Dentista: como fidelizar seus pacientes em tempos de Coronavírus

A chegada do coronavírus transformou as nossas vidas de forma radical.
Isso tanto no aspecto pessoal como profissional.

Forçado pelas circunstâncias decorrentes da atual epidemia do novo Coronavírus , a rotina dos atendimentos odontológicos sofreu uma profunda mudança.
Dado o risco de contaminação decorrente que a proximidade paciente e dentista representa para o profissional, os atendimentos em sua maioria tem se restringindo aos atendimentos de emergência.
Sabemos que essa epidemia, assim como uma tempestade, uma hora vai passar. E com o término da crise, você dentista desejará ver o retorno dos seus pacientes ao seu consultório ou clínica, não é mesmo?
As dicas que apresentamos hoje aqui no blog são sobre o que você pode fazer para fidelizar seus pacientes nesses tempos de Coronavírus .
Saber usar esse tempo de isolamento de forma construtiva e criativa é a grande chave para fidelizar seus pacientes .

Como fidelizar seus pacientes

Comunicação com os pacientes

O momento atual é uma oportunidade para você dentista se comunicar com seus pacientes . É uma chance para se levar informações relevantes e de valor para seus clientes.

Canais para comunicação com seus pacientes

Uma comunicação através de uma newsletter , uma vez por semana é uma das formas de se manter esse contato.

Qual tipo de conteúdo pode-se incluir nessas newsletters?

Uma informação fundamental que se pode dar numa primeira newsletter é que, apesar dos atendimentos normais estarem suspensos, continua-se trabalhando.
É importante salientar que, em situações de emergência , o consultório ou clínica encontra-se disponível.
É fundamental também disponibilizar números para contato rápido e agendamento .

Dicas importantes

Pode-se aproveitar esse período para enviar aos clientes dicas com informações sobre higiene bucal, por exemplo.
A sugestão de bons hábitos, formas adequadas de se manter os dentes e gengivas limpas, por exemplo são uma ótima pedida.
Além de garantir a saúde bucal, evita aquelas condições que podem acabar se transformando em emergências odontológicas .
Importante é que a informação seja relevante e ao mesmo tempo interessante .

Aqui no blog Dentalis , você poderá encontrar algumas sugestões de matérias para compartilhar com seus pacientes. Seguem alguns exemplos dessas matérias para sua inspiração:

O isolamento social faz as pessoas permanecerem a maior do tempo dentro de suas casas.
Com isso podem acabar consumindo mais doces e gorduras.
Alertar para os riscos dessas dietas e dar dicas de nutrição e hábitos para manter uma boa saúde mental são sugestões de temas. Manifestar essa preocupação na forma de comunicados simples demonstra interesse pelos seus pacientes e seu bem estar . Além disso, também contribui para fidelizar seus pacientes .

Personalização do conteúdo das mensagens

É simples dar um caráter mais pessoal as suas mensagens. Por exemplo, acrescentar uma foto do dentista chefe e/ou de todos os membros da equipe .
Isso ajuda a criar uma ligação mais forte e a fidelizar seus pacientes.
Outra possibilidade é a de informar aos pacientes como o consultório ou clínica está lidando com a atual epidemia e que o vem fazendo.

É um período em que a maior parte das pessoas se encontram reclusas em seus lares. E dispõe de tempo livre para ler as mensagens que você enviar.

Coloque-se no lugar de seus pacientes

Saber se colocar na posição do paciente nesse momento é muito importante .
Entrar no consultório ou clínica na perspectiva de um paciente. Daí avaliar de forma crítica a disposição das cadeiras e o espaçamento entre elas.
Prestar atenção nas cores da parede da sala de espera e a presença de fotos ou quadros na parede. Buscar perceber aspectos como sobriedade e aconchego proporcionados pelo ambiente.
É tempo de se prestar atenção a detalhes que no dia a dia passam despercebidos .

Faça uma revisão dos conteúdos on line da sua clínica

Como está a presença do seu consultório ou clínica na rede?

Procure ler e rever cada conteúdo como se você fosse um cliente em potencial. Avalie criticamente a abordagem dos assuntos, facilidade de leitura e clareza das informações.
Procure envolver mais pessoas para lhe darem um bom feedback.
Aproveite para revisar e reescrever conteúdos .

Palavras finais

O importante nesse momento é saber aproveitar o tempo livre de forma produtiva .
Buscar nesse período comunicar-se com seus pacientes poderá fazê-los retornar a sua clínica quando essa epidemia passar.
Como diz o famoso dito popular “quem é visto, é lembrado”.
Construir uma relação de lealdade é e sempre será a melhor forma de fidelizar seus pacientes .

Sugestões de leitura

Morsicatio buccarum

Morder a parte interna da boca: o que causa esse hábito?

Mordeduras na parte interna da boca podem causar lesões na mucosa.  É um comportamento repetitivo e compulsivo.  Pode resultar em sangramento, inflamação e...

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?