Nos últimos anos, a tecnologia na área da saúde está mudando a forma como clínicas e consultórios odontológicos funcionam. Além dos equipamentos clínicos, as soluções tecnológicas estão em diversos processos, desde o agendamento de consultas até a gestão financeira e o relacionamento com os pacientes.
Mas você sabe como implementar essas soluções e oferecer a melhor experiência no seu consultório ou rede de clínicas odontológicas? Se ainda não, saiba que, neste artigo, vamos explicar como é possível melhorar o atendimento e otimizar a gestão do seu negócio com a tecnologia.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Por que investir em tecnologia na área da saúde?
Para se manter atualizado e competitivo no mercado, sem dúvidas, é necessário implementar algumas tecnologias no seu negócio. Com isso, você consegue automatizar processos, reduzir o tempo gasto com tarefas administrativas e focar com mais tranquilidade nos cuidados com os pacientes.
É, de fato, visível todo o impacto gerado pela tecnologia na rotina clínica. Ou seja, desde a organização de prontuários eletrônicos até a automação de agendamentos, as soluções digitais proporcionam mais controle, segurança e agilidade para a equipe.
Outro ponto muito importante disso é o acesso rápido a informações. Ao trabalhar com ferramentas de gestão integradas, os gestores conseguem acompanhar diversos indicadores, analisar o faturamento por unidade e até identificar problemas e oportunidades no dia a dia.
As etapas para implementar a tecnologia na saúde
Esse processo de implementação de tecnologia na área da saúde exige planejamento, principalmente com foco nos resultados que desejam alcançar. Para as clínicas e os consultórios odontológicos, é necessário passar por algumas etapas.
Abaixo, separamos um passo resumido de como aplicar essa transformação:
1. Faça um diagnóstico e planejamento estratégico
A primeira etapa é identificar quais áreas do negócio mais precisam de melhorias urgentes. Você deve analisar desde o atendimento, controle financeiro até a gestão de agendamentos e prontuários eletrônicos.
Nesta fase, é importante definir todos os objetivos de modo bem claro. Por exemplo, é possível focar na redução do número de ausências nos agendamentos, melhorar o fluxo de pacientes, aumentar a rentabilidade da unidade, entre outros.
Lembre-se: estabeleça prazos, responsabilidades e um plano de ação para colocar essa digitalização em prática.
2. Escolha a solução tecnológica
Depois de mapear as necessidades, chega o momento de escolher a tecnologia na área da saúde que faz mais sentido para sua clínica ou consultório. Aqui estamos falando de uma, mas, claro, você pode aplicar mais de uma.
Dentre as principais tecnologias na área da saúde, existem softwares completos de gestão e também sistemas que solucionam uma necessidade específica, como controle de pagamentos, agendamentos, automatização de atendimentos via mídias sociais, emissão de notas fiscais, etc.
3. Integre a nova tecnologia com outros sistemas
Após escolher a solução, é importante fazer a integração dela com os sistemas que já existem no seu negócio. Assim, você evita duplicidade de informações e melhora a comunicação entre os setores da clínica.
4. Treine a equipe
Não são todos os colaboradores que sabem usar novas tecnologias. Por isso, é necessário investir em treinamentos, criar uma cultura de inovação e buscar o envolvimento de todos os profissionais nesse processo de adaptação.
5. Monitore, avalie e faça ajustes
O trabalho não termina após a conclusão da implementação e do treinamento. O monitoramento e o acompanhamento de indicadores são contínuos e a análise de resultados é imprescindível para ajustar onde há gargalos.
Tecnologias que estão transformando a gestão de clínicas
Muitas pessoas, quando pensam em tecnologia na área da saúde, automaticamente lembram dos equipamentos clínicos de última geração. Porém, isso vai muito além, pois existem várias ferramentas que ajudam diretamente na gestão.
Hoje, você encontra soluções de atendimento até sistemas de controle financeiro integrados. Além disso, as tecnologias de emissão eletrônica de notas fiscais, controle de fluxo de caixa, captação de leads pelo site e painéis de Business Intelligence (BI) são alguns meios que tornam o dia a dia mais produtivo.
Aqui na Dentalis, contamos com soluções pensadas para diferentes perfis de negócio. Para consultórios, temos ferramentas que facilitam a gestão financeira e o relacionamento automático com pacientes. Já para redes de clínicas, o nosso foco está em recursos com painéis de BI, controle de múltiplas unidades e gestão de comissionamento.
Essas são apenas algumas das ferramentas digitais que podem ajudar na modernização de processos e experiência do cliente.
Como vimos, a tecnologia na área da saúde é fundamental para o crescimento sustentável de clínicas e consultórios odontológicos. Ao investir em soluções integradas, é totalmente possível transformar a gestão, oferecer um atendimento de qualidade e melhorar os resultados financeiros.
Se a sua clínica quer seguir por esse caminho, saiba que podemos ajudar. Entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções tecnológicas serão fundamentais para o seu dia a dia profissional!