Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    O Perigo oculto do creme dental com carvão

    Usar creme dental com carvão para clarear os dentes pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

    Embora essa apresentação de creme dental tenha se tornado popular atualmente, um grupo de estudantes da Escola de Odontologia da Universidade de Creighton se dedicou à pesquisa sobre os efeitos do creme dental com carvão. Eles apresentaram suas descobertas em um seminário da Universidade.

    É uma tendência crescente”, disse Jon Howell, um dos seis alunos envolvidos no projeto, supervisionado pelos professores Donal Scheidel, Sonia Rocha-Sanchez e Martha Nunn. “Muitos pacientes perguntam sobre isso nas consultas, então decidimos investigar.”

    A resposta curta sobre a eficácia do creme dental com carvão, que custa em média mais de R$ 10,00 por tubo, é “Não“, segundo Howell e seus colegas.

    Ele pode remover algumas manchas superficiais causadas, por exemplo, por café”, disse Howell. “Inicialmente, pode parecer eficaz. Mas, nossas pesquisas mostraram que isso tem um preço.

    Causa a mesma descoloração que as pessoas buscam evitar

    Esse custo é o desgaste do esmalte dos dentes devido à abrasividade do carvão. Em condições de laboratório que simulavam o uso diário por seis minutos, os alunos observaram uma perda significativa de esmalte e a penetração do carvão na dentina, o que deixou os dentes com uma cor que variava do cinza ao amarelo. O resultado é que o uso contínuo da pasta de dente com carvão pode causar a mesma descoloração que as pessoas tentam evitar.

    Utilizando um microscópio eletrônico, os alunos também observaram o nível de abrasão no esmalte dentário.

    O esmalte não se regenera”, disse Ben Huber, outro estudante pesquisador. “E quando o carvão atinge a dentina, os dentes começam a ficar cinzentos.”

    Comparado com métodos tradicionais de clareamento, como tiras ou pastas de dente branqueadoras comuns, o carvão se mostrou um pouco arriscado, na opinião dos pesquisadores.

    Existem outras opções de clareamento mais seguras e eficazes”, disse Howell.

    Começou na antiga Roma

    Apesar de sua popularidade recente, o branqueamento com carvão não é uma novidade. Josh Hanson, outro pesquisador, mencionou que os romanos antigos usavam carvão para limpar os dentes. Eles também experimentaram calcário, e os romanos descobriram o bicarbonato no calcário como agente de limpeza. “Talvez algo estivesse funcionando ali,” concluiu Hanson.

    Uma tentação a ser evitada

    No final das contas, embora a moda de usar creme dental com carvão possa parecer tentadora, especialmente pelo crescimento da sua popularidade, as evidências sugerem que os riscos superam os benefícios.

    As pesquisas dos estudantes da Universidade de Creighton mostram que, apesar de algum clareamento inicial, o uso contínuo pode danificar seriamente o esmalte e descolorir os dentes.

    Portanto, é prudente considerar alternativas de clareamento dental mais seguras e eficazes, consultando sempre seu dentista antes de seguir novas tendências.

    Siga a Dentalis no Instagram @dentalis_software, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Charcoal toothpaste may do harm and not much good, Charcoal Toothpaste: Benefits and Risks

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Um sorriso para a vida toda

      Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. De acordo com...

      Xilitol: o adoçante popular e seus efeitos na saúde cardiovascular

      Estudo recente evidenciou riscos potenciais do uso de xilitol, um substituto do açúcar comum, nos alimentos dietéticos e em muitos preparos de cuidados...

      São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

      A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

      Perda de dentes e risco cardíaco: a surpreendente conexão

      Uma nova revisão sistemática sugere uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular. O estudo, publicado recentemente no Journal of...

      Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

      A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....

      Adoção de sachês de nicotina pela geração Z: uma alternativa realmente segura?

      Muitos fumantes da Geração Z estão trocando seus vapes por pequenos sachês cheios de nicotina e outros ingredientes que se dissolvem na boca....