Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Câncer bucal: novo teste para detecção

Quero compartilhar com vocês uma ótima notícia: O recente descobrimento de uma tecnologia inovadora que pode contar muito para o tratamento de pacientes com câncer bucal. É um teste elaborado pela start-up brasileira Clyons Diagnóstica, que tem o potencial de detectar micrometástases em pacientes com câncer de boca.

Acredito que esta descoberta pode fazer toda a diferença para o tratamento desses pacientes. Em inúmeros casos, a detecção precoce de micrometástases pode evitar intervenções invasivas e preservar a qualidade de vida. E o melhor de tudo é que, em comparação com os processos cirúrgicos tradicionais, poucos procedimentos invasivos são necessários para a realização do teste.

Validação clínica a caminho

A equipe da startup brasileira Clyons Diagnóstica está trabalhando em parceria com o Hospital de Amor e a Harena Inovação, ambos em Barretos.
Isso irá possibilitar a validação clínica analítica do teste. É uma etapa é fundamental para comprovar a eficácia da tecnologia em amostras de pacientes reais. Acredito que essa colaboração entre a indústria e a área da saúde é essencial para impulsionar a inovação e ampliar os cuidados odontológicos.

Sensibilidade e precisão excelentes

A sensibilidade e precisão do teste da Clyons Diagnóstica são excelentes.
É um teste que pode ser usado em pacientes com câncer bucal em diferentes estágios da doença, possibilitando a obtenção de resultados rápidos, e dessa forma, diminuindo o tempo e os custos envolvidos.
Representa um avanço significativo no campo da odontologia que pode auxiliar não apenas pacientes com câncer bucal, mas também aqueles com outros tipos de câncer, como mama e tireoide.

Questão de saúde pública

É importante destacar que o câncer bucal é uma questão de saúde pública, especialmente no Brasil, onde o tabagismo e o consumo de álcool são fatores de risco comuns. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, estima-se que entre 2023 e 2025 poderão surgir mais de 118 mil casos de câncer de cabeça e pescoço no país. São dados alarmantes!
Essa tecnologia inovadora pode ter um impacto significativo na detecção e tratamento precoce desses casos.

Fico entusiasmado com essa descoberta e acredito que ela pode alterar o modo como lidamos com o câncer bucal e outros tipos de câncer no futuro. Espero que em breve esse teste esteja disponível para todos os pacientes que precisam dele. Vamos torcer para que a Clyons Diagnóstica consiga obter todas as validações necessárias e trazer essa tecnologia revolucionária para o mercado.

Vamos continuar apoiando a pesquisa e a inovação brasileiras, pois são elas que impulsionam a odontologia a avançar e a melhorar a saúde dos brasileiros. Até a próxima!

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Teste irá permitir detecção pouco invasiva de micrometástases

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.