Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Teste de saliva para detecção do câncer de boca e garganta

Um teste de saliva que permite a detecção do câncer de boca e garganta já está disponível nos EUA.

Até hoje a identificação do câncer de boca e garganta dependia da identificação de lesões grandes na boca e garganta visíveis aos olhos de um especialista.

Nova ferramenta de diagnóstico

Uma nova ferramenta de diagnóstico criada nos EUA usa inteligência artificial para detectar cânceres de boca e de garganta a partir de amostras de saliva com mais de 90% de precisão.

Estimativas sugerem que 54.000 novos casos de câncer oral e 20.640 novos casos de câncer esofágico poderão ocorrer apenas nos EUA este ano.

As respectivas taxas de sobrevivência de cinco anos para esses cânceres são de 68 e 20,6 por cento respectivamente, mas quando detectados precocemente, esses números saltam para mais de 86 e 47 por cento.

A questão é que a maioria dos cânceres orais e de garganta não são detectados precocemente. Os métodos de triagem atuais dependem de exames visuais por um profissional de saúde. Isso significa que as lesões devem crescer o suficiente até que possam ser detectadas a olho nu.

Alterações no microbioma oral – diagnóstico precoce

Pesquisas anteriores mostraram que as bactérias orais em pessoas com esses tipos de câncer diferem daquelas em pessoas sem câncer. Isso inspirou Guruduth Banavar, da empresa de biotecnologia Viome, na cidade de Nova York, a ver se ele e seus colegas poderiam criar uma ferramenta de diagnóstico mais precisa, observando as alterações no microbioma.

Para fazer isso, eles coletaram amostras de saliva de 1.175 pessoas com 50 anos ou mais, ou histórico de uso de tabaco – ambos fatores de risco para câncer de boca e de garganta. De cada amostra, eles extraíram material genético de bactérias, fungos e células da pele.

A equipe usou dados genéticos de 945 amostras, 80 das quais vieram de pessoas com câncer oral e 12 de pessoas com câncer de garganta, para treinar um modelo de aprendizado de máquina. O modelo identificou 88 alterações distintas na expressão gênica em pessoas com câncer oral e de garganta, bem como 182 características genéticas exclusivas das bactérias encontradas em amostras dessas pessoas.

Detecção correta com altos percentuais de assertividade

Os pesquisadores então testaram seu modelo com as 230 amostras restantes, 82 das quais vieram de pessoas com câncer. Ele identificou com precisão 90% das amostras de pessoas com câncer e 95% das amostras de pessoas sem câncer, o que significa que houve taxas muito baixas de falsos negativos ou falsos positivos.

Dispositivo inovador conforme o FDA

O teste de saliva que eles desenvolveram com este trabalho é chamado de CancerDetect e, com base em dados preliminares, recebeu a designação de dispositivo inovador pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em abril de 2021. A disposição concede revisão acelerada a produtos com capacidade de melhorar o tratamento ou diagnóstico de doenças potencialmente fatais.

Já disponível nos EUA

Conforme as regras dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid dos EUA, o teste já está disponível para compra nos EUA: pessoas com alto risco de câncer oral ou de garganta podem preencher um questionário com o Viome, comprar o teste online e obter resultados em cerca de duas semanas. A empresa continuará buscando a aprovação do FDA, que, se concedida, significaria que o teste seria coberto por provedores de seguro de saúde e mais amplamente disponível naquele país.

Questão de causa e efeito

No entanto, não está claro o quão útil esse teste será no curto prazo. O especialista em câncer bucal e de garganta, Brett Miles, do Northwell Health Cancer Institute, em Nova York, diz que acolhe a ideia em princípio. “O fato de você inspecionar visualmente alguém e esperar até que [uma lesão] seja grande o suficiente para parecer suspeita é realmente arcaico quando temos todas essas tecnologias”, diz Miles.

Mas ele ressalta que a ferramenta de diagnóstico foi testada em um número bastante pequeno de pessoas e que, na verdade, não encontra câncer, apenas alterações associadas ao câncer. “Há uma espécie de questão de causa e efeito”, diz Miles. “Essas bactérias estão mudando porque o câncer está lá? Ou há mudanças nas bactérias em certas pessoas que acabam desenvolvendo câncer mais tarde?”

Há outra questão prática também, diz Miles. Mesmo que o teste fosse 100% preciso, o que os especialistas deveriam fazer com esse resultado? Se um câncer é muito pequeno para ser detectado visualmente, não pode ser biopsiado e, sem uma biópsia para confirmar que é câncer, as seguradoras não autorizam tratamentos, diz ele.

No entanto, o desenvolvedor Guruth Banavar afirma que a tecnologia irá melhorar com o tempo. “Uma grande vantagem do aprendizado de máquina é que quanto mais dados coletamos, mais precisa a ferramenta se torna”, diz ele.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Cancer Stat Facts: Oral Cavity and Pharynx Cancer, Cancer Stat Facts: Esophageal Cancer, Viome Receives FDA Breakthrough Device Designation for its Unique mRNA Technology and AI Platform to Detect Oral and Throat Cancers, CancerDetect™ Test for Oral & Throat Cancer, Home screening test for oral or throat cancer has 90 per cent accuracy

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.