Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Substância presente nos morangos pode auxiliar na prevenção do câncer oral

    Como estudos laboratoriais anteriores têm sugerido que a administração de dieta de morangos inteiros tem grande potencial como uma estratégia para a prevenção de câncer esofágico e oral, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio definiram para analisar como a química da fruta inibidora do câncer afeta o microambiente oral em fumantes pesados. Os resultados iniciais recentemente apresentados revelaram algumas intrigantes diferenças entre fumantes e não fumantes.

    “Quando as pessoas comem morangos, elas mastigam e deglutem a fruta rapidamente. Queríamos desenvolver um método de aumento da exposição na boca para os benefícios fitoquímicos que têm sido relacionados com a prevenção de câncer bucal e procuram diferenças potenciais na maneira que as enzimas salivares em fumantes versus não fumantes metaboliza-os”, explicou o líder do estudo Dra. Jennifer Ahn-Jarvis, uma estudante de Pós-Doutorado no Ohio State College of Dentistry.

    Nesta abordagem, Ahn-Jarvis e sua equipe desenharam um ensaio clínico piloto para analisar os efeitos de uma bala de morango especialmente desenvolvida com a equivalência nutricional de duas xícaras e meia de morangos inteiros em um grupo de fumantes pesados comparados com um grupo controle de indivíduos que nunca tinham fumado. Para estabelecer as diferenças na atividade da enzima salivar que afetam componentes fitoquímicos de morangos entre os dois grupos, os participantes foram convidados a consumir o bombom de morango ou placebo quatro vezes por dia por uma semana e seguir uma dieta ausente de outras frutas e legumes vermelhos e roxos.

    A equipe então coletou saliva e amostras de tecido oral. A partir daí, eles observaram diferenças significativas entre fumantes e não fumantes na atividade da enzima salivar e metabolitos de morango na boca após a administração do confeito de morango. Além disso, os pesquisadores investigaram a expressão de um grupo selecionado de 44 genes associados com a fumaça do cigarro e o risco de câncer oral e foram capazes de validar sete genes independentemente associados com fumantes versus não fumantes.

    Efeito protetor: caminho estratégico na prevenção do câncer oral

    “Estes dados iniciais confirmaram que algo é muito diferente sobre o ambiente oral de fumantes, o que pode vir a influenciar não só o risco de câncer mas também a eficácia potencial de alimentos-baseados nas estratégias de prevenção de câncer”, concluiu Ahn-Jarvis. “Desenvolvimento bem sucedido e a utilização de nosso novo confeito prepara o caminho para a sua utilização num maior estudo, o que nos permitirá avaliar com mais precisão os efeitos do tabagismo e morangos à terminação molecular relacionado ao desenvolvimento de câncer oral”.

    Antocianinas: papel chave

    A análise adicional de dados para o estudo está em andamento para determinar se existe uma correlação entre o tempo de exposição oral de antocianinas e redução de risco de câncer oral entre os fumantes. Estão também em curso estudos para identificar genes modulados de morango na cavidade oral dos fumantes que podem influenciar o desenvolvimento de câncer oral.

    Os primeiros resultados do estudo foram apresentados na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, realizada de 1 a 5 de abril em Washington.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema