Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bactéria oral no pâncreas está associada a tumores mais agressivos

    A presença de bactéria oral no pâncreas está associada a maior gravidade dos chamados tumores pancreáticos císticos. Isto é o que descobriram pesquisadores do Karolinska Institutet (Suécia) num artigo publicado na revista Gut.
    Espera-se que os resultados possam vir a melhorar o diagnóstico e o tratamento do câncer de pâncreas.

    O câncer de pâncreas é um dos cânceres mais letais no ocidente. A doença é frequentemente diagnosticada de forma tardia. Isto significa que na maioria dos casos o prognóstico acaba sendo muito ruim.
    Mas nem todos os tumores pancreáticos são cancerígenos. Por exemplo, existem os chamados tumores pancreáticos císticos (cistos pancreáticos), muitos dos quais são benignos.
    Alguns podem, no entanto, tornar-se cancerosos. Bactéria oral presente no pâncreas foi associada ao risco aumentado da gravidade do câncer pancreático. Isto é algo grave e preocupante. Aqui no blog Dentalis já havíamos trazido uma matéria relacionando a microbiota oral com o câncer de pâncreas.

    Bactéria oral no pâncreas – como sinalizador da gravidade do tumor

    Atualmente, é difícil diferenciar entre esses tumores. Para descartar o câncer, muitos pacientes, portanto, passam por uma cirurgia. Isto acaba sobrecarregando tanto o paciente quanto os serviços de saúde. Pesquisadores do Karolinska Institutet descobriram que a presença da bactéria oral no pâncreas, dentro de tumores císticos, está ligada à gravidade do tumor .

    Esperança de redução de cirurgias desnecessárias

    “Encontramos a maioria das bactérias na fase em que os cistos estão começando a mostrar sinais de câncer”. Afirma Margaret Sällberg Chen, docente sênior do Departamento de Odontologia.
    “O que esperamos é que isso possa ser usado como um biomarcador para a identificação precoce dos cistos cancerígenos . Cistos estes que precisam ser removidos cirurgicamente para cura do câncer. Tal procedimento também reduzirá a quantidade de cirurgias desnecessárias de tumores benignos.”
    Novos estudos serão necessários para corroborar estas descobertas. Será que a simples presença de bactéria oral no pâncreas pode ser um sinal de grave risco?

    Pesquisadores examinaram a presença de DNA bacteriano no fluido de cistos pancreáticos em 105 pacientes. Compararam o tipo e a gravidade dos tumores. O fluido dos cistos com displasia de alto grau e câncer continha muito mais DNA bacteriano. Isto quando comparado aquele presente nos cistos benignos.

    Tais descobertas demonstram que a simples presença da bactéria oral no pâncreas possa sinalizar a gravidade do tumor .

    Maior presença de bactérias orais

    Para identificar as bactérias, os pesquisadores sequenciaram o DNA de 35 das amostras que tinham altas quantidades de DNA bacteriano. Eles encontraram grandes variações na composição bacteriana entre diferentes indivíduos. Maior presença de bactéria oral no pâncreas – em fluidos e tecidos de cistos com displasia de alto grau e câncer.

    “Ficamos surpresos ao encontrar bactéria oral no pâncreas, mas não foi totalmente inesperado”, diz o Dr. Sällberg Chen. “As bactérias que identificamos já foram mostradas em um estudo anterior. Nesse estudo se demonstrou ser mais elevado na saliva justamente de pacientes com câncer pancreático .”

    Os resultados indicam que a presença de bactéria oral no pâncreas eleva o risco de gravidade do câncer pancreático. Tal fato pode ajudar a reavaliar o papel das bactérias no desenvolvimento de cistos pancreáticos. A confirmação de que a simples presença de bactéria oral no pâncreas possa afetar o processo patológico gera consequências. Pode nos levar a novas estratégias terapêuticas usando agentes antibacterianos.

    Ligado à endoscopia invasiva do pâncreas

    Os pesquisadores também estudaram diferentes fatores que poderiam afetar a quantidade de DNA bacteriano no fluido tumoral. Eles descobriram que a presença de DNA bacteriano foi maior em pacientes submetidos à endoscopia invasiva do pâncreas . Este procedimento envolve a inserção de um tubo flexível na boca para examinar e tratar condições pancreáticas. Assim, poderia se dar a possível transferência de bactéria oral no pâncreas.

