Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bactéria comum do estômago associada ao risco de Alzheimer

    Pesquisa recente sugere que uma bactéria comum do estômago, encontrada em dois terços da população mundial, pode estar associada a um risco maior de doença de Alzheimer.

    O estudo, publicado em Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, investigou se a infecção sintomática por Helicobacter pylori (H. pylori) aumentava o risco de doença de Alzheimer em pessoas com 50 anos ou mais.

    11% maior

    Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill analisou dados de saúde de mais de 4 milhões de pessoas no Reino Unido com 50 anos ou mais entre 1988 e 2019. Descobriu-se que pessoas com infecção sintomática por H. pylori tinham um risco 11% maior de desenvolver a doença de Alzheimer.

    Os pesquisadores acreditam que a infecção por H. pylori pode aumentar o risco de doença de Alzheimer por meio de alguns mecanismos, como:

    • Inflamação crônica no cérebro;
    • Produção de toxinas que danificam as células nervosas;
    • Alteração do metabolismo cerebral.

    O estudo abre caminhos para pesquisas futuras, explorando particularmente se a erradicação desta bactéria poderia prevenir eficazmente a doença de Alzheimer em algumas pessoas.

    Como o estudo pode ser avaliado

    Esse estudo é bem projetado e fornece evidências convincentes de que a infecção por H. pylori pode aumentar o risco de doença de Alzheimer. Os resultados são consistentes com estudos anteriores que encontraram uma associação entre a infecção por H. pylori e outras doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e a esclerose múltipla.

    O estudo tem várias implicações importantes. Primeiro, sugere que a infecção por H. pylori pode ser um alvo potencial para a prevenção da doença de Alzheimer. Segundo, aumenta a conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento da infecção por H. pylori.

    No entanto, é importante notar que o estudo não prova que a infecção por H. pylori cause a doença de Alzheimer. Mais pesquisas são necessárias para determinar a natureza exata da associação entre as duas condições.

    Concluindo

    Os resultados deste estudo sugerem que a infecção por H. pylori pode ser um fator de risco para a doença de Alzheimer. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa associação e determinar se a erradicação da bactéria pode de fato prevenir a doença.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Clinically apparent Helicobacter pylori infection and the risk of incident Alzheimer’s disease: A population-based nested case-control study, Common stomach bacteria may be linked to higher risk of Alzheimer’s disease

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...