Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    10 dicas simples para tratar a boca seca

    São muitos os problemas pra quem sofre de boca seca (xerostomia). São eles o maior risco de doenças de saúde mental, ansiedade social e menor capacidade de comer e falar. Estas são apenas algumas das realidades difíceis enfrentadas pelos que sofrem de xerostomia. Tudo isso de acordo com os resultados de um novo estudo.

    Os relatos em primeira mão da pesquisa descrevem as várias barreiras físicas, emocionais e sociais enfrentadas por causa da condição.
    Aqueles com a boca seca não conseguem produzir saliva suficiente.

    Muitos participantes da pesquisa, como Fi (codinome), descrevem como a boca seca pode ser debilitante e como fica pior à noite. À noite é quando a boca produz menos saliva do que durante o dia. Fi diz: “Eu estava engasgado, acordando à noite. Foi a experiência mais assustadora que eu já enfrentei, e eu realmente pensei que iria morrer. ”

    Outros relatos

    Outros descrevem a sensação de acordar com a boca “parecendo papelão” e “desprovida de umidade”.
    Jane acrescenta: “Meu pior momento é à noite porque, por algum motivo, isso me acorda.
    Sinto enorme necessidade de tomar uma bebida. Isso realmente afeta você.

    Diante dos achados do estudo , um dos pesquisadores considera surpreendente o quanto não se dá a devida importância à gravidade que a condição que a xerostomia pode representar. Os impactos da boca seca para o paciente são profundos e alteram a vida cotidiana .
    Todos os pesquisadores relatam terem ficado abalados diante do relatos dos participantes e ao mesmo tempo chocados com a enorme gama de impactos que a xerostomia pode ter no dia a dia dos pacientes .

    A boca seca se faz presente no dia a dia do paciente. É um elemento causador de limitações e sofrimento . E a pergunta que fica é por que pouco se faz a esse respeito? O número de pessoas com xerostomia é desconhecido. Alguns estudos estimam que uma a cada cinco pessoas sofra em algum grau dessa condição .
    Como se pode ver a xerostomia é uma condição bem comum. Os efeitos na vida e no dia a dia de uma pessoa podem ser devastadores.

    Boca seca – impacto no dia a dia

    “Quando você considera os diferentes impactos que a boca seca tem na vida cotidiana e a constância deles, você começa a se perguntar por que ninguém fez nada a respeito.”Os impactos da xerostomia são tão profundos que os participantes relataram ficar longe de restaurantes porque os cardápios desconsideram sua condição. É como se todo o setor de restaurantes estivesse alheio à situação das pessoas com xerostomia.

    O executivo-chefe da Fundação de Saúde Oral , Dr. Nigel Carter OBE, acredita que é preciso aumentar a conscientização sobre os desafios associados ao sofrimento da boca seca. Dr. Carter diz: “Condições como a boca seca ficam abaixo do normal. Passam despercebidos como problema, pois não são instantaneamente visíveis a olho nu. Apesar da falta de consciência, a boca seca é muito comum e os efeitos na vida de uma pessoa podem ser muito grandes.

    Boca seca – Causas

    A boca seca é um efeito colateral comum de diferentes medicamentos e também é causada pelo tratamento de câncer , como radioterapia e quimioterapia . Sintomas associados à boca seca tornam tarefas relativamente simples como comer ou falar extremamente difíceis. Isso também pode ter um impacto negativo na qualidade de vida, na confiança e na autoestima de uma pessoa.

    Existe uma necessidade real e urgente de explorar o impacto da boca seca para as pessoas acometidas. Importante buscar meios para ajudar os pacientes a obter um melhor padrão de vida.

    Infelizmente, atualmente não há cura para a boca seca.

    A pesquisa

    Na pesquisa em questão os entrevistados salientaram o quanto sua condição os deixou muito menos confiantes em situações sociais. Isso a ponto de sentirem-se desconfortáveis de comer em público e mesmo falar com outras pessoas.

    Para alguns, a boca seca se tornou uma fonte de ansiedade e depressão. Fi (codinome) acrescenta: “Isso me fez sentir como se eu fosse um fracasso, me senti muito envergonhado e me fez sentir que não posso entender ou alcançar o que eu posso potencialmente fazer no mundo real. Você aprende a aceitar, mas tem momentos em que você se vê pensando….eu não mereço isso.

    A boca seca é amplamente incompreendida ou mesmo ignorada. Como resultado, é provável que os pacientes se sintam da mesma maneira e busquem o isolamento como resultado. É importante suprimir os sintomas e tratar os efeitos psicológicos da boca seca sobre os pacientes.

    Como saber se seu paciente sofre de xerostomia? Nesta matéria já postada aqui no blog Dentalis apresentamos um tutorial que irá facilitar facilitar a identificação dessa condição.

    O que fazer para aliviar os sintomas da boca seca

    A melhor maneira de tratar a boca seca (xerostomia) depende do que está causando isso. Algumas medidas simples podem aliviar os sintomas da boca. Não esquecendo, no entanto, que pode ser um alívio temporário. Sem dúvida, o melhor remédio para a boca seca é a identificação de suas causas. Sequem algumas dicas simples que podem aliviar o problema:

    1. Chicletes sem açúcar : Mastigar chiclete sem açúcar estimula o fluxo de saliva. Para algumas pessoas, o xilitol, que geralmente é encontrado em chicletes sem açúcar, pode causar diarreia ou cãibras se consumido em grandes quantidades;
    2. Limite a ingestão de cafeína : A cafeína pode deixar a boca mais seca;
    3. Evite o uso de enxaguatórios bucais que contenham álcool : ajudam a desidratar a cavidade oral. Dem ser evitados;
    4. Pare de fumar : um dos muitos malefícios do cigarro é ser um fator que contribui para a desidratação da boca;
    5. Beba água regularmente ;
    6. Salivas artificiais : são comercializadas na forma de spray ou gel. Esses lubrificantes aliviam o incômodo da boca seca e ajudam no combate a outros problemas bucais.
    7. Enxaguatório bucal projetado para a boca seca : escolha um que contenha xilitol, como o Biotene Dry Mouth Oral Rinse. É um produto que também oferece proteção contra a cárie dentária.
    8. Evite usar anti-histamínicos e descongestionantes vendidos sem receita : Eles podem piorar os sintomas.
    9. Respire pelo nariz, não pela boca ;
    10. Adicione umidade ao ar à noite : através de um umidificador de ambiente.

    Medidas adicionais

    A saliva é importante para manter a saúde dos dentes e da boca. Se você costuma ter boca seca, adote essas medidas adicionais. Protegendo sua saúde bucal também auxilia no tratamento dessa condição:

    • Evite alimentos e bebidas açucarados ou ácidos: aumentam o risco de cáries;
    • Escove com um creme dental com flúor – previne cáries e garante uma boa saúde bucal;
    • Use um enxágue com flúor: especialmente antes de dormir;
    • Visite seu dentista pelo menos duas vezes por ano: para detectar e tratar cáries ou outros problemas dentários.

    Se essas dicas anteriores não derem resultado, deve-se averiguar outras possibilidades.
    A causa pode ser um medicamento ou outra condição. Os medicamentos são um dos maiores geradores de boca seca. Alívio a longo prazo dessa condição pode significar parar ou alterar o medicamento ou sua dosagem ou resolver problemas de saúde subjacentes.

    Fontes:  Wiley Online Library , Mayo Clinic , Oral Health Foundation

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...