    “Os resultados não foram completamente inequívocos. Então a endoscopia não pode ser a resposta completa para o motivo da bactéria estar presente”, continua ela. “Talvez possamos reduzir o risco de transferir bactéria oral no pâncreas lavando a boca com um agente antibacteriano. Isso irá garantir uma boa higiene bucal antes da endoscopia. É um estudo clínico interessante a ser feito ”.

    Sinais e sintomas do câncer de pâncreas

    Os sintomas dos cânceres de pâncreas exócrinos e endócrinos são diferentes , por isso são descritos separadamente.

    Ter um ou mais dos sintomas abaixo não significa que você tenha câncer de pâncreas. Muitos destes sintomas são mais susceptíveis de serem provocados por outras condições clínicas. Entretanto, no caso da presença de um deles, é importante consultar um médico. É fundamental para que a causa possa ser identificada e, se necessário, iniciado o tratamento.

    Sinais e Sintomas do Câncer de Pâncreas Exócrino – parte 1

    • Icterícia: Os cânceres que começam na cabeça do pâncreas podem comprimir o ducto biliar, na parte proximal, levando à icterícia. Quando o câncer de pâncreas se dissemina para o fígado, também pode causar icterícia. No entanto, o câncer não é a causa mais comum da icterícia. Outras causas, como cálculos biliares, hepatite e outras doenças do fígado, são muito mais comuns.
    • Urina Escura: Às vezes, o primeiro sinal de icterícia é o escurecimento da urina devido a bilirrubina. Como os níveis de bilirrubina no sangue aumentam, a urina passa a ter coloração marrom.
    • Fezes de Cor clara: Se o ducto biliar estiver obstruído, a bile e a bilirrubina não podem chegar ao intestino. Quando isso acontece, as fezes têm uma coloração mais clara.
    • Coceira na pele: Quando a bilirrubina se acumula na pele, pode provocar coceira, além de tornar a pele amarelada. O câncer de pâncreas não é a causa mais comum da icterícia. Outras causas, como cálculos biliares, hepatite e outras doenças hepáticas, são muito mais comuns.
    • Dor Abdominal ou nas Costas: Dor no abdome ou nas costas é comum no câncer de pâncreas. O crescimento do tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, provocando dor. O câncer também pode se disseminar para os nervos ao redor do pâncreas, gerando dores nas costas. Entretanto, o câncer de pâncreas não é a causa mais comum de dor abdominal ou nas costas. Outras doenças podem causar o sintoma com mais frequência.
    • Perda de Peso e Falta de Apetite: é bem comum em pacientes com câncer de pâncreas. Essas pessoas também se queixam de fadiga e cansaço.

    Sinais e Sintomas do Câncer de Pâncreas Exócrino – parte 2

    • Problemas Digestivos: o tumor pode bloquear a liberação do suco pancreático para o intestino. Assim, a pessoa pode não ser capaz de digerir alimentos gordurosos. O tumor pode também comprimir a parte distal do estômago e bloqueá-lo parcialmente. Isto pode ocasionar náuseas, vômitos e dor, que tendem a ser mais intensos após as refeições.
    • Aumento da Vesícula Biliar: Se o câncer bloqueia o ducto biliar, a bile pode se acumular na vesícula. Isto pode provocar aumento da vesícula biliar. Às vezes pode ser detectado pelo médico durante um exame físico. O passo seguinte será a solicitação de exames de imagem para um diagnóstico mais preciso.
    • Coágulos Sanguíneos: Um dos primeiros sinais é o desenvolvimento de um coágulo numa veia da perna. Isto é chamado de trombose venosa profunda. Em algumas circunstâncias um coágulo pode ir para os pulmões, o que se denomina embolia pulmonar. Entretanto, ter um coágulo de sangue geralmente não significa ter câncer. A grande maioria dos coágulos de sangue é causada por outras razões.
    • Anormalidades do Tecido Adiposo: Aparecimento de irregularidades no tecido adiposo abaixo da pele. É provocado pela secreção de enzimas pancreáticas que digerem o tecido gorduroso.
    • Diabetes: Raramente, o câncer de pâncreas exócrino causa diabetes, mas podem existir pequenos problemas com o metabolismo do açúcar. Tais problemas não causam sintomas de diabetes, mas podem ser reconhecidos por exames de sangue específicos.
    • Gastrinomas: Estes tumores produzem gastrina, um hormônio que indica ao estômago para produzir mais ácido. Gastrina em demasia provoca a síndrome de Zollinger-Ellison. O excesso de gastrina faz com que o estômago produza muito ácido. Essa acidez provoca úlceras, que causam dor, náuseas e diminuição do apetite. Uma úlcera pode provocar sangramento, levando à anemia. Anemia pode causar muito cansaço e falta de ar. Quando o estômago produz muito ácido, este pode ser liberado no intestino delgado. Isto danifica as células do revestimento intestinal. E também quebra as enzimas digestivas antes que elas tenham a chance de digerir o alimento. O que causa diarreia e perda de peso. A maioria dos gastrinomas é maligno.

