Vem aí: Tratamento de Canal revolucionário – uso de novos vasos sanguíneos

Um processo inédito mostrou-se capaz de criar novos vasos sanguíneos nos dentes, o que deverá melhorar radicalmente os tratamentos de canal feitos por milhões de pacientes odontológicos.

Embora os tratamentos de canal sejam eficazes para salvar dentes infectados ou decaídos, o procedimento padrão pode fazer com que os dentes tratados tornem-se quebradiços e suscetíveis à fratura ao longo do tempo.

Isto porque o procedimento atual envolve a remoção de tecidos dentários infectados e sua substituição por biomateriais sintéticos cobertos por uma coroa protetora.

“Este processo elimina o suprimento de sangue e os nervos do dente, tornando-o sem vida e sem qualquer resposta biológica ou mecanismo de defesa. Sem essa funcionalidade, os dentes adultos podem ser perdidos muito mais cedo, o que pode resultar em preocupações muito maiores, como a necessidade de próteses dentárias ou implantes dentários,” descreve o professor Luiz Bertassoni, da Universidade do Oregon (OHSU – EUA).

Como salvar um dente

Para melhorar essa situação, Bertassoni e seus colegas usaram um processo de impressão 3D que eles mesmos haviam desenvolvido anteriormente para criar capilares artificiais – essencialmente criar pequenos vasos sanguíneos em laboratório.

Eles colocaram um molde de fibra feito de moléculas de açúcar através do canal radicular dos dentes e injetaram um material gelatinoso semelhante às proteínas encontradas no corpo, preenchidas com células de polpa dentárias. A seguir a fibra foi removida para criar um microcanal no canal radicular, onde foram inseridas células endoteliais isoladas do revestimento interior dos vasos sanguíneos.

Após sete dias, as células produtoras de dentina proliferaram perto das paredes do dente e os vasos sanguíneos artificiais se formaram em seu interior.

“Este resultado prova que a fabricação de vasos sanguíneos artificiais pode ser uma estratégia altamente eficaz para regenerar completamente a função dos dentes,” disse Bertassoni. “Nós acreditamos que essa descoberta pode mudar a maneira como os tratamentos de canal serão feitos no futuro”.

Sugestões de leitura

Saúde bucal na gravidez: como o cuidado com os dentes protege mãe e bebê

Você sabia que, nos Estados Unidos, menos de 40% das gestantes fazem acompanhamento preventivo com um dentista? Pois é: mesmo com tantos avanços...

Proteja suas gengivas: o guia para evitar a doença periodontal

Você sabia que, nos Estados Unidos, mais de 40% dos adultos acima de 30 anos enfrentam problemas nas gengivas? Pois é: a doença...

Mau hálito: por que você deve incluir a língua na sua rotina de higiene bucal

Quando pensamos em higiene bucal, logo nos vêm à mente escova, pasta de dente e fio dental. Mas há um protagonista fundamental nessa...

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...