Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Broto de bambu: esperança natural contra a cárie dentária?

Cárie dentária é uma preocupação constante para a saúde bucal. Felizmente, pesquisas recentes lançam luz sobre uma possível solução natural para este problema: o extrato do broto de bambu.

Estudo promissor

Um estudo da Sankarachariyar Dental College avaliou o potencial antibacteriano do extrato etanólico de brotos de bambu comparado ao enxaguatório bucal com clorexidina, um padrão na indústria odontológica.

Resultados animadores

O estudo revelou que o extrato de broto de bambu apresentou propriedades antibacterianas comparáveis ​​à clorexidina contra as bactérias Streptococcus mutans (S. mutans) e Lactobacillus acidophilus (L. acidophilus), responsáveis ​​por cáries e outras doenças bucais.

Concentração ideal

A concentração de 60 µg/ml de extrato de broto de bambu mostrou a maior atividade antibacteriana, sugerindo sua potencial aplicação em enxaguantes bucais e cremes dentais.

Benefícios potenciais

  • Prevenção e controle de cáries dentárias;
  • Promoção da saúde bucal;
  • Alternativa natural aos enxaguantes bucais convencionais.

Próximos passos

Mais pesquisas, incluindo estudos clínicos com uma amostra maior da população, são necessárias para confirmar e expandir esses resultados.

Concluindo

O extrato de broto de bambu surge como uma promessa natural para a saúde bucal. Sua eficácia comparável à clorexidina abre caminho para novas alternativas na luta contra a cárie dentária e outras doenças bucais.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Comparison of the Antibacterial Efficacy of Bamboo Shoot Ethanol Extract With Chlorhexidine Mouth Rinse Against Salivary Streptococcus mutans and Lactobacillus acidophilus: An Ex Vivo Study

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.

Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

Conheça o novo teste que promete o diagnóstico rápido do câncer bucal e que poderá ser realizado na clínica ou consultório odontológico

Osteoporose e falha de implante dentário

O artigo traz novas informações para responder à pergunta: pacientes com osteoporose podem apresentar maior risco de falhas em implantes dentários?

Biomaterial para regeneração óssea

Biomaterial desenvolvido a partir da membrana da casca do ovo pode trazer ótimas notícias para o futuro da odontologia