Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bebidas doces podem aumentar o risco de morte

    Bebidas doces fazem mal à saúde . Esse é um alerta que dentistas e médicos fazem para seus pacientes há muito tempo. Também há muitos anos que esses profissionais recomendam que seus pacientes limitem ao mínimo possível o consumo de bebidas doces. Aqui no blog Dentalis já postamos um artigo alertando para os riscos do consumo em excesso de bebidas doces.
    Um novo estudo deu muitas razões para dizer reafirma um não ao açúcar .

    Uma nova pesquisa agora associa o consumo de bebidas doces a um risco aumentado de morte por causas variadas .

    O estudo

    O estudo envolveu um total de mais de 450.000 pessoas na Europa . Mostrou que aqueles que tomavam dois ou mais refrigerantes por dia corriam um risco maior de morte por doenças cardíacas, intestinais e derrames .

    Neste estudo os pesquisadores pesquisaram o consumo de refrigerantes do Reino Unido, França e Espanha.

    Os resultados indicam que uma dieta repleta de açúcar é extremamente prejudicial ao nosso bem-estar .
    No Reino Unido, por exemplo, Observa-se uma das maiores taxas de consumo de açúcar do mundo.
    O Brasil certamente apresenta valores semelhantes ou até quem sabe maiores.

    Este estudo nos alerta para a gravidade da questão que chega a ser assustadora. Ou seja, que quantidades demasiadas de açúcar podem ser extremamente prejudiciais a nossa saúde.

    O açúcar adicionado é o principal culpado quando se trata de várias doenças crônicas importantes . Aí podemos incluir as cáries, o diabetes e doenças cardíacas .
    O preço cobrado é altíssimo e simplesmente não pode ser ignorado. É preciso fazer mais para reduzir o consumo de açúcar e incentivar alternativas mais saudáveis.

    A cárie dentária na infância e a obesidade são duas questões comuns na Europa e Brasil. Em grande parte decorrentes do consumo de de altos níveis de açúcar.

    Bebidas doces, açúcar e problemas de saúde

    O estudo, publicado na JAMA Internal Medicine , descobriu que as bebidas doces estavam associados a mortes por doenças digestivas, como doenças intestinais .
    Os refrigerantes adoçados artificialmente ou ‘ diet ‘ estavam fortemente ligados a mortes por doenças circulatórias, como doenças cardíacas e derrames .

    Escovar os dentes regularmente com creme dental com flúor, é um aspecto fundamental da boa saúde bucal. Por outro lado não pode impedir a ocorrências de cáries dentárias causadas pelo consumo excessivo de açúcar.

    O importante é os pais realizarem trocas simples na alimentação de seus filhos todos os dias. Assim, levar as crianças a consumir versões mais saudáveis de alimentos e bebidas já é um primeiro e grande passo. Isso já poderá de forma simples reduzir significativamente a ingestão de açúcar.

    Cuidar de nós mesmos é observar nossa alimentação de cada dia. Alimentar-se com qualidade significa criar novos hábitos saudáveis, deixando para trás comidas e bebidas que podem ser fontes de doenças.

    Imposto sobre o açúcar

    No Reino Unido já existe o imposto sobre o açúcar. Representa uma intervenção do governo na busca da redução da quantidade de açúcar nas prateleiras dos supermercados e dos lares britânicos.
    Dentre os próximos passos, eles pretendem tornar alimentos mais saudáveis mais baratos nas gôndolas dos supermercados.

    Interessante será observar o impacto que tais medidas terão sobre a qualidade e expectativa de vida dessas populações nos próximos anos.

    Fonte: JAMA

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...