Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

    Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem da síndrome da boca ardente (SBA). Essa condição pode afetar significativamente sua qualidade de vida, tornando desconfortável comer, beber e até falar.

    Já abordamos essa tema anteriormente aqui no blog. Saiba mais sobre os efeitos da gabapentina para a síndrome da ardência bucal.
    Felizmente, um novo estudo sugere uma opção de tratamento promissora: a terapia a laser de baixa intensidade (LLLT), também conhecida como fotobiomodulação (PBM).

    Estudo mostra promessa de alívio da dor

    Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém conduziram um estudo sobre a eficácia do LLLT para BMS. O estudo envolveu 30 participantes que receberam tratamentos semanais com LLLT por até 10 semanas. Os resultados foram encorajadores:
    *Os participantes experimentaram uma diminuição significativa nos escores de dor após cada tratamento.

    * O estudo sugere que a LLLT pode ser ainda mais eficaz para homens e para aqueles que sentem dor num dos lados da boca.

    O que é terapia a laser de baixa intensidade?

    LLLT é um tratamento não invasivo que utiliza lasers de baixa potência para fornecer energia luminosa aos tecidos. Acredita-se que esta luz estimule a cura, reduza a inflamação e melhore a função nervosa.
    Embora a LLLT tenha sido utilizada para diversas condições, a sua eficácia para a SBA é uma nova descoberta. Este estudo indica que a LLLT pode ser uma ferramenta valiosa para controlar os sintomas da SBA e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

    Importante observar

    É importante lembrar que este é um estudo único com um tamanho de amostra relativamente pequeno. Mais pesquisas são necessárias para confirmar a eficácia a longo prazo do LLLT para SBA e para determinar os protocolos de tratamento ideais.

    Se você suspeitar que possa ter SBA, consulte um profissional de saúde para diagnóstico e opções de tratamento. Eles podem discutir se a LLLT pode ser uma abordagem adequada para você.
    Esta pesquisa oferece uma luz de esperança para aqueles que lutam contra a SBA. A LLLT apresenta um potencial tratamento não invasivo para alcançar alívio imediato e controlar esta condição crônica.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fonte: Burning mouth syndrome: Study suggests low level laser therapy can offer instant relief

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...