Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Doença periodontal e cárie: uma relação complexa

Saúde bucal é essencial para o bem-estar geral. A doença periodontal é uma infecção das gengivas que pode levar à perda de dentes. A cárie radicular é uma forma de cárie que afeta a raiz do dente.

Uma revisão sistemática de estudos observacionais analisou a associação entre doença periodontal e cárie radicular. Os resultados mostraram que adultos com doença periodontal tinham 38% mais probabilidade de apresentar cárie radicular do que aqueles sem doença periodontal.

Fatores que explicam a ligação entre doença periodontal e cárie radicular

  • A presença de placa bacteriana, um biofilme de bactérias, que se acumula nos dentes;
  • A inflamação, que pode danificar o esmalte e a dentina dos dentes;
  • A perda de inserção clínica, a distância entre a gengiva e o osso que sustenta o dente.

Os hábitos de higiene bucal, como o uso do fio dental e a escovação regular, também podem desempenhar um papel na associação entre doença periodontal e cárie radicular.

Os autores da revisão sistemática destacam a necessidade de mais pesquisas para entender melhor a relação entre doença periodontal e cárie radicular. Estudos futuros devem abordar aspectos ainda não claros, como hábitos de higiene bucal, domínios microbiológicos e salivares, e estabelecer uma relação temporal entre os eventos desta associação.

Resumindo

A relação entre doença periodontal e cárie é complexa e ainda não é totalmente compreendida. No entanto, pesquisas recentes sugerem que existe uma conexão entre essas duas condições.

Adultos com doença periodontal têm maior probabilidade de desenvolver cárie radicular, sendo uma forma de cárie que afeta a raiz do dente.

A associação entre doença periodontal e cárie pode ser explicada por vários fatores, incluindo a presença de placa bacteriana, a inflamação e a perda de inserção clínica.

Os hábitos de higiene bucal também podem desempenhar um papel nessa associação.

Mais pesquisas são necessárias para entender melhor a relação entre doença periodontal e cárie. No entanto, os resultados atuais sugerem ser importante manter uma boa saúde bucal para reduzir o risco de desenvolver ambas as condições.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Is there an association between periodontal disease and root caries? A systematic review and meta-analysis

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.