Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Saúde bucal, ameaçada pelo mau uso do computador

    A saúde bucal e o uso do computador é o destaque de hoje. O fato é que a saúde bucal pode ser afetada pelo mau uso do computador e dos recursos de informática.

    Vários estudos já indicaram que o uso excessivo de computadores (mais de 3 h / dia) pode estar associado a um estilo de vida não saudável.

    Quanto mais tempo se permanece na frente do computador, menor a probabilidade de escovar os dentes, usar o fio dental ou levantar da cadeira e ir ao dentista. Isso tudo tem impacto sobre a saúde bucal .

    A saúde bucal e o uso do computador

    O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre o uso excessivo de computadores com a condição dos dentes e o comportamento de saúde bucal de jovens de 18 anos . Ou seja, avaliar a relação entre a saúde bucal e o uso do computador.

    Foram consultados 1.611 jovens de 18 anos da Polônia.
    O questionário continha questões sobre status socioeconômico e informações sobre o comportamento relacionado à saúde. A condição dos dentes e gengivas dos jovens foi avaliada clinicamente .

    Resultados do estudo

    Os resultados evidenciaram claramente uma relação entre a saúde bucal e o uso do computador. Os jovens que mais tempo passam em frente ao computador são também aqueles que apresentam o maior risco para o desenvolvimento de problemas de saúde bucal.

    Uma permanência excessiva na frente do computador também foi associada a maus hábitos alimentares.
    Indivíduos que declararam uso excessivo de computador também apresentaram maior risco de sangramento gengival.

    Concluindo

    O estudo deixa claro a existência de uma associação entre a saúde bucal e o uso do computador .
    O estudo prova que os jovens que estão excessivamente à frente do computador têm maus hábitos alimentares e hábitos de higiene oral pobres . Isso tem influência decisiva sobre a sua saúde bucal deles.

    Esses resultados destacam o importante papel dos dentistas na transferência de conhecimento aos jovens de que o uso excessivo de computadores aumenta o risco de alterações na cavidade bucal. É muito importante que os dentistas reforcem junto aos seus pacientes que os riscos que a saúde bucal e o uso do computador podem apresentar.
    Esta informação deve ser levada em conta ao projetar programas educacionais para adolescentes promovendo um estilo de vida saudável. Os cuidados com a saúde bucal podem também auxiliar inclusive no tratamento de recuperação de pacientes que sofreram ataque cardíaco, como já informado neste outro artigo postado aqui do blog Dentalis.

    A informática contribuindo para uma boa saúde bucal

    A proliferação do uso de smartphones em nossa sociedade trouxe também boas notícias para aqueles que estão preocupados com a sua saúde bucal.
    Conheça alguns aplicativos que prometem contribuir para uma melhor saúde bucal.

    Desencoste seus dentes

    São muitos os pacientes que têm o hábito de ranger os dentes durante a noite. E também tem aqueles fazem o apertamento dos dentes durante o dia no trabalho, no trânsito ou praticando esportes. Cerca de 40% da população brasileira sofre de bruxismo.

    Esse app traz dicas sobre o problema. Foi desenvolvido por dentistas. E permite que o usuário crie lembretes customizáveis.
    O usuário do ‘Desencoste seu dente’ poderá configurar o aplicativo de acordo com os tipos de alertas que deseja receber.
    O paciente pode programar o app para receber um alerta de não ficar apertando os dentes, por exemplo.
    Além disso, poderá escolher também, lembretes aleatórios e definir a frequência dos lembretes. E a ferramenta ainda dá a opção de receber um pequeno aviso na hora de colocar o protetor bucal para dormir.

    Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

    Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

    saúde bucal e o uso do computadorDisney Magic Timer

    Com o patrocínio da Oral-B, este app conta com vinte e três dos seus personagens da Disney, Marvel e Star Wars. É o aplicativo ideal para incentivar as crianças a escovarem os dentes por um tempo mínimo de 2 minutos. Ao alcançar o objetivo a criança ganha um novo adesivo digital para adicionar a sua coleção. Conta com um sistema de recompensas – estrelas e medalhas – por metas alcançadas no calendário de escovação.

    Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

    Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

    Brush DJ

    Este app gratuito traz música para o momento da escovação dos dentes. É ótimo, especialmente para os mais jovens. O objetivo do aplicativo é aliar o prazer e diverção da música à hora de escovar os dentes.

    Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

    Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

    saúde bucal e o uso do computadorSnoreLab

    Já te avisaram milhões de vezes que você ronca e você nunca acreditou? Ou pior, você já acordou alguém por conta do ressonar? A solução para isso é o app ‘SnoreLab’. O aplicativo realiza o monitoramento do sono, gravando-o durante toda a noite. Assim o usuário poderá saber se sofre ou não do problema.
    O SnoreLab grava, mede e monitora o seu ronco e ajuda você a descobrir maneiras eficazes de reduzi-lo.

    Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

    Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

    Dentalis Mobile

    Aplicativo odontológico com foco nos aspectos clínico e financeiro . A nova versão do Dentalis Mobile permite que os dentistas registrem o prontuário eletrônico dos pacientes em seus smartphones e que essas informações sejam automaticamente sincronizadas com o sistema do consultório por meio de uma solução em nuvem. Enfim, é um aplicativo que faz controle da agenda do dentista, detalha planos de tratamento e organiza procedimentos . Importante lembrar da necessidade de que o Dentalis Net tem de estar instalado na clínica do profissional.

    Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

    Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

    Fontes: Wiley Online Library , sorrisologia , mobile time

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema