Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Descoberta forte associação entre periodontite e AVC

    Um novo estudo tem relacionado periodontite crônica ao infarto lacunar, uma doença vascular cerebral que causa cerca de 25 por cento dos casos de derrame (também conhecido por acidente vascular cerebral isquêmico). No geral, os pesquisadores observaram que os participantes do estudo diagnosticados com doença periodontal tiveram de modo significativo o risco aumentado de desenvolver infarto lacunar comparado aos participantes isentos de periodontite.

    O estudo incluiu 62 pacientes inscritos na Unidade de Derrame do Hospital Clínica da Universidade, pertencente à Universidade de Santiago de Compostela, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, assim como um grupo de controle de 60 indivíduos. Os dois grupos foram submetidos a exames neurológicos e periodontais.

    A prevalência da doença periodontal foi significativamente maior no grupo de casos (69 por cento) do que no de controles (31 por cento). Em adição, a severidade da doença periodontal foi estatisticamente maior em pacientes de derrame comparado com os de controle.

    Participantes no grupo de casos também apresentaram maior prevalência de outros fatores de risco vascular bem conhecidos, como hipertensão, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, histórico de doença cardíaca isquêmica, cigarro, álcool e consume de estatinas. Entretanto, os pesquisadores declararam que a associação entre periodontite crônica e infarto lacunar era independente de conhecer os fatores de confusão.

    Embora essas descobertas indiquem uma forte ligação entre as duas condições, é necessário pesquisa adicional para melhor entender os mecanismos subjacentes, enfatizaram os pesquisadores. Entretanto, eles deram a hipótese de que a periodontite leva à inflamação sistêmica e, como resultado, a saúde dos vasos sanguíneos pode ser afetada.

    Conclusão do estudo

    O autor líder Dr. Yago Leira do Departamento de Periodontologia da universidade concluiu: “Se mais estudos prospectivos de coorte confirmarem nossas descobertas, estudos de intervenção podem ser feitos para acessar o benefício potencial da terapia periodontal em pacientes com derrame lacunar e periodontite. O tratamento periodontal pode também diminuir a inflamação sistêmica e, por isso, ele reduz o risco do desenvolvimento de infarto lacunar.

    O estudo, intitulado “Chronic periodontitis is associated with lacunar infarct: A case–control study”, foi publicado on-line em 15 de julho no European Journal of Neurology antes da versão impressa.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental