Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Álcool e câncer: a conexão

    Álcool é uma substância amplamente consumida, apreciada por pessoas de todas as idades e culturas. No entanto, é importante estar ciente dos potenciais riscos para a saúde associados ao consumo de álcool, incluindo a sua ligação com o câncer.

    A conexão entre álcool e câncer

    Pesquisas recentes têm demonstrado consistentemente uma forte ligação entre o consumo de álcool e o aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer. Na verdade, a Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer classifica o álcool como um agente cancerígeno do Grupo 1, o grupo de maior risco, que também inclui amianto, radiação e tabaco. No entanto, a maioria das pessoas não sabe.

    Pesquisas mostram que, embora 93 por cento do público conheça os riscos de câncer associados ao tabagismo, apenas 39 por cento estão conscientes dos riscos de câncer associados ao consumo de álcool.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool é responsável por cerca de 5,5% das mortes globais por câncer. Estima-se que o consumo de álcool contribui para aproximadamente 740.000 mortes por câncer em todo o mundo a cada ano.

    Como o álcool aumenta o risco de câncer

    O álcool pode aumentar o risco de câncer de várias maneiras, incluindo:

    • Danos ao DNA: o álcool pode danificar o DNA das células, levando a mutações que podem causar crescimento celular descontrolado, uma marca registrada do câncer.
    • Aumento dos níveis de estrogênio: o álcool pode aumentar os níveis de estrogênio nas mulheres, o que pode aumentar o risco de câncer de mama.
    • Inflamação: o álcool pode causar inflamação, que é uma condição crônica que tem sido associada a um risco aumentado de vários tipos de câncer.

    Tipos de câncer associados ao consumo de álcool

    O consumo de álcool está associado a um risco aumentado de vários tipos de câncer, incluindo:

    • Câncer de Boca e Garganta: o álcool é o fator de risco mais forte conhecido para câncer de boca e garganta.
    • Câncer de Fígado: o álcool é um importante fator de risco para câncer de fígado, especialmente em pessoas que também têm infecções por hepatite B ou C.
    • Câncer de esôfago: o álcool é um fator de risco significativo para câncer de esôfago.
    • Câncer Colorretal: o consumo de álcool está associado a um risco aumentado de câncer colorretal.
    • Câncer de mama: o consumo de álcool está associado a um risco aumentado de câncer de mama em mulheres.

    Reduzindo o risco de câncer relacionado ao álcool

    A melhor maneira de reduzir o risco de câncer relacionado ao álcool é limitar ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas totalmente.

    Se você está preocupado com o consumo de álcool ou com o impacto potencial no risco de câncer, converse com seu médico. Ele pode ajudá-lo a avaliar o risco e desenvolver um plano para reduzir o consumo de álcool ou auxiliá-lo em um plano para parar de beber completamente.

    Lembre-se de que o álcool é um fator de risco evitável para o câncer. Ao fazer escolhas a partir de informações científicas atualizadas sobre o consumo de álcool, você pode tomar medidas para proteger sua saúde e reduzir o risco de desenvolver câncer.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Alcohol-Related Deaths, Which Increased During the First Year of the COVID-19 Pandemic, Continued to Rise in 2021, Global burden of cancer in 2020 attributable to alcohol consumption: a population-based study, No Level of Alcohol Consumption Is Safe for Our Health, 2017 AICR Cancer Risk Awareness Survey Report, American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity for Cancer Prevention, Alcohol and Cancer: What an Expert Wants You to Know

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...