Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

    Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival.

    O estudo mostra que, para alcançar o mais alto padrão de limpeza interdental, escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são os dispositivos mais eficazes.

    É o que assegura Filippo Graziani, Professor de Periodontologia na Unidade de Odontologia e Cirurgia Oral (Sub-Unidade de Periodontologia, Halitose, Medicina Periodontal) Hospital Universitário de Pisa, Itália.

    Um estudo recém-publicado comparou a eficácia de quatro diferentes dispositivos de higiene bucal na redução da placa e inflamação gengival em pacientes com periodontite. 

    Os resultados mostraram que as escovas interdentais e os palitos interdentais de borracha se mostraram superiores em relação à escovação isolada e à escovação combinada com fio dental.

    A pesquisa, publicada no International Journal of Dental Hygiene, tem implicações importantes para pacientes odontológicos com periodontite, a doença inflamatória destrutiva dos tecidos de suporte do dente e principal causa de perda dental. Conforme mencionado pelos autores em seu artigo, a pesquisa mostra que aproximadamente 30% da população adulta com mais de 50 anos é afetada por essa doença.

    O estudo

    Ao utilizar-se apenas uma escova de dentes, ou com o uso adicional de dispositivos interdentais, os níveis de placa e inflamação gengival já demonstraram redução.

    No entanto, em comparação com o uso de uma escova de dentes de forma isolada, ou em combinação com fio dental, outros benefícios também foram observados na redução da placa e inflamação quando escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha foram usadas. Embora isso concorde com os achados de estudos anteriores, eles não se restringiram apenas a pacientes com periodontite, tornando o presente estudo único.

    O estudo foi liderado por pesquisadores e clínicos do Departamento de Patologia Cirúrgica, Médica e Molecular e Medicina Intensiva da Universidade de Pisa, Itália, na Subunidade de Periodontologia, Halitose, Medicina Periodontal. A empresa internacional de saúde bucal Sunstar disponibilizou as palhetas ou palitos interdentais de borracha para o estudo.

    Metodologia da pesquisa

    Os pacientes foram alocados aleatoriamente em quatro grupos de 15 participantes cada — grupo escova de dentes manual,  e os demais grupos escova de dente mais fio dental, escova de dentes mais escovas interdentais e grupo escova de dentes mais palitos interdentais de borracha

    As instruções de higiene oral foram fornecidas na linha de base em uma semana  e depois quinzenalmente. Em tempo zero realizou-se a limpeza profissional supragengival. Confirmaram-se os índices obtidos de placa e sangramento em todos os momentos por um único examinador calibrado, que desconhecia a alocação do grupo.

    Resultados

    Os resultados corroboram as recomendações atuais de tratamento periodontal e podem ter implicações importantes para a prática diária, como explica o líder da pesquisa Filippo Graziani, Professor de Periodontologia da Unidade de Odontologia e Cirurgia Oral (Sub-Unidade de Periodontologia, Halitose, Medicina Periodontal), da Universidade Hospital de Pisa, Itália: 

    A limpeza interdental é um fator crucial na manutenção da saúde periodontal durante e após o tratamento em pacientes afetados pela periodontite. Nosso estudo mostra que, para alcançar o mais alto padrão de limpeza interdental, escovas interdentais ou palhetas interdentais de borracha são os dispositivos mais eficazes”.

    Resumindo

    Comprovou-se que os palitos interdentais de borracha e as escovas interdentais são mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival. Um achado que se mostrou de acordo as expectativas dos pesquisadores. 

    O ideal seria associar  a rotina de escovação e uso regular do fio dental aquele de utilização de escovas interdentais e palhetas de borracha, o que certamente traria inúmeros benefícios, especialmente aqueles pacientes com periodontite.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes:  Interdental plaque reduction after the use of different devices in patients with periodontitis and interdental recession: A randomized clinical trial, Borrell LN, Papapanou PN. Epidemiologia analítica da periodontite. J Clin Periodontal,  Albander JM. Epidemiologia e fatores de risco das doenças periodontais. Dent Clin North Am,  Worthington HV, MacDonald L, Poklepovic Pericic T, Sambunjak D, Johnson TM, Imai P,

    Clarkson JE. Uso doméstico de dispositivos de limpeza interdental, além da escovação dos dentes, para prevenção e controle de doenças periodontais e cáries dentárias. Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas 2019, Edição 4. Art. Nº: CD012018, Chapple ILC, Van der Weijden F, Doerfer C, et al. Prevenção primária da periodontite: manejo da gengivite. J Clin Periodontal. 2015;42(Suplemento 1):S71-S76, Cepeda MS, Weinstein R, Blacketer C, Lynch MC. Associação de uso do fio dental/limpeza interdental e periodontite em adultos. J Clin Periodontal. 2017;44(9):866-871.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

      A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.

      Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

      Conheça o novo teste que promete o diagnóstico rápido do câncer bucal e que poderá ser realizado na clínica ou consultório odontológico

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.