Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Cortar o glúten da alimentação não traz benefícios a pessoas saudáveis

    Posicionamento divulgado pela Sban destaca que não há evidências que comprovem proveitos aos adeptos da dieta sem necessidade

    Um documento divulgado recentemente pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) defende que pessoas saudáveis não se beneficiam de dieta sem glúten. Publicado no final de maio, o posicionamento traz uma análise crítica da literatura médica em relação à indicação deste tipo de dieta e formula algumas conclusões.

    Os efeitos nocivos de uma dieta sem glúten

    Segundo a equipe de especialistas responsáveis pela elaboração do documento, não existem evidências suficientes para assumir que pessoas saudáveis se beneficiem da retirada do glúten do cardápio. Ao invés disso, a dieta restritiva poderia causar possíveis efeitos nocivos ao intestino desses indivíduos, o que os estudiosos associam principalmente ao aumento do consumo de produtos glúten-free ultra processados e nutricionalmente pobres, ou seja, à diminuição do consumo de cereais integrais e fibras importantes para manter a saúde do intestino. Eles reforçam que as dietas sem glúten podem ser saudáveis para a população em geral desde que a retirada dos alimentos seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais e de hortaliças.

    Outro ponto destacado no texto é a existência de estudos que sugerem que a sensibilidade ao glúten pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção de alguns carboidratos. A dificuldade de absorção desses nutrientes pelo intestino delgado contribui para a formação de gases que causam estufamento e flatulência. Por fim, os especialistas enfatizam que dados epidemiológicos mostram que pessoas com doença celíaca e sobrepeso não apresentam perda de peso com uma dieta sem glúten.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental