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7 passos para maximizar os lucros do seu consultório odontológico.

A gestão de um consultório odontológico envolve muito mais do que o oferecimento de tratamentos dentários de qualidade. Para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio, é muito importante adotar estratégias que maximizem o seu potencial de lucro, sem comprometer a excelência do atendimento. 

Para isso, é essencial entender os desafios que sua clínica enfrenta no dia a dia, e então encontrar novas maneiras de aprimorar a lucratividade do seu negócio. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos sete dicas práticas que você pode utilizar para otimizar os lucros do seu consultório odontológico. Vamos conhecê-los?

Otimize a capacidade de agendamento 

Um dos fatores que mais prejudicam o potencial de lucratividade de um consultório odontológico é a ineficiência no agendamento de consultas. Os negócios que conseguem preencher sua agenda com consultas, sejam elas de novos pacientes ou consultas de retorno, têm um desempenho superior. 

Um sistema de agendamento automatizado com envios de mensagens automáticas, como SMS ou mensagens de WhatsApp, por exemplo, pode ajudar na redução de cancelamentos e da carga administrativa do seu time. Dessa forma, o gestor consegue melhorar a operação geral do seu consultório e a satisfação dos seus pacientes. 

Além da contratação de um software de gestão, tecnologia que auxilia diretamente na organização da sua agenda, você ainda pode utilizar outras estratégias, como:

  • Envie lembretes aos pacientes sobre as consultas marcadas, diminuindo o número de cancelamentos.
  • Registrar e consultar datas de aniversário dos pacientes, para enviar mensagens personalizadas com felicitações e ofertas especiais de aniversariante.
  • Emitir relatórios de preenchimento de agenda, pacientes atendidos, faltas por paciente ou por agenda, entre vários outros relatórios essenciais para entender como anda a gestão da sua agenda.
  • Criar lembretes para sua equipe comercial marcar consultas de manutenção conforme o período recomendado para cada procedimento.

Construa boas experiências 

A experiência do paciente é fator crucial na retenção dos seus atuais pacientes e conquista de novos. Desde o primeiro contato até o pós-atendimento, preocupe-se em criar uma boa experiência para o seu paciente. 

Afinal, por que a experiência é tão importante? De acordo com pesquisa feita pela Foundever, 80% dos clientes consideram a experiência como um aspecto mais valioso para sua decisão de compra do que os próprios serviços ou produtos que estão sendo contratados. 

Para melhorar a experiência do seu cliente, é preciso ouvi-lo, conhecer sua opinião. Além de um atendimento personalizado e acolhedor, nossa dica é implementar um sistema eficiente de feedback, como a utilização de uma pesquisa NPS, por exemplo. Essa pesquisa, além de ser rápida e simples, auxilia na gestão da clínica ao analisar a satisfação dos clientes e avaliar o grau de fidelidade. Ofereça uma caixa de sugestões para detratores, e disponibilize canais de compartilhamento para seus promotores (a recomendação de pacientes satisfeitos é ouro para sua clínica).

Retenção e atração 

Atração e retenção são dois fatores que sempre devem caminhar juntos nas estratégias de qualquer negócio de sucesso. Quando você consegue administrar bem os clientes que já tem e trabalha estratégias positivas na aquisição de novos, cria-se uma fórmula para o sucesso.

Conforme dados da pesquisa realizada pela empresa americana Bia Advisory Services, a retenção de clientes é vital para mais de 60% das pequenas empresas. Além disso, mais da metade de sua receita vem dos clientes que são retidos. A lealdade também é recompensada por esses pacientes: 10% dos seus clientes mais fiéis vão gastar o dobro por serviço (ou pedido), enquanto 90% dos clientes devem utilizar seu serviço apenas uma vez. (Fonte: Smile.IO)

Para satisfazer esse público e garantir sua retenção, implemente programas de fidelização, oferecendo vantagens como descontos em tratamentos futuros ou benefícios para pacientes frequentes. Garanta uma receita recorrente e incentive os pacientes a continuarem utilizando seus serviços.

Quando o assunto é atração, a utilização do marketing digital é algo que pode entregar ótimos resultados. Estratégias como o marketing de conteúdo e os anúncios em redes sociais podem aumentar a visibilidade do seu consultório e atrair novos pacientes. 

De acordo com dados da pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das empresas no país utilizam estratégias do marketing digital como forma de crescimento. Para consultórios odontológicos, principalmente os novos, isso pode se traduzir em um alto fluxo de novos pacientes e, consequentemente, aumento dos lucros. 

Invista na sua eficiência operacional

Quem deseja maximizar os lucros, precisa administrar os custos. 

A redução de custos e otimização de processos podem impactar positivamente no balanço financeiro do seu negócio. Revise contratos com fornecedores e faça investimentos bem planejados. Uma gestão financeira inteligente ajuda a identificar oportunidades para otimizar custos sem comprometer a qualidade dos seus serviços. 

Acompanhe suas métricas de desempenho

O acompanhamento e análise contínua de métricas de desempenho financeiro é muito importante para a gestão eficaz de um consultório. Negócios que monitoram seus principais indicadores conseguem identificar e corrigir problemas de forma mais eficiente. 

Ferramentas de gestão financeira, como softwares de gestão, podem te ajudar na análise dessas métricas, na avaliação e na tomada de decisão.

Algumas métricas de desempenho que você pode analisar são:

  • Taxa de satisfação do paciente;
  • Produtividade dos colaboradores;
  • Valor médio por procedimento;
  • Tempo médio de atendimento;
  • Receita total;
  • Taxa de inadimplência;
  • Comissão de dentistas.

Aumente o ticket médio do seu consultório

Um bom ticket médio é aquele valor que consegue cobrir os custos de aquisição de cada paciente e gerar lucro para seu consultório. Está entre os principais indicadores de venda a serem acompanhados pelo seu negócio, medindo a eficiência do processo comercial. O ticket médio permite que você tenha um olhar mais estratégico sobre o seu setor comercial. 

Precificação é um tópico muito importante para o gestor de qualquer negócio. Conhecer sua concorrência e estabelecer um preço competitivo é importante no processo de aumento (consciente) do ticket médio do seu consultório. Faça uma pesquisa de mercado para entender quais são os preços praticados por outros consultórios na região. Além disso, comunique o valor agregado ao seu serviço, apresente os diferenciais do seu consultório. 

Outro processo que pode aumentar o ticket médio é o oferecimento de uma gama mais ampla de serviços, principalmente aqueles que não são ofertados por sua concorrência. 

Se você não sabe como aumentar o ticket, conheça algumas dicas funcionais:

  • Invista em estratégias de retenção e fidelização;
  • Ofereça promoções em períodos sazonais;
  • Ofereça mais descontos;
  • Ofereça uma variedade de formas de pagamento. 

Observação: se você optar pela realização de promoções ou descontos, considere que a quantidade de vendas deve equilibrar o desconto oferecido para resultar no aumento do ticket médio. 

Invista em tecnologia 

A contratação de tecnologias avançadas, como sistemas de gestão, pode melhorar significativamente a eficiência operacional do consultório. Automatizando processos como agendamento, faturamento e geração de relatórios, você otimiza tempo e reduz o risco de erros humanos. 


Um consultório de sucesso é aquele que consegue manter uma gestão assertiva. Com a contratação de um software de gestão, você pode iniciar este processo de forma mais eficiente. Para saber como a Dentalis pode te ajudar neste processo, entre em contato com nossos especialistas clicando aqui.

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