Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Dicas para ter um consultório Saudável

    Consultório Saudável ou Empresa Saudável é aquela que gera lucros. Uma empresa é um organismo vivo e para que este organismo tenha uma vida longa é necessário que ela gere lucros

    São os lucros que  propiciam novos investimentos em seu negócio e como conseqüência uma longevidade maior.

    Não vamos perder de vista este conceito,  ele  é muito importante para o nosso negócio. Nosso consultório tem que ser saudável!

    A seguir analisaremos alguns aspectos que podem ajudar na saúde do seu consultório odontológico.

    1. Quantos pacientes ativos você tem hoje? = Total de pacientes em seu cadastro –  pacientes inativos.

    Os pacientes inativos formam um grupo de clientes que já visitaram o seu consultório mas que não retornam a um certo tempo, podemos dizer que um ano seja um tempo adequado para classificá-lo como inativo. Quem não volta a mais de um ano entrará no grupo de pacientes inativos.

    Para este grupo é interessante pensarmos  em uma estratégia de reativação,  o custo de reativação é 3 vezes menor que o custo de captação de um novo paciente.

    A primeira medida a ser feita é a atualização dos dados de cadastro, dentro do software odontológico , principalmente os campos telefone celular e e-mail. Esta atualização pode ser feita pela sua recepcionista, assim que tiver contato com o seu paciente, por telefone ou presencialmente.

    Com os dados atualizados você poderá fazer uma campanha por email ou SMS, com baixo custo.

    2. Qual o número de orçamentos aprovados x número de orçamentos feitos, mensalmente?

    Muitos consultórios não monitoram o número de orçamentos não fechados. Os pacientes que não contrataram os seus serviços têm muito a lhe contar e não devem ser desprezados. Pelo contrário, qualquer estratégia de contato é válida. Saber  o motivo do não fechamento lhe dará informações para mudanças.

    Se você não tiver um programa odontológico de gerenciamento que lhe ajude,  procure tabelar os motivos dos pacientes em uma planilha Excel.

    Separe os motivos em grandes grupos : Preço / Entendimento do orçamento / localização da consultório / atendimento do pessoal de apoio, etc….

    Uma boa estratégia é convidar os pacientes que não aprovaram a responder um questionário (pequeno) em troca de um prêmio (brinde).

    3. Qual o número de tratamentos interrompidos, mensalmente?

    Fica fácil entender que o paciente interromper o tratamento é um fato grave e, portanto devemos conhecer claramente as razões que o levaram a esta decisão. A sua secretária, devidamente treinada, poderá obter o motivo. Eu digo devidamente treinada, pois ela deverá ter tato suficiente para extrair a informação de uma maneira que não coloque o paciente em uma posição desconfortável ou constrangedora.

    4. Como e com qual periodicidade você se comunica com os seus pacientes?

    Se você se comunica com os seus pacientes, uma vez ao ano, no Natal ou duas vezes, no Natal e no aniversário, de qualquer forma uma ou duas vezes ao ano é muito pouco. Você deve se comunicar com ele em datas que não são óbvias, o efeito surpresa será muito maior e com certeza mais eficaz para você, um software odontológico poderá lhe ajudar neste controle.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...