Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vacina contra o HPV pode diminuir o risco de infecções orais causadoras do câncer oral

    Um estudo realizado nos Estados Unidos constatou que a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pode ajudar a reduzir infecções orais que causam câncer da boca e da garganta em 88%. No entanto, o impacto real da vacina em infecções de HPV oral permanece baixo, devido à fraca taxa de captação no país, principalmente no sexo masculino. A pesquisa é o primeiro grande estudo a explorar o possível impacto da vacina em infecções de HPV oral.

    A autora sênior do estudo Profa. Maura Gillison, da University of Texas MD Anderson Cancer Center , disse que, apesar de as taxas de cânceres orais causados por HPV continuarem a subir a cada ano nos EUA, particularmente entre os homens, nenhum ensaio clínico tinha avaliado o potencial de uso da vacina contra o HPV para a prevenção de infecções de HPV oral que poderia levar ao câncer. “Dada à ausência de padrão ouro, dados dos ensaios clínicos, investigamos se a vacina HPV tem tido um impacto sobre infecções de HPV oral em jovens adultos na América”.

    Utilizando os dados da National Health and Nutrition Examination Survey , o estudo examinou os registros de autorrelato de 2,627 jovens adultos com idade entre 18 e 33 anos, durante o período de 2011 a 2014 e comparados a aqueles que receberam uma ou mais doses da vacina de HPV com aqueles que não tinham. Incidindo sobre a prevalência de HPV16, 18, 6 e 11 – os quatro tipos abrangidos pelo HPV antes de 2016 – amostras de bochechos orais coletadas por instalações móveis de saúde foram testadas para o vírus no laboratório da Gillison.

    Risco 88% menor

    De acordo com os resultados, cepas de HPV investigadas foram encontradas em muito menos pessoas que tinham recebido vacina, demonstrando um menor risco em 88 por cento. No momento da coleta de dados, cerca de 18,3% de jovens adultos nos Estados Unidos relataram receber uma ou mais doses de vacina antes de 26 anos de idade, com vacinas mais comumente em mulheres do que em homens (29,2 versus 6,9%).

    “Quando comparamos a prevalência em homens vacinados para os homens não vacinados, nós não detectamos quaisquer infecções em homens vacinados. Os dados sugerem que a vacina pode ser a redução da prevalência das infecções em cem por cento”, disse Gillison.

    Vacina contra o HPV – proteção além do esperado

    Aprovada em 2006 para evitar o câncer cervical em mulheres, e mais tarde de outros canceres, incluindo câncer anal em homens, o estigma negativo em torno da vacina contra o HPV está sendo usado apenas para prevenir infecções sexualmente transmitidas e não câncer, significou que ganhar a aceitação e sensibilização tem sido lento. Ator Michael Douglas levantou a questão publicamente há vários anos, quando culpou o seu câncer.

    Sexo oral tem sido considerado como o principal fator de risco para a aquisição de uma infecção por HPV na boca ou na garganta, segundo Gillison. No entanto, ela explicou que o sexo oral não dá câncer. A infecção em casos raros pode evoluir para o câncer ao longo de muitos anos.

    De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 63 por cento das meninas adolescentes e 50% dos meninos adolescentes começaram com a série de vacinas contra o HPV nos EUA, há uma estimativa de 3.200 novos casos de cânceres orofaríngeos associados ao HPV diagnosticados em mulheres e cerca de 13.200 diagnosticados em homens de cada ano.

    Os resultados do estudo, sob o título de “O impacto da profilaxia de papilomavírus humano (HPV) a vacinação em infecções de HPV oral entre os jovens adultos nos Estados Unidos”, será apresentado no encontro anual na American Society of Clinical Oncology’s 2017, que será em Chicago a partir de 2 a 6 de junho. O estudo recebeu financiamento do National Institute of Dental and Craniofacial Research of the National Institutes of Health .​

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema