Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vacina da gripe para obesos se mostra menos eficaz: saiba o motivo

    É uma relação quase lógica: conforme os meses mais frios se aproximam e as temperaturas vão ficando menores, aumentam os casos de gripe. Estima-se que, a cada ano, entre 5% e 15% das pessoas em todo o mundo sejam infectadas. No Brasil, o período em que o influenza mais costuma se fazer presente é entre de abril e outubro – salvo no caso de surtos, quando a doença surge no momento e no lugar independente de qualquer regra ou razão aparente.

    A fim de diminuir os índices de espirros e narizes escorrendo durante esses meses mais críticos, é normal que os governos se preparem para oferecer à população vacinas contra o vírus. Por aqui, inclusive, a campanha nacional de vacinação contra a gripe passou a valer em todos os postos de saúde do país na última segunda-feira, dia 5/06.

    Estar vacinado não necessariamente significa risco zero de contrair gripe – mesmo quem ganhou os anticorpos ainda tem uma pequena chance. Mas, para algumas pessoas, essa proteção pode ser menor ainda. É o caso dos obesos: a vacina da gripe se mostrou menos eficaz para eles em um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.

    O experimento

    O experimento que o grupo desenvolveu consta em uma pesquisa publicada no International Journal of Obesity. Os cientistas analisaram a resposta imune de 1022 pessoas às vacinas durante duas temporadas de gripe (2013-2014 e 2014-2015) em território norte-americano.

    No grupo, havia pessoas com o peso ideal, acima do peso e obesos. Todos os participantes foram vacinados contra a gripe. A partir de testes de laboratório e dos sintomas que cada um declarou ter (registrados antes e até 35 dias depois da vacinação), os cientistas detectaram quem estava gripado e quem não – e a quantidade de anticorpos que cada um estava preparando para lidar com o vírus invasor.

    Não houve diferenças significativas no número de anticorpos em cada cobaia – seja quem acreditava estar doente e quem não, os que estavam no peso ideal ou aqueles que acumulavam uns quilos a mais.Porém, enquanto apenas 5,1% dos participantes com peso normal foram infectados pelo influenza, esse número foi quase o dobro no caso dos obesos: 9,8%.

    O motivo que explica o aumento

    Para Melinda Meck, uma das autoras do estudo, é provável que isso esteja ligado ao funcionamento incorreto dos linfócitos T do organismo. Essas estruturas são um tipo específico de glóbulo branco, nosso mais famoso soldado de defesa, e são essenciais na proteção e recuperação de doenças virais, como a gripe. Nas pessoas obesas, tais células não captariam o estímulo feito pela vacina da gripe – deixando, assim, os obesos mais vulneráveis.

    A obesidade já era tida como um dos fatores determinantes para aumento do risco de morte pelo influenza. Os resultados dessa nova descoberta sugerem, agora, que pessoas obesas precisam de imunização especializada. O que faz sentido, sobretudo se considerarmos a desvantagem que quem está muito acima do peso possui no grau de eficácia das vacinas utilizadas ao redor do mundo – mediano na maioria dos casos.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema