Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como garantir uma boa higiene dental

    Dicas de higiene dental

    Uma limpeza dental profissional pode remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes.

    No entanto, o paciente pode agir preventivamente ao optar por um creme dental com bicarbonato de sódio em sua formulação, combinado com o uso do fio dental diariamente.

    Essas duas práticas por si só já ajudam na remoção da placa bacteriana em seus estágios iniciais e evitam o  acúmulo de tártaro.

    Ao nos alimentarmos, as bactérias na boca decompõem os carboidratos dos alimentos em ácido. Isso se mistura com restos de comida e saliva e se transformam na base para o desenvolvimento da placa.

    A escovação e o uso do fio dental geralmente evitam a formação de placa e tártaro. No entanto, o tártaro pode ser mais difícil de remover e quase sempre requer uma visita ao consultório do dentista para uma limpeza profissional.

    A má higiene oral também pode causar mau hálito, cáries e doenças das gengivas.

    Pesquisas recentes também descobriram possíveis associações entre doenças gengivais e outras condições de saúde, incluindo pneumonia, demência e doença cardíaca.

    Este artigo traz algumas dicas simples de remoção da placa e de como evitar o acúmulo de tártaro no ambiente doméstico.

    O que é a placa bacteriana?

    A placa é um filme macio e pegajoso que se acumula na parte externa dos dentes e ao longo da linha da gengiva.

    Um indivíduo pode muitas vezes prevenir e tratar o acúmulo de placa no seu ambiente doméstico.

    Na falta de uma boa higiene dental, a placa pode se transformar em uma substância marrom-amarelada e endurecida chamada tártaro.  O tártaro é de mais difícil remoção.

    Quando se acumula acima da linha da gengiva, pode fazer com que as gengivas inchem e sangrem mais facilmente.

    Isso é conhecido como gengivite, uma forma precoce de doença gengival.

    Como remover o tártaro e a placa bacteriana no ambiente doméstico

    Embora praticar uma boa higiene bucal possa ajudar a manter a placa afastada, o tártaro pode ser mais difícil de remover no ambiente doméstico do que a placa.

    Isso ocorre pelo tártaro ser uma placa endurecida que uma escova de dentes não consegue remover.

    Os dentistas normalmente usam uma variedade de ferramentas dentárias no consultório para remover a placa endurecida dos dentes.

    Creme dental com bicarbonato de sódio

    Escovar os dentes com um creme dental contendo bicarbonato de sódio pode auxiliar na remoção da placa com segurança e eficácia.

    Embora ainda abrasivo, o creme dental com bicarbonato de sódio não é tão duro quanto o esmalte que compõe os dentes e pode remover a placa bacteriana sem danificar o esmalte.

    Uma revisão de 2017 sugere que o creme dental com bicarbonato de sódio em sua fórmula pode ser mais eficaz na redução da quantidade de placa na boca do que o creme dental tradicional.

    Outra revisão de 2017 observou que a pasta de dente contendo bicarbonato de sódio está nos níveis seguros de abrasividade dental, o que significa ser improvável que prejudique o esmalte dos dentes.

    O bicarbonato de sódio também protege contra a desmineralização, sendo um processo químico que remove o cálcio do esmalte dos dentes.

    Os carboidratos dos alimentos podem diminuir drasticamente o nível de pH na boca, criando um ambiente ácido que provoca a desmineralização. Os cientistas medem a acidez de uma substância usando a escala de pH. Quanto mais baixo o pH, mais ácida é a substância.

    O limite inferior para o pH do esmalte varia entre 5,1–5,5. Quando o pH cai abaixo dessa faixa, a desmineralização começa a ocorrer.

    O bicarbonato de sódio reduz a desmineralização porque possui um pH alto, o que pode ajudar a equilibrar o nível de pH na boca — alcalinizando o meio e assim evitando a perda de esmalte.

    A boca abriga um ecossistema diversificado de bactérias, algumas das quais são benéficas, enquanto outras podem ser prejudiciais. Streptococcus mutans, por exemplo, é uma das principais bactérias responsáveis pela cárie dentária.

    O bicarbonato de sódio também tem propriedades antimicrobianas que podem prevenir a cárie dentária. Pesquisas de 2017 sugerem que o bicarbonato de sódio pode reduzir significativamente a quantidade de Streptococcus mutans.

    Enxágue com o óleo de coco remove bactérias da boca e melhora a saúde bucal

    Significa espalhar pela boca o óleo de coco através dos espaços entre os dentes.

    No entanto, essa prática não é recomendada para remoção da placa e tártaro.

    Até agora, não existem estudos confiáveis ​​para mostrar sua eficácia.

    O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O óleo de coco também contém ácido láurico, um ácido graxo com propriedades antimicrobianas.

    Um estudo de 2015 envolvendo 60 adolescentes com gengivite observou que o enxágue com óleo de coco resultou em uma diminuição de 50% na placa dental.

    Os participantes do estudo também experimentaram uma diminuição significativa nos sintomas de gengivite. Os pesquisadores acreditam que isso se deve à redução da placa bacteriana (placa dental).

    No entanto, maiores estudos são necessários para apoiar a prática do enxágue com óleo de coco como uma prática eficaz de higiene dental.

