Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    A saúde da boca é decisiva para a saúde do corpo

    Victor Hugo Cardoso • mai 03, 2021

    Sabemos que o que acontece na boca não fica restrito a ela.
    A conexão da cavidade oral com o resto do corpo vai muito além da mastigação, deglutição e digestão. 
    O microbioma oral humano saudável não depende apenas da manutenção de dentes limpos e gengivas firmes, mas também das bactérias que nele habitam.
    Bactérias energeticamente eficientes que vivem em um ambiente rico em vasos sanguíneos que permite a comunicação constante dos organismos com células e proteínas do sistema imunológico.

    Saúde da boca e saúde do corpo — conectados

    Um grande e crescente número de evidências demonstram que esse sistema, aparentemente separado do resto de nossos corpos é altamente influente e influenciado por nossa saúde geral.

    É o que afirmou Purnima Kumar, professora de periodontologia da The Ohio State University, em uma conferência de ciências recentemente.

    Doenças gengivais e o diabetes tipo 2

    O diabetes tipo 2 é conhecido por aumentar o risco de doenças gengivais. Estudos recentes mostram que o diabetes afeta a flora bacteriana da boca. Esse fato ajuda a explicar como o tratamento da periodontite, que altera as bactérias orais, também reduz a gravidade do próprio diabetes.

    Também foram encontradas conexões entre micróbios orais e artrite reumatoidehabilidades cognitivas, resultados da gravidez e doenças cardíacas, apoiando a noção de que uma boca doente pode ter uma relação direta com um corpo doentio.“O que acontece em seu corpo afeta sua boca e isso acaba repercutindo sobre o organismo. É realmente um ciclo de vida”, disse Kumar.

    Qual é a porta de entrada para o seu corpo? A boca

    A boca é a parte mais voltada para a frente do seu corpo que age como uma interface de comunicação com o ambiente e está conectada a todo esse sistema de tubos, “afirmou a pesquisadora. ”. No entanto, ainda assim, a boca ainda é muito pouco estudada.

    Conexão entre o microbioma oral e as doenças sistêmicas

    Em fevereiro passado a pesquisadora Kumar organizou uma sessão na reunião da American Association for de Advancement of Science (AAAS) intitulada “Sorriso assassino: a ligação entre o microbioma oral e as doenças sistêmicas”.

    O microbioma oral se refere à coleção de bactérias — algumas úteis para os humanos e outras não — que vivem dentro de nossas bocas.

    Kumar liderou e colaborou em pesquisas recentes que explicam ainda mais a ligação entre saúde bucal e diabetes tipo 2, que foi descrita pela primeira vez na década de 1990. Ela foi a autora principal de um estudo de 2020 que comparou os microbiomas orais de pessoas com e sem diabetes tipo 2 e como eles responderam ao tratamento não cirúrgico da periodontite crônica.

    A equipe descobriu que a periodontite possibilita que as bactérias — em vez do hospedeiro humano — assumam as rédeas na determinação da composição de micróbios e moléculas inflamatórias na boca. O tratamento da doença gengival levou à eventual restauração de uma relação normal de hospedeiro-microbioma.

    No entanto, igual processo levou mais tempo em pessoas com diabetes.“Nossos estudos levaram à conclusão de que as pessoas com diabetes têm um microbioma diferente dos indivíduos não diabéticos”, disse Kumar.

    “Sabemos que alterar a flora bacteriana em sua boca e restaurá-las ao que seu corpo conhece como bactérias saudáveis e amigáveis de fato melhora seu controle glicêmico.”

    Embora ainda haja muito a aprender, os fundamentos dessa relação entre o microbioma oral e as doenças sistêmicas tornaram-se cada vez mais evidentes.

    Boca transformada em fossa séptica

    As bactérias orais usam oxigênio para respirar e quebrar moléculas simples de carboidratos e proteínas para se manterem vivas. Algo tão simples como não escovar os dentes por alguns dias pode desencadear uma cascata de mudanças, sufocando o suprimento de oxigênio e fazendo com que os micróbios passem a um estado fermentativo.

    “Isso cria uma fossa séptica, que produz subprodutos e toxinas que estimulam o sistema imunológico”, disse Kumar. Segue-se uma resposta inflamatória aguda, que produz proteínas sinalizadoras que as bactérias veem como alimento.

    Então, essa comunidade, um ecossistema, muda. Os organismos que podem quebrar as proteínas começam a crescer mais, e os organismos que podem respirar em um ambiente sem oxigênio crescem. O perfil bacteriano e, mais importante, a função do sistema imunológico muda.

    A inflamação abre poros entre as células que revestem a boca e os vasos sanguíneos vazam, permitindo que bactérias que se tornaram prejudiciais à saúde entrem na circulação a alcancem o corpo todo.

    “O corpo está produzindo inflamação em resposta a essas bactérias, e esses produtos inflamatórios também estão se movendo para a corrente sanguínea, algo duplamente danoso ao organismo. Na busca de uma autoproteção o corpo acaba e se voltando contra si mesmo”, disse Kumar. “Esses patógenos então acabam cruzando fronteiras que nunca deveriam cruzar.”

    Ligações entre o microbioma bucal e doenças do corpo

    Os mecanismos exatos das ligações entre o microbioma bucal e doenças específicas são complexos e ainda estão sendo investigados. O segredo para uma boca saudável não é segredo algum: a prevenção de doenças bucais é tão simples quanto escovar e passar fio dental, e visitar o dentista ao menos duas vezes por ano para uma limpeza profissional, afirmou a pesquisadora.
    As políticas de saúde precisam enfatizar a importância da saúde bucal e tê-la como fundamental o bem-estar do organismo em seu todo.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Journal of Dental ResearchAmerican Dental Association

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...