Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Cranberries e mirtilos podem prevenir a cárie dentária

    Um novo estudo publicado no European Journal of Oral Sciences sugere que frutos de cor escura pode reduzir o risco de cáries dentárias.

    Os cientistas descobriram que nutrientes em cranberries e mirtilos podem ser altamente eficazes na proteção dos dentes contra um filamento de bactérias responsáveis ​​pela aceleração da cárie dentária.

    Frutas de cor escura são uma rica fonte de polifenóis que podem fornecer moléculas bioativas inovadoras como armas naturais contra a cárie dentária.

    O estudo (Philip et al, 2018) apóia pesquisas anteriores, sugerindo que elas são boas para a saúde bucal ao impedir que “bactérias ruins” se colem aos dentes e gengivas.

    Isso poderia ajudar a reduzir a cárie dentária, a placa bacteriana e as doenças gengivais.

    Metodologia

    Extratos de alta qualidade de cranberry, mirtilo e morango, e uma combinação desses três extratos ( Orophenol ), foram usados ​​para tratar biofilmes de Streptococcus mutans de 24 h.

    Os biofilmes cultivados foram tratados com os extratos de bagas e os biofilmes tratados foram avaliados quanto à atividade metabólica, acidogenicidade , biovolumes, organização estrutural e viabilidade bacteriana.

    Resultados

    Os biofilmes tratados com os extratos de cranberry e Orophenol exibiram as reduções mais significativas na atividade metabólica, produção de ácido e biovolumes bacterianos / exopolissacarídeos (EPS) , enquanto sua arquitetura estrutural apareceu menos compacta do que os biofilmes utilizados como controle.

    O extrato de mirtilo produziu reduções significativas na atividade metabólica e acidogenicidade apenas na maior concentração testada, sem afetar significativamente biovolumes bacterianos / EPS ou arquitetura do biofilme.

    Cramberry se destaca

    Os resultados indicam que o extrato de cranberry foi aquele mais eficaz na destruição das propriedades de virulência do S. mutans, sem afetar significativamente a viabilidade bacteriana. Isso sugere um papel ecológico potencial para os fenóis de cranberry como agentes não bactericidas capazes de modular a patogenicidade de biofilmes cariogênicos.

    O diretor executivo da Fundação de Saúde Oral, Nigel Carter OBE, acredita que os polifenóis têm potencial para gerar o desenvolvimento de novos produtos de higiene bucal.

    “Os nutrientes e fibras nas frutas são vitais para a nossa saúde e bem-estar”, disse ele.

    “Cranberries parecem especialmente bons para a saúde bucal, já que seus polifenóis ficam na nossa saliva e continuarão ajudando nossa boca, mesmo depois de engolidos.”

    “O que é especialmente excitante é que esses extratos naturais são completamente livres de açúcar. Isso significa que eles podem ser adicionados aos produtos de higiene bucal de várias maneiras.

    Hidrossolúveis

    “Eles podem se dissolver na água, então podem ser usados ​​para criar bebidas saudáveis, bem como para reformular bebidas não saudáveis ​​cheias de açúcar.

    “Eles também têm aplicações mais amplas para prevenção e controle de cáries dentárias. O bochecho poderia se beneficiar desse ingrediente, assim como os dentifrícios. Mais testes devem ser feitos, mas será extremamente interessante observar os fabricantes utilizando mais os polifenóis no futuro ”.

    Melhores antioxidantes

    Bagas de cor escura estão entre as melhores fontes alimentares de antioxidantes. Eles fornecem um bom suprimento de água e fibras, além de outros nutrientes.

    No entanto, juntamente com outras frutas, elas também podem conter grandes quantidades de açúcar natural.

    A dose diária recomendada de açúcar para um adulto é de 90 gramas ou 22,5 colheres de chá por dia. Isso inclui 60 gramas de açúcar natural e 30 gramas de açúcar adicionado.

    Uma porção de cranberries contém até quatro gramas de açúcar natural (equivalente a uma colher de chá), enquanto uma porção de blueberries é de quase 10 g.

    Fontes: European Journal of Oral Sciences ,  Oral Health Magazine

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...