Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Black Friday e seu consultório odontológico: o que fazer?

    Sabemos que saúde não é um produto para ser colocado em promoção e que qualquer passo na divulgação do seu consultório odontológico deve ser balizado por uma consulta minuciosa às regras do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para que possa ser verificado o que é permitido ou não.

    Você pode estar se perguntando, por exemplo, se o seu consultório pode aproveitar a Black Friday para divulgar seus serviços por um preço menor e, em consequência disso, aumentar o fluxo de pacientes.


    Para essa pergunta, temos duas respostas: você 
    NÃO pode oferecer descontos, como vamos detalhar um pouco mais abaixo, mas você pode SIM aproveitar o período para pensar em iniciativas legais que vão te ajudar a tornar o seu consultório mais próximo do público e atrair novos clientes.

    Posso usar o termo Black Friday e falar de preços?

    A menção à palavra Black Friday ou qualquer divulgação de preço ou promoção pode trazer problemas para o seu consultório odontológico.

    Além das restrições do próprio Conselho, não é legal para a imagem do seu consultório trabalhar em cima de vantagens financeiras, pois o principal atributo de qualquer consultório deve ser a qualidade do trabalho e o cuidado com a saúde.


    O preço é importante, mas está longe de ser o único fator de decisão. Mesmo que possa parecer tentadora a ideia de usar a Black Friday para realizar promoções em seu consultório, é necessário ter cautela, cuidado e principalmente 
    atenção antes de colocar qualquer ação em prática.

    O que eu não posso divulgar?

    Nada te impede de fazer a divulgação adequada do seu consultório odontológico em períodos como a Black Friday, desde que tudo esteja dentro das normas estabelecidas pelo CFO.


    Nunca é demais lembrar da importância de estar ciente de tudo aquilo que é proibido dentro do marketing odontológico, mas, de antemão, vamos adiantar alguns pontos essenciais que você 
    deve evitar de qualquer jeito:

    • Usar uma linguagem publicitária com o único objetivo de vender e arregimentar pacientes.

    • Oferecer trabalhos gratuitos em troca de autopromoção ou promover campanhas propondo trocas de favores.
    • Oferecer descontos e promoções ou consultas, diagnósticos e prescrições de tratamento por veículos de comunicação de massa.
    • Divulgar imagens de antes e depois de um procedimento sem a autorização do paciente ou de um representante legal por meio do TCLE. Lembrando que elas só podem ser divulgadas pelo cirurgião-dentista responsável pelo tratamento.
    • Anunciar especialidades que não estejam regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia.

    Além do conhecimento técnico e legal que você deve obter, é importante também praticar o exercício de se colocar como paciente e imaginar que tipo de comunicação você se sentiria incomodado em receber. 

    Mesmo que preço e descontos chamem a atenção, no fundo não é isso o que o paciente busca quando procura um serviço de odontologia. Nem mesmo em períodos como a Black Friday.

    O que eu posso divulgar na Black Friday?

    Numa altura dessa você deve estar cheio de dúvidas, se questionando como aproveitar a Black Friday no seu consultório odontológico sem divulgar qualquer preço ou desconto.

    É importante lembrar que as possibilidades que uma boa comunicação oferece vão muito além disso e há muitas coisas permitidas pelo conselho que podem, sim, ser usadas a seu favor. Aqui estão alguns exemplos:

    • A Black Friday pode ser uma oportunidade de reforçar o conteúdo institucional do seu consultório odontológico através dos seus canais oficiais.
    • Você pode anunciar seu consultório em veículos de comunicação como rádio, televisão e internet, desde que nas peças constem o número de inscrição do responsável técnico e técnicas e metodologias aprovadas pelo CFO.
    • Foque nos diferenciais competitivos do seu consultório, mostrando como ele pode, efetivamente, solucionar os problemas dos pacientes de forma correta.
    • Mantenha uma relação próxima com os pacientes, sobretudo aqueles mais frequentes, através de estratégias de CRM, como o disparo de e-mail marketing.
    • Mantenha um site atualizado com conteúdo de relevância, navegação rápida e fluida, informações claras, sem abrir mão de técnicas que o mantenham em evidência nos canais de busca.
    • Usar as redes sociais para divulgar conteúdos educativos e informativos sobre a área de atuação do consultório, e também como uma importante ferramenta de relacionamento com o público.

    Percebeu a quantidade de estratégias que você pode utilizar para divulgar o seu consultório na Black Friday sem fazer qualquer alusão a uma vantagem financeira?

    Dicas finais para atrair clientes a longo prazo além da Black Friday

    Se o seu consultório é bem gerido, com certeza haverá mais motivos para que as pessoas possam não só procurá-lo, como indicar os seus serviços para amigos, familiares ou até por meio de um post despretensioso em suas redes sociais pessoais.

    Isso pode acontecer o ano inteiro, não apenas na Black Friday, por isso, é importante você sempre buscar aplicar todas essas dicas sempre, independentemente da data.


    Utilizar 
    softwares de gestão, como o da Dentalis, pode contribuir para manter a casa arrumada e pronta para atender aos pacientes com agilidade e organização.

    Ele permite que você faça a gestão do seu consultório na palma da mão, com soluções que vão desde o agendamento de consultas até a emissão de notas fiscais e boletos.

    Ou seja, é um sistema completo que vai te auxiliar em todas as etapas. Enxergue a Black Friday como uma oportunidade de tornar o seu consultório odontológico cada vez mais atrativo e reconhecido.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas