Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Uma nova e preocupante notícia para os fumantes

    Como se o câncer de pulmão, enfisema e doenças cardíacas não fossem suficientes, existem novas e também más notícias para os fumantes.

    Pesquisadores da Escola de Odontologia da Case Western Reserve University descobriram que fumar também enfraquece a capacidade da polpa dentária no combate a doenças.

    Em outras palavras, os fumantes têm menos mecanismos de defesa no interior de seus dentes.

    “Isso pode explicar por que os fumantes têm menos resultados endodônticos e atraso na cicatrização do que os não-fumantes”, disse Anita Aminoshariae, professora associada de endodontia e diretora de endodontia. “Imagine o TNF-? E o hBD-2 estão entre os soldados em uma última linha de defesa que fortifica um castelo. Fumar mata esses soldados antes que eles tenham a chance de montar uma defesa sólida.”

    Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Endodontics.

    A pesquisadora Aminoshariae afirmou que até o momento haviam poucos estudos sobre os efeitos endodônticos do tabagismo – o interior dos dentes. Os fumantes apresentaram resultados piores do que os não fumantes, com maiores chances de desenvolver doença gengival e quase duas vezes mais chances de necessitar de tratamento de um canal radicular.

    Metodologia da pesquisa

    Trinta e dois fumantes e 37 não fumantes com pulpite endodôntica – mais comumente conhecido como inflamação do tecido dental – foram incluídos no estudo.

    “Começamos com uma olhada na polpa dentária dos fumantes em comparação com os não-fumantes”, disse ela. “Nós projetamos que as defesas naturais seriam reduzidas nos fumantes; não esperávamos é que elas se esgotassem completamente.”

    Um achado interessante, observou Aminoshariae, foi que, para dois pacientes que pararam de fumar, essas defesas retornaram.

    Juntando-se a Aminoshariae no estudo estavam os ex-alunos Caroline Ghattas Ayoub e Mohammed Bakkar; os membros do corpo docente Tracey Bonfield, Catherine Demko, Thomas A. Montagnese e Andre K. Mickel; e pesquisa Santosh Ghosh – todos da Faculdade de Odontologia da Case Western.

    Fonte: Case Western Reserve University

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema