Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    As chances de pegar COVID no consultório odontológico são muito baixas, revela o estudo

    Victor Hugo Cardoso • mai 20, 2021

    Consultório odontológico – local seguro

    Você precisa de uma boa limpeza nos seus dentes (profilaxia dental) ou tratar uma cárie?

    Vá em frente.

    O tratamento odontológico não colocará você em risco de contrair COVID-19, assegura um novo estudo.

    “Limpar os dentes não aumenta o risco de infecção por COVID-19 mais do que  beber um copo d’água do consultório odontológico“, afirma a autora principal  Purnima Kumar, professora de periodontologia da Ohio State University; em Columbus.

    Como a COVID-19 se espalha principalmente por gotículas transportadas pelo  ar, o medo persistiu durante toda a pandemia de que a saliva liberada  durante um procedimento odontológico pudesse espalhar o vírus.

    O estudo

    Para o estudo, a equipe de Kumar analisou a composição genética de  organismos encontrados em amostras de ar durante uma série de  procedimentos odontológicos.

    Conclusão: solução de água de ferramentas de irrigação – não saliva – foi a  principal fonte de qualquer bactéria ou vírus nos respingos e jatos da  boca dos pacientes.

    Mesmo quando baixos níveis do vírus SARS-CoV-2 foram encontrados na saliva de pacientes assintomáticos, os aerossóis gerados durante o trabalho  odontológico não mostraram sinais do coronavírus, descobriu a pesquisa.

    Confiança

    “Essas descobertas devem nos ajudar a abrir nossas práticas, nos fazer sentir  seguros em relação ao nosso ambiente e, para os pacientes, ter seus  problemas bucais e dentais tratados – existem muitas evidências  emergentes de que se você tem problemas de saúde bucal, você é mais  suscetível para a COVID”, afirmou Kumar em um comunicado à imprensa da  universidade.

    “Esperançosamente, isso os tranquilizará, especialmente quando você se submete a realização de procedimentos odontológicos”.

    Portanto, o risco de propagação de infecções ‘”é baixo”,  disse Kumar.

    “No entanto,  não devemos perder de vista que esse vírus se espalha através de aerossóis, e falar, tossir ou espirrar no consultório odontológico  ainda pode representar um alto risco de transmissão de doenças.” É com isso que devemos mais nos preocupar e ter atenção.

    As descobertas foram publicadas em 12 de maio no Journal of Dental Research.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...