Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

A conexão entre bactérias orais e abscessos cerebrais

Há uma conexão entre bactérias orais e abscessos cerebrais.

É a novidade revelada por uma pesquisa recente.

Bactérias conhecidas por causar infecções orais também podem ser um fator contributivo em pacientes que desenvolvem abscessos potencialmente fatais no cérebro.

O estudo, publicado no Journal of Dentistry , investigou abscessos cerebrais e sua associação com bactérias que ocorrem na cavidade oral. Embora esse tipo de abscesso seja relativamente incomum, pode resultar em mortalidade e morbidade significativas.

A pesquisa

Os pesquisadores examinaram os registros de 87 pacientes internados no hospital com abscessos cerebrais e usaram dados microbiológicos obtidos de amostras de abscessos e culturas periféricas.

Isso permitiu que eles investigassem a presença de bactérias orais nos abscessos cerebrais dos pacientes, onde a causa do abscesso havia sido encontrada, como foi o caso em apenas 35 pacientes.

Os resultados mostraram que os 52 pacientes em que nenhuma causa foi encontrada tinham cerca de três vezes mais chances de ter bactérias orais presentes em suas amostras.

Esses pacientes também carregavam contagens significativamente mais altas de Streptococcus anginosus, uma bactéria que pode levar a faringite, bacteremia e infecções em órgãos internos, como cérebro, pulmão e fígado. É uma bactéria frequentemente encontrada em abscessos dentários.

Fonte de infecção

Acerca desse estudo, os pesquisadores afirmam que as descobertas sugerem que a cavidade bucal pode ser considerada uma fonte de infecção em casos de abscesso cerebral em que nenhuma causa clara foi identificada.

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Plymouth e University Hospitals Plymouth NHS Trust.

Palavra da pesquisadora

A Dra. Holly Roy, professora clínica do NIHR em neurocirurgia baseada na University of Plymouth e University Hospitals Plymouth NHS Trust, é a principal autora do estudo.

Ela afirmou: “Embora muitas causas potenciais de abscessos cerebrais sejam reconhecidas, a origem da infecção muitas vezes permanece clinicamente não identificada. No entanto, ainda é surpreendente encontrar com frequência bactérias que ocorrem por via oral em abscessos cerebrais de origem inexplicada. Isso destaca a importância de usar métodos e técnicas mais sensíveis para avaliar a cavidade oral como uma fonte potencial de bactérias em pacientes com abscesso cerebral. Também destaca a importância de melhorar os cuidados dentários e a higiene oral em geral.”

Pesquisas em andamento

O estudo faz parte da pesquisa em andamento no Grupo de Pesquisa do Microbioma Oral da Universidade, liderado pelo Dr. Raul Bescos e Dr. Zoe Brookes, para explorar as ligações entre o microbioma oral e uma variedade de condições cardiovasculares e neurológicas.

Outros ensaios clínicos estão em andamento investigando as ligações entre a saúde da gengiva e a doença de Alzheimer e identificando pacientes com alto risco cardiovascular em clínicas odontológicas de cuidados primários, pois um equilíbrio alterado de bactérias orais (microbioma) durante a doença gengival pode levar a pressão alta e derrames.

Esses estudos clínicos estão sendo realizados em instalações odontológicas de atendimento primário administradas pela Peninsula Dental Social Enterprise, onde o foco da pesquisa é melhorar os resultados clínicos dos pacientes.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Oral microbes and the formation of cerebral abscesses: A single-centre retrospective study, Study identifies potential link between oral bacteria and brain abscesses, Oral bacteria and brain abscesses linked, Oral bacteria may give rise to brain abscesses, study shows

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...