Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Este pode ser o melhor enxaguante bucal

Pesquisa recente traz evidências do que pode ser o melhor enxaguante bucal para uso diário.

Um novo estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene sugere que o uso de um enxaguante bucal com tomilho pode melhorar a gengivite e reduzir o mau hálito de forma mais eficaz do que outros enxaguantes bucais convencