Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Dor de cabeça atrás das orelhas, qual a causa?

Existem várias causas possíveis de dor de cabeça atrás das orelhas, incluindo lesão do nervo, infecção óssea e problemas dentários. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar essa dor tão desagradável.

Uma dor de cabeça atrás das orelhas refere-se a qualquer dor que se origina nessa área específica da cabeça. Embora as próprias dores de cabeça sejam muito comuns, as dores de cabeça que ocorrem exclusivamente atrás das orelhas são bastante incomuns.

Este artigo explora os sinais e sintomas de dores de cabeça na região atrás das orelhas e vai em busca de suas causas.

Também dá dicas de como essa dor pode ser tratada e os sintomas associados amenizados.

Causas

Existem várias causas possíveis para dor de cabeça atrás das orelhas. Estas são as principais:

Neuralgia occipital

Uma das causas mais comuns de dor de cabeça atrás das orelhas é uma condição chamada neuralgia occipital.

A neuralgia occipital ocorre quando os nervos occipitais, ou os nervos que correm do topo da medula espinhal até o couro cabeludo, estão inflamados.

Erroneamente muitas vezes se confunde dor aguda atrás das orelhas como resultado de uma enxaqueca ou tipos semelhantes de dores de cabeça, pois os sintomas podem ser semelhantes.

Indivíduos que sofrem com neuralgia occipital descrevem a dor crônica como penetrante e latejante.

Eles também a descrevem como semelhante à sensação de receber um choque elétrico em locais como pescoço superior, atrás da cabeça e atrás das orelhas.

A neuralgia occipital ocorre como resultado de pressão ou irritação nos nervos occipitais. Normalmente aparece apenas em um lado da cabeça.

Em alguns casos, a pressão ou irritação pode ser causada por inflamação, músculos excessivamente tensos ou uma lesão.

Frequentemente, os profissionais da saúde não conseguem encontrar uma causa específica para a neuralgia occipital.

Mastoidite

A mastoidite é uma infecção do osso mastoide, o osso diretamente atrás da orelha.

Esta infecção é muito mais comum em crianças do que em adultos e geralmente responde ao tratamento sem complicações.

A mastoidite causa dor de cabeça atrás da orelha, além de febre, secreção no ouvido, cansaço e perda auditiva no ouvido afetado.

Disfunção temporomandibular

As articulações temporomandibulares (ATM) são as articulações esféricas da mandíbula. Essas articulações podem ficar inflamadas e doloridas.

Enquanto a maioria das pessoas com inflamação da ATM sente dor na mandíbula e atrás das orelhas, outras podem unicamente sentir dor de cabeça atrás das orelhas.

A disfunção temporomandibular (DTM) pode ser causada por:

  • Estresse;

  • Ranger de dentes;

  • Artrite;

  • Ferimentos;

  • Desalinhamento da mandíbula.

Sintomas

Os sintomas de dores de cabeça atrás das orelhas podem variar conforme as causas.

A neuralgia occipital pode causar dor intensa na parte de trás da cabeça e/ou parte superior do pescoço. Muitas vezes, pode começar no pescoço e subir até a parte de trás da cabeça. A dor episódica é como um choque elétrico na parte de trás da cabeça e/ou pescoço.

Sinais de infecção, como febre ou cansaço, geralmente acompanham a mastoidite.

As pessoas que sofrem de disfunção temporomandibular (DTM) podem sentir rigidez e dor na mandíbula, além de uma dor de cabeça atrás das orelhas.

Sintomas adicionais que as pessoas que sofrem de dores de cabeça atrás das orelhas podem experimentar incluem:

  • Dor em um ou ambos os lados da cabeça;

  • Sensibilidade à luz;

  • Dor dolorida, ardente e latejante;

  • Dor atrás dos olhos;

  • Couro cabeludo sensível;

  • Dor ao movimentar o pescoço.

Diagnóstico

As principais causas de dor de cabeça atrás das orelhas geralmente se sobrepõem.

É imprescindível obter um diagnóstico adequado para que a condição possa ser tratada adequadamente.

Para o diagnóstico, o especialista fará perguntas ao indivíduo afetado sobre seu histórico médico. Informações sobre lesões recentes na cabeça, pescoço ou coluna devem ser incluídas.