    Sinais e Sintomas do Câncer de Pâncreas Neuroendócrino – parte 1

    • Glucagonomas: tumores que produzem glucagon, hormônio que aumenta os níveis de açúcar no sangue. Pode provocar diabetes. Os pacientes também podem ter outros problemas, como diarreia, perda de peso e desnutrição. A maioria dos sintomas causados por um glucagonoma pode ser provocado por outros problemas de saúde. O sintoma característico da maioria das pessoas com glucagonomas é uma erupção na pele denominada eritema necrolítico migratório. Esta erupção é de aspecto avermelhado, provoca inflamação e passa de um lugar a outro da pele. É a característica mais distinta do glucagonoma. A maioria dos glucagonomas é maligna.
    • Insulinomas: Estes tumores produzem insulina, o que reduz os níveis de glicose no sangue. Uma quantidade alta de insulina no sangue leva à hipoglicemia, causando sintomas como confusão, fraqueza, sudorese e taquicardia. Quantidade de açúcar no sangue muito baixa pode provocar convulsões e até mesmo deixar o paciente em coma. Estes sintomas melhoram se o paciente receber glicose por via oral ou intravenosa. A maioria dos insulinomas é benigna.
    • Somatostatinomas: Estes tumores produzem somatostatina, que ajuda a regular outros hormônios. Os sintomas incluem diabetes, diarreia e problemas na vesícula (dor abdominal, náusea, falta de apetite e icterícia). Boa parte dos sintomas causados por um somatostatinoma podem ser provocados por outros problemas de saúde. Muitas das vezes acaba levando a um diagnóstico tardio da doença. A maioria dos somatostatinomas é maligna.

    Sinais e Sintomas do Câncer de Pâncreas Neuroendócrino – parte 2

    • VIPomas: Estes tumores produzem uma substância chamada peptídeo intestinal vasoativo. Uma quantidade muito alta dessa substância pode causar diarreia e baixos níveis sanguíneos de potássio. Os pacientes também podem apresentar baixos níveis de ácido no estômago e níveis elevados de glicose no sangue. A maioria dos VIPomas é benigna.
    • Ppomas: Estes tumores produzem polipeptídeo pancreático, que ajuda a regular tanto o pâncreas exócrino quanto o endócrino. Eles causam problemas como dor abdominal e aumento do fígado. Alguns pacientes também podem apresentar diarreia aquosa. A maioria dos PPomas é maligna.
    • Tumores Carcinoides: Estes tumores produzem serotonina ou seu precursor 5-HTP, que chegam primeiro ao fígado. O fígado decompõe estas substâncias antes que possam atingir o resto do corpo e causar problemas. É possível que por essa razão os tumores carcinoides não apresentem sintomas senão até que estão disseminados fora do pâncreas. A disseminação é mais frequente ao fígado. Quando isso acontece, os hormônios podem ser liberados diretamente no sangue. Isto ocasiona a chamada síndrome carcinoide, com sintomas que podem incluir rubor, diarreia, respiração ofegante e aumento da frequência cardíaca.
    • Tumores não Funcionais: Estes tumores não produzem hormônios, portanto não causam sintomas nos estágios iniciais. A maioria destes tumores é maligna. Começam a provocar problemas à medida que crescem ou se disseminam para outros órgãos. Os sintomas podem ser similares aos de cânceres de pâncreas exócrino, incluindo icterícia, dor abdominal e perda de peso.
    • Metástases: Quando o tumor de pâncreas neuroendócrino se dissemina, muitas vezes é para o fígado. Isto faz com que o fígado aumente de tamanho provocando sintomas. Dentre eles: falta de apetite e icterícia, além de alterações nos exames de sangue. Quando esses tumores se disseminam para os pulmões podem causar problemas respiratórios e tosse. No caso de se disseminarem para os ossos podem causar dor óssea.
    Fontes: Instituto Karolinska , Instituto Oncoguia

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...