Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Cremes dentais não garantem proteção contra erosão e hipersensibilidade dental

    Cremes dentais não resolvem sozinhos a erosão dental e a hipersensibilidade dos dentes.

    A conclusão é resultado de um comparativo com nove marcas de dentifrícios vendidos no mercado prometendo esses benefícios – nenhum deles se mostrou capaz de proteger o esmalte dos dentes nem de prevenir o desgaste erosivo.

    Pelo contrário, todas as pastas dentais testadas causaram diferentes graus de perda da superfície do dente. Nenhuma delas foi capaz de proteger o esmalte da erosão e da abrasão dental.

    O artigo publicado na Nature pode ser acessado aqui.

    “Não é a pasta de dente que vai conseguir resolver o problema totalmente. A erosão dental é multifatorial, tem relação com a escovação e, principalmente, com a alimentação, que está se tornando cada vez mais ácida em virtude, por exemplo, dos alimentos industrializados,” disse Samira Helena João Souza, que coordenou o estudo em conjunto com pesquisadores da USP e da Universidade de Berna (Suíça).

    Erosão dos dentes

    A erosão dental é a perda de tecidos duros dentários causados por ácidos não bacterianos. Quando associada a ações mecânicas, como a da escovação, resulta no desgaste erosivo.

    Samira afirma que, para proteger adequadamente os dentes, é preciso haver a associação de, pelo menos, três fatores: o tratamento acompanhado por um dentista, o uso de pastas dentais indicadas e a mudança no estilo de vida do paciente, principalmente nos hábitos alimentares.

    “Estudamos as chamadas lesões cervicais não cariosas, quando ocorre a perda de estrutura dental não relacionada a bactérias (como é o caso da cárie). Nas consultórios, vemos pacientes com esse problema na região cervical do dente, entre a gengiva e o dente. O esmalte nessa área é mais fino e mais suscetível ao problema,” explicou a professora Ana Cecília Aranha, coautora do trabalho, publicado na revista Nature Scientific Reports.

    Nessas situações, é comum o paciente sentir incômodo ao beber ou comer algo gelado, quente ou doce. “Ele ou ela chegam ao consultório achando que é cárie, mas se trata de uma exposição da dentina causada por escovação errada, com uma pasta de dente muito abrasiva, por exemplo, combinada a um alto e frequente consumo de bebida e alimentos ácidos”, disse Ana Cecília.

    Erosão dental e a hipersensibilidade dentinária

    Existe uma forte relação entre a erosão dental e a hipersensibilidade dentinária. A primeira pode ser um dos fatores que provocam e mantêm a segunda.

    “Estudos mostram que, para haver hipersensibilidade, é preciso que o paciente tenha a dentina exposta (túbulos abertos). E um dos fatores para a exposição da dentina é a erosão. Foi por isso que no nosso estudo analisamos pastas de dente que apresentam esses dois atributos (antierosivo e dessensibilizante) como diferencial,” contou Samira.

    Infelizmente, a conclusão é que, sozinhas, essas pastas de dente especiais não oferecem a proteção prometida e podem, de fato, ajudar a piorar a situação se não forem tomadas precauções adicionais.

    “Agora, estamos fazendo outros trabalhos com dentina para pensar em possibilidades, pois o resultado mostrou algo preocupante: nenhuma das pastas foi capaz de prevenir erosão dental ou hipersensibilidade dentinária,” disse Ana Cecília.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Mascar chiclete sem açúcar durante a gravidez

      Mascar chicletes sem açúcar durante a gravidez pode ajudar a prevenir o parto prematuro, é o que sugere uma pesquisa recentemente publicada. Um...

      Cuidado com estes mitos sobre saúde bucal

      Cuidar da saúde bucal é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Uma boca saudável não apenas melhora a aparência, mas também...

      Ciência garante: exercício físico previne câncer

      Exercício físico regular fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de câncer. Atividade física é uma arma na prevenção do câncer

      Escove seus dentes! Má higiene oral associada ao câncer e outras doenças graves

      A boca é o lar de uma comunidade diversificada de micro-organismos, com mais de 700 espécies identificadas. Novas tecnologias, como a análise de...

      Dentes e gengivas saudáveis: um guia prático

      Saúde bucal é mais importante do que você imagina. Décadas de pesquisa mostraram que a saúde bucal pode impactar significativamente o seu bem-estar...

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e má digestão

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e indigestão. A dispepsia, também conhecida como azia e indigestão, é...