Após fazer perguntas, o médico provavelmente fará um exame físico. Para isso, o médico irá pressionar firmemente a nuca e a base do crânio na tentativa de reproduzir a dor por meio do toque. Este exame investiga a neuralgia occipital, pois esta condição é sensível ao toque na grande maioria dos casos.

Algumas etapas adicionais no diagnóstico podem incluir a administração de um anestésico para anestesiar o nervo. Se o indivíduo acometido sentir alívio, é provável que a neuralgia occipital seja a causa da dor.

Em casos mais atípicos, o médico pode solicitar uma ressonância magnética ou exame de sangue para confirmar ou descartar outras causas.

Se a neuralgia occipital for descartada como uma possível causa de dor na consulta inicial, o especialista provavelmente verificará se há sinais de mastoidite, incluindo febre e secreção no ouvido.

Para um diagnóstico mais aprofundado, o médico pode examinar a mandíbula ou recomendar uma visita ao dentista para verificar a condição da ATM.

Tratamentos domésticos

Tratar a dor é o principal método de lidar com uma dor de cabeça atrás das orelhas, a menos que uma causa raiz possa ser determinada.

Existem algumas opções de tratamento em casa para as pessoas tentarem antes ou além dos cuidados médicos.

Alguns tratamentos em casa incluem:

  • Descansar em um quarto silencioso;

  • Medicamentos anti-inflamatórios prescritos por profissional da saúde;

  • Massagem dos músculos do pescoço;

  • Aplicação de compressa de calor na nuca;

  • Reduzir o estresse;

  • Interromper o ranger de dentes.

Tratamento de dores de cabeça atrás das orelhas

Quando sob os cuidados de um especialista, o indivíduo afetado irá dispor de um plano de tratamento para dores de cabeça atrás das orelhas, que incluirá o controle da dor e o tratamento das causas subjacentes da dor.

Dependendo da causa exata das dores de cabeça atrás das orelhas, o especialista pode prescrever medicamentos, como:

  • Relaxantes musculares;

  • Bloqueios nervosos e injeções de esteroides;

  • Fisioterapia;

  • Antidepressivos;

  • Medicamentos anticonvulsivantes, como carbamazepina e gabapentina;

  • Antibióticos em caso de suspeita de mastoidite;

  • Aparelho TMJ é pré-fabricado e foi especialmente projetado para o tratamento inicial e imediato da DTM (Disfunção Têmporo-Mandibular);

Bloqueios nervosos e injeções de esteroides geralmente são temporários e exigem visitas repetidas ao especialista. Além disso, pode ser necessário administrar várias injeções antes que a dor seja controlável.

Em casos raros, uma operação pode ser necessária. Normalmente, as operações são necessárias quando a dor não responde a outros tratamentos ou se mostra recorrente.

As operações podem incluir:

  • Descompressão microvascular: Este procedimento envolve o médico encontrar e reposicionar os vasos sanguíneos que estão comprimindo os nervos.

  • Estimulação do nervo occipital: um neuroestimulador fornece vários pulsos elétricos aos nervos occipitais. Nesse caso, os pulsos elétricos podem ajudar a bloquear as mensagens de dor para o cérebro.

Independentemente do tratamento escolhido, é importante relatar ao especialista a resposta obtida.

Em alguns casos, a dor contínua pode indicar que é resultado de outra condição, que precisa ser tratada de maneira diferente.

Resumindo

Geralmente, dores de cabeça atrás das orelhas não são o resultado de uma condição com risco de vida.

Em muitos casos, as pessoas experimentam alívio da dor ao descansar e tomar a medicação conforme prescrito ou orientado.

Geralmente, as pessoas com dor de cabeça atrás das orelhas obtém alívio total ou quase total dos sintomas após o diagnóstico e tratamento adequados.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: What causes a headache behind the ears?, Occipital neuralgia secondary to unilateral atlantoaxial osteoarthritis: Case report and review of the literature. Surgical Neurology International, Occipital nerve electrical stimulation via the midline approach and subcutaneous surgical leads for treatment of severe occipital neuralgia: A pilot study. Anesthesia & Analgesia, Mastoiditis. (2017, January 13) , Occipital neuralgia diagnosis and treatment: The role of ultrasound. Headache: The Journal of Head and Face Pain, TMJ, Headache Behind the Ears: Causes, Treatments, and More

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

A Influência do DNA na Saúde Bucal

Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...