    Para realizar o enxágue com óleo de coco, recomenda-se:

    1. Colocar 1 colher de sopa de óleo de coco na boca;

    2. Misture-o com a saliva e realize um bochecho espalhando-o por toda a boca por uns 5 a 10 minutos;

    3. Ao final, despreze a solução oleosa. Evite a ingestão do óleo.

    Além do óleo de coco, outros óleos comestíveis também podem ser utilizados, como azeite de oliva, óleo de gergelim e óleo de amêndoas.

    A melhor maneira de garantir uma boa higiene dental

    A melhor e mais recomendável maneira de combater placa bacteriana e o tártaro é a conhecida recomendação de sempre escovar os dentes com creme dental com flúor combinado com o uso do fio dental após as refeições.

    O uso inicial do fio dental irá promover a remoção de restos de alimentos e da placa bacteriana entre os dentes e demais áreas de difícil acesso.

    Após o uso do fio dental, a escovação dos dentes removerá a placa na superfície dos dentes.

    Bons resultados podem ser obtidos pelo uso de escovas dentais manuais.

    No entanto, uma revisão sistemática de 2017 verificou que as escovas de dentes elétricas, especialmente aquelas com cabeças oscilantes, são mais eficazes na remoção da placa bacteriana e na redução da gengivite.

    Após o uso do fio dental e de escovar os dentes, o uso de um enxaguante bucal com flúor e sem álcool confere uma proteção extra contra a placa bacteriana.

    Fio dental de água

    Um fio dental de água pode ajudar a alcançar pontos de difícil acesso e a eliminar a placa entre os dentes.

    Esta ferramenta usa a pressão da água para desalojar alimentos e placas onde o fio dental pode não alcançar. Também age massageando as gengivas.

    De acordo com uma revisão de 2016, usar um fio dental de água com uma escova de dentes manual foi 29% mais eficaz na remoção da placa do que usar fio dental e uma escova de dentes manual.

    No entanto, ele não substitui o fio dental tradicional — que deve ser usado também.

    Prevenção

    A melhor maneira de prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes como já citamos se faz pelo uso regular do fio dental conjugado com a escovação dos dentes com creme dental com flúor. É importante também se certificar de trocar as escovas de dentes regularmente, pois elas perdem sua eficácia com o passar do tempo.

    Idas regulares ao dentista e a realização de limpezas profissionais também podem ajudar a prevenir e tratar problemas de saúde bucal.

    Os dentistas examinam toda a boca, verificando sinais de cárie dentária, doença gengival e câncer bucal. Eles também dispõe de meios para remoção de qualquer placa ou tártaro na superfície dos dentes e em locais de difícil acesso.

    Os dentistas também podem tratar os dentes com flúor para ajudar a prevenir a cárie dentária.

    O dentista também poderá observar a presença eventual de cáries e inflamação das gengivas, sugerindo as medidas adequadas conforme o caso.

    Mudanças na dieta também podem ajudar a prevenir o acúmulo de placa e tártaro.

    Cortar o açúcar, o amido e alimentos ácidos também pode reduzir o risco de cárie dentária.

    Para reduzir o risco de placa bacteriana e tártaro, as pessoas devem evitar ou reduzir o consumo de:

    • Doces;
    • Alimentos ricos em amido ou açucarados que podem grudar nos dentes, como pão, batatas fritas e algumas frutas secas;
    • Refrigerantes e bebidas esportivas;
    • Sucos cítricos.

    Resumindo

    O acúmulo de placa e tártaro nos dentes pode levar ao desenvolvimento de doenças gengivais, perda de esmalte e cáries.

    A má higiene oral também pode desempenhar um papel no desenvolvimento de outras patologias.

    Escovar com creme dental com flúor regularmente combinado ao uso do fio dental é imprescindível para a remoção da placa bacteriana e prevenção da formação de tártaro nos dentes.

    Outros práticas adicionais podem prevenir o acúmulo de placa como o uso de um creme dental com bicarbonato de sódio e a utilização de um fio dental de água.

    Consultar seu dentista para realização de exames e limpezas regulares é outro passo fundamental para manter uma boa higiene bucal.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Effect of baking soda in dentifrices on plaque removal,

    Baking soda as an abrasive in toothpastes: Mechanism of action and safety and effectiveness considerationsEvidence for biofilm acid neutralization by baking sodaOil PullingShort-term and long-term effectiveness of powered toothbrushes in promoting periodontal health during orthodontic treatment: A systematic review and meta-analysisThe Truth About FlossingEffect of coconut oil in plaque related gingivitis — A preliminary report

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Má saúde bucal e disbiose: ligação com câncer e doenças sistêmicas

      Estudos recentes mostram que a má saúde oral, ou disbiose oral, pode estar associada a uma série de doenças sistêmicas, incluindo câncer. A...

      Periodontite e baixo desempenho cognitivo

      Periodontite é uma doença inflamatória crônica das gengivas que pode levar à perda dos dentes. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana que...

      Como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?

      A saúde financeira do seu consultório odontológico é resultado de diversos fatores que envolvem a sua administração. Uma delas, é a gestão contábil,...

      Coroas temporárias – o que você precisa saber

      As coroas dentárias temporárias têm como função proteger os dentes ou implantes dentários enquanto uma coroa permanente está em produção. Os dentistas recomendam...

      Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

      Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

      Dentes do siso e enxaqueca: tem ligação?

      Enxaqueca e a relação com os dentes do siso O crescimento dos dentes do siso pode causar pressão dentro e ao redor da...