Descoberta forte associação entre periodontite e AVC

Um novo estudo tem relacionado periodontite crônica ao infarto lacunar, uma doença vascular cerebral que causa cerca de 25 por cento dos casos de derrame (também conhecido por acidente vascular cerebral isquêmico). No geral, os pesquisadores observaram que os participantes do estudo diagnosticados com doença periodontal tiveram de modo significativo o risco aumentado de desenvolver infarto lacunar comparado aos participantes isentos de periodontite.

O estudo incluiu 62 pacientes inscritos na Unidade de Derrame do Hospital Clínica da Universidade, pertencente à Universidade de Santiago de Compostela, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, assim como um grupo de controle de 60 indivíduos. Os dois grupos foram submetidos a exames neurológicos e periodontais.

A prevalência da doença periodontal foi significativamente maior no grupo de casos (69 por cento) do que no de controles (31 por cento). Em adição, a severidade da doença periodontal foi estatisticamente maior em pacientes de derrame comparado com os de controle.

Participantes no grupo de casos também apresentaram maior prevalência de outros fatores de risco vascular bem conhecidos, como hipertensão, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, histórico de doença cardíaca isquêmica, cigarro, álcool e consume de estatinas. Entretanto, os pesquisadores declararam que a associação entre periodontite crônica e infarto lacunar era independente de conhecer os fatores de confusão.

Embora essas descobertas indiquem uma forte ligação entre as duas condições, é necessário pesquisa adicional para melhor entender os mecanismos subjacentes, enfatizaram os pesquisadores. Entretanto, eles deram a hipótese de que a periodontite leva à inflamação sistêmica e, como resultado, a saúde dos vasos sanguíneos pode ser afetada.

Conclusão do estudo

O autor líder Dr. Yago Leira do Departamento de Periodontologia da universidade concluiu: “Se mais estudos prospectivos de coorte confirmarem nossas descobertas, estudos de intervenção podem ser feitos para acessar o benefício potencial da terapia periodontal em pacientes com derrame lacunar e periodontite. O tratamento periodontal pode também diminuir a inflamação sistêmica e, por isso, ele reduz o risco do desenvolvimento de infarto lacunar.

O estudo, intitulado “Chronic periodontitis is associated with lacunar infarct: A case–control study”, foi publicado on-line em 15 de julho no European Journal of Neurology antes da versão impressa.

Sugestões de leitura

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...

Como manter a higiene bucal em dia sem escova dental?

Quem nunca se viu naquela correria do dia a dia ou de uma viagem, trilha na natureza ou mesmo em um dia em...

Como a inflamação bucal chega ao resto do corpo?

Sabe aquela história de que a saúde começa pela boca? Pois é, ela nunca foi tão verdadeira. Sempre se soube que existe uma...

Vitamina D e Cálcio: aliados contra a cárie infantil

Sabe aquela história de que tomar sol faz bem? Pois é, a ciência está aí para comprovar mais uma vez! Um estudo recente...