Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Crianças com aftas, o que fazer?

    Aftas em crianças

    As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem com herpes labial, que forma bolhas em vez de crateras e geralmente aparecem sobre ou ao redor da superfície dos lábios).

    As aftas são mais comuns em adolescentes e mulheres, mas podem atingir crianças a partir dos dois anos.

    O que provoca aftas?

    A causa dessas feridas simples são ainda um mistério. 

    Até agora não se tem certeza do porquê exatamente elas surgem, mas vários fatores parecem criar condições favoráveis preparando o cenário para sua chegada. Dentre as principais causas estão o estresse emocional, irritação provocada por alimentos amargos ou picantes, ou lesões no revestimento da boca por escovação inadequada dos dentes, morder as gengivas, líquidos quentes ou alimentos ásperos, como salgadinhos de milho. 

    Se uma criança apresenta aftas com muita frequência, sua origem pode estar relacionada a alergia alimentar ou deficiência de vitamina B-12, ácido fólico ou ferro.

    Ao contrário do herpes labial, as aftas não são causadas por vírus ou qualquer outro tipo de germe e não se transmitem de uma pessoa para outra

    Portanto, não recuse um beijo de boa noite só porque seu filho tem uma afta. 🙂

    Aftas — tratamento

    Aftas menores geralmente não precisam de tratamento e geralmente desaparecem em uma semana ou duas. Mas algumas medidas simples podem ser tomadas para tornar as aftas menos dolorosas e irritantes. 

    Evite que seu filho consuma alimentos picantes, azedos ou ásperos, como salgadinhos de milho, que podem causar irritação das feridas.

    Uma pequena quantidade de leite de magnésia aplicada na ferida algumas vezes ao dia pode ajudar a aliviar a dor e acelerar a cura.

    Para crianças maiores, são recomendados bochechos várias vezes ao dia com um copo de água morna misturada com meia colher de chá de sal (tomando o cuidado de ao final não ingerir a solução).

    Para crianças mais novas, pode-se aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e água diretamente na afta após as refeições

    Em caso de muita dor e desconforto, medicamentos para dor e inflamação podem ser prescritos pelo  dentista que assiste à criança.

    Quando um pediatra deve ser consultado?

    É recomendável marcar uma consulta com o pediatra da criança se as feridas durarem mais de duas semanas, a dor se tornar intensa, as aftas forem acompanhadas de febre alta ou se a criança apresentar dificuldade para engolir. O médico também deve ser consultado se as feridas surgirem repentinamente, forem muito grandes ou se estenderem até os lábios.

    Como prevenir aftas em crianças?

    Optar por uma escova de dentes com cerdas macias e trocá-la periodicamente é um passo inicial importante.

    Somado a isso, é recomendável a escolha por cremes dentais que não contenham lauril sulfato de sódio, um detergente e surfactante que ao que parece pode favorecer o aparecimento de aftas. 

    Se seu filho é alérgico a certos alimentos, certifique-se de que ele os evite. Se as aftas são um problema crônico, seu pediatra pode recomendar um multivitamínico diário para ajudar a impulsionar o sistema imunológico do seu filho. Informações adicionais sobre aftas poderão ser lidas neste artigo.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Canker sores, Canker Sores in Children 

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Subir escadas pode ajudá-lo a viver mais

      Um novo estudo do Reino Unido mostra que as pessoas que subiram escadas reduziram o risco de doenças cardíacas e morte precoce.

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

      Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

      As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.