Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Black Friday e seu consultório odontológico: o que fazer?

    Sabemos que saúde não é um produto para ser colocado em promoção e que qualquer passo na divulgação do seu consultório odontológico deve ser balizado por uma consulta minuciosa às regras do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para que possa ser verificado o que é permitido ou não.

    Você pode estar se perguntando, por exemplo, se o seu consultório pode aproveitar a Black Friday para divulgar seus serviços por um preço menor e, em consequência disso, aumentar o fluxo de pacientes.


    Para essa pergunta, temos duas respostas: você 
    NÃO pode oferecer descontos, como vamos detalhar um pouco mais abaixo, mas você pode SIM aproveitar o período para pensar em iniciativas legais que vão te ajudar a tornar o seu consultório mais próximo do público e atrair novos clientes.

    Posso usar o termo Black Friday e falar de preços?

    A menção à palavra Black Friday ou qualquer divulgação de preço ou promoção pode trazer problemas para o seu consultório odontológico.

    Além das restrições do próprio Conselho, não é legal para a imagem do seu consultório trabalhar em cima de vantagens financeiras, pois o principal atributo de qualquer consultório deve ser a qualidade do trabalho e o cuidado com a saúde.


    O preço é importante, mas está longe de ser o único fator de decisão. Mesmo que possa parecer tentadora a ideia de usar a Black Friday para realizar promoções em seu consultório, é necessário ter cautela, cuidado e principalmente 
    atenção antes de colocar qualquer ação em prática.

    O que eu não posso divulgar?

    Nada te impede de fazer a divulgação adequada do seu consultório odontológico em períodos como a Black Friday, desde que tudo esteja dentro das normas estabelecidas pelo CFO.


    Nunca é demais lembrar da importância de estar ciente de tudo aquilo que é proibido dentro do marketing odontológico, mas, de antemão, vamos adiantar alguns pontos essenciais que você 
    deve evitar de qualquer jeito:

    • Usar uma linguagem publicitária com o único objetivo de vender e arregimentar pacientes.

    • Oferecer trabalhos gratuitos em troca de autopromoção ou promover campanhas propondo trocas de favores.
    • Oferecer descontos e promoções ou consultas, diagnósticos e prescrições de tratamento por veículos de comunicação de massa.
    • Divulgar imagens de antes e depois de um procedimento sem a autorização do paciente ou de um representante legal por meio do TCLE. Lembrando que elas só podem ser divulgadas pelo cirurgião-dentista responsável pelo tratamento.
    • Anunciar especialidades que não estejam regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia.

    Além do conhecimento técnico e legal que você deve obter, é importante também praticar o exercício de se colocar como paciente e imaginar que tipo de comunicação você se sentiria incomodado em receber. 

    Mesmo que preço e descontos chamem a atenção, no fundo não é isso o que o paciente busca quando procura um serviço de odontologia. Nem mesmo em períodos como a Black Friday.

    O que eu posso divulgar na Black Friday?

    Numa altura dessa você deve estar cheio de dúvidas, se questionando como aproveitar a Black Friday no seu consultório odontológico sem divulgar qualquer preço ou desconto.

    É importante lembrar que as possibilidades que uma boa comunicação oferece vão muito além disso e há muitas coisas permitidas pelo conselho que podem, sim, ser usadas a seu favor. Aqui estão alguns exemplos:

    • A Black Friday pode ser uma oportunidade de reforçar o conteúdo institucional do seu consultório odontológico através dos seus canais oficiais.
    • Você pode anunciar seu consultório em veículos de comunicação como rádio, televisão e internet, desde que nas peças constem o número de inscrição do responsável técnico e técnicas e metodologias aprovadas pelo CFO.
    • Foque nos diferenciais competitivos do seu consultório, mostrando como ele pode, efetivamente, solucionar os problemas dos pacientes de forma correta.
    • Mantenha uma relação próxima com os pacientes, sobretudo aqueles mais frequentes, através de estratégias de CRM, como o disparo de e-mail marketing.
    • Mantenha um site atualizado com conteúdo de relevância, navegação rápida e fluida, informações claras, sem abrir mão de técnicas que o mantenham em evidência nos canais de busca.
    • Usar as redes sociais para divulgar conteúdos educativos e informativos sobre a área de atuação do consultório, e também como uma importante ferramenta de relacionamento com o público.

    Percebeu a quantidade de estratégias que você pode utilizar para divulgar o seu consultório na Black Friday sem fazer qualquer alusão a uma vantagem financeira?

    Dicas finais para atrair clientes a longo prazo além da Black Friday

    Se o seu consultório é bem gerido, com certeza haverá mais motivos para que as pessoas possam não só procurá-lo, como indicar os seus serviços para amigos, familiares ou até por meio de um post despretensioso em suas redes sociais pessoais.

    Isso pode acontecer o ano inteiro, não apenas na Black Friday, por isso, é importante você sempre buscar aplicar todas essas dicas sempre, independentemente da data.


    Utilizar 
    softwares de gestão, como o da Dentalis, pode contribuir para manter a casa arrumada e pronta para atender aos pacientes com agilidade e organização.

    Ele permite que você faça a gestão do seu consultório na palma da mão, com soluções que vão desde o agendamento de consultas até a emissão de notas fiscais e boletos.

    Ou seja, é um sistema completo que vai te auxiliar em todas as etapas. Enxergue a Black Friday como uma oportunidade de tornar o seu consultório odontológico cada vez mais atrativo e reconhecido.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Capa do artigo da Dentalis chamado: Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

      Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

      Um software de gestão pode entregar diversos benefícios funcionais para o seu consultório. Um dos mais significativos é a melhoria da gestão financeira....

      Estudo – Implantes de titânio ou zircônia: qual deles os pacientes relatam menos dor?

      Um estudo recente traz uma informação muito importante para os implantodontistas e seus pacientes.Esse estudo comparou a dor e o desconforto causados por...

      Descobertas Recentes: Saúde Bucal e Doenças intestinais estão Conectadas

      Algumas descobertas recentes e bem interessantes confirmam que problemas de saúde bucal têm uma forte ligação com doenças inflamatórias intestinais (DII). E adivinha...

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...