Saquinhos de chá podem liberar bilhões de microplásticos

Os consumidores de chá foram incentivados a evitar os conhecidos sachês de chá. Isso depois que testes descobriram que um único sachê pode liberar bilhões de micropásticos em cada xícara.

Uma equipe canadense descobriu que em beber um saquinho de chá a uma temperatura de fervura de 95 °C libera 11,6 bilhões de microplásticos .

Microplásticos são pequenos pedaços de plástico entre 100 nanômetros e 5 milímetros de tamanho – em uma única xícara. Isso é várias ordens de magnitude maior do que outros alimentos e bebidas.

Microplásticos em alimentos

“Pensamos que é muito quando comparado a outros alimentos que contêm microplásticos”. Afirmou Nathalie Tufenkji, da Universidade McGill.

“O sal de mesa tem um conteúdo relativamente alto de microplástico. O sal foi relatado como contendo cerca de 0,005 microgramas de plástico por grama.
Uma xícara de chá contém milhares de vezes mais massa de microplásticos, a 16 microgramas por xícara .”

Embora a maioria dos sachês tenha a indicação de ser feita de seda, grande parte é constituída de plásticos químicos como nylon e tereftalato de polietileno (PET) . Este último é o mesmo composto químico utilizado nas garrafas de água.

Toxicidade potencial

A equipe de cientistas comprou quatro saquinhos de chá diferentes em lojas e cafés em Montreal. Em seguida os sachês foram abertos e lavados. Posteriormente foram mergulhados em água a 95 °C. Numa etapa posterior a água foi analisada em microscópios eletrônicos e através de espectroscopia. Um controle de saquinhos de chá não cortados foi usado para verificar se não era o corte que estava causando a lixiviação dos microplásticos.

Embora os microplásticos sejam cada vez mais encontrados na água potável, a Organização Mundial da Saúde afirma que não há evidências de risco à saúde humana.

Para testar a toxicidade potencial das partículas liberadas pelos sacos de chá, os pesquisadores expuseram pulgas de água (dáfnia) à água contaminada por microplásticos.

“As partículas não mataram as pulgas de água, mas causaram efeitos comportamentais significativos e malformações de desenvolvimento”, afirma uma dos pesquisadores. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender os possíveis impactos na saúde em humanos.

Recomendação dos cientistas

Os pesquisadores, autores da pesquisa, recomendam que as pessoas troquem o saquinho de chá pelo produto a granel vendido em lojas de produtos naturais . Nesses locais os chás podem ser encontrados em porções de folhas soltas. Chás são e continuarão sendo opções saudáveis, mas desde que preparados com as folhas de plantas medicinais.

Fontes: New Scientist , Environmental Science and Technology , Exame

Sugestões de leitura

Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

Saúde dos dentes: dicas práticas para um sorriso saudável

Cuidar dos dentes pode parecer uma tarefa simples, mas é algo que muitas vezes deixamos de lado até que um problema apareça. E...

Como tratar a periodontite em seu estágio mais grave?

A periodontite é uma doença que afeta os tecidos de suporte dos dentes classificada em quatro estágios de gravidade, sendo o estágio IV...

Inovação na odontologia: resinas de última geração

Hoje, vamos tratar sobre uma inovação que está mexendo com o segmento da odontologia: as resinas de última geração. Essas resinas estão revolucionando...

Probióticos: a nova fronteira da saúde bucal

Imagine a sensação de sair do consultório do dentista com um sorriso renovado, mas também com uma nova preocupação em mente: a prótese...

Os vilões invisíveis da boca: como bactérias podem influenciar o risco de câncer

O microuniverso que habita a sua boca é como um campo de batalha em um combate diário. Bilhões de bactérias travam uma guerra...

O impacto das bebidas açucaradas na saúde e longevidade

Refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso e estão associados a um aumento no risco de desenvolvimento de...