating, Effectiveness of mechanical tongue cleaning on breath odour and tongue coating: a systematic review, The Comparative Evaluation of the Effects of Tongue Cleaning on Existing Plaque Levels in Children, Tongue Scraping: Everything You Need to Know, Effects of tongue cleaning on bacterial flora in tongue coating and dental plaque: a crossover study, Frequency of Tongue Cleaning Impacts the Human Tongue Microbiome Composition and Enterosalivary Circulation of Nitrate, What Are the Benefits of Tongue Scrapers?, Raspador de língua: tipos, benefícios e como usar

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...