Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bactéria comum do estômago associada ao risco de Alzheimer

    Pesquisa recente sugere que uma bactéria comum do estômago, encontrada em dois terços da população mundial, pode estar associada a um risco maior de doença de Alzheimer.

    O estudo, publicado em Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, investigou se a infecção sintomática por Helicobacter pylori (H. pylori) aumentava o risco de doença de Alzheimer em pessoas com 50 anos ou mais.

    11% maior

    Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill analisou dados de saúde de mais de 4 milhões de pessoas no Reino Unido com 50 anos ou mais entre 1988 e 2019. Descobriu-se que pessoas com infecção sintomática por H. pylori tinham um risco 11% maior de desenvolver a doença de Alzheimer.

    Os pesquisadores acreditam que a infecção por H. pylori pode aumentar o risco de doença de Alzheimer por meio de alguns mecanismos, como:

    • Inflamação crônica no cérebro;
    • Produção de toxinas que danificam as células nervosas;
    • Alteração do metabolismo cerebral.

    O estudo abre caminhos para pesquisas futuras, explorando particularmente se a erradicação desta bactéria poderia prevenir eficazmente a doença de Alzheimer em algumas pessoas.

    Como o estudo pode ser avaliado

    Esse estudo é bem projetado e fornece evidências convincentes de que a infecção por H. pylori pode aumentar o risco de doença de Alzheimer. Os resultados são consistentes com estudos anteriores que encontraram uma associação entre a infecção por H. pylori e outras doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e a esclerose múltipla.

    O estudo tem várias implicações importantes. Primeiro, sugere que a infecção por H. pylori pode ser um alvo potencial para a prevenção da doença de Alzheimer. Segundo, aumenta a conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento da infecção por H. pylori.

    No entanto, é importante notar que o estudo não prova que a infecção por H. pylori cause a doença de Alzheimer. Mais pesquisas são necessárias para determinar a natureza exata da associação entre as duas condições.

    Concluindo

    Os resultados deste estudo sugerem que a infecção por H. pylori pode ser um fator de risco para a doença de Alzheimer. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa associação e determinar se a erradicação da bactéria pode de fato prevenir a doença.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Clinically apparent Helicobacter pylori infection and the risk of incident Alzheimer’s disease: A population-based nested case-control study, Common stomach bacteria may be linked to higher risk of Alzheimer’s disease

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema

      Como manter um sorriso saudável ao longo da vida

      Dicas de como manter um sorriso saudável ao longo da vida, incluindo medidas preventivas e simples para uma boa higiene bucal

      Má saúde bucal e disbiose: ligação com câncer e doenças sistêmicas

      Estudos recentes mostram que a má saúde oral, ou disbiose oral, pode estar associada a uma série de doenças sistêmicas, incluindo câncer. A...

      Álcool e câncer: a conexão

      Pesquisas recentes evidenciam fortemente a conexão entre o consumo de álcool e o risco aumentado para o desenvolvimento do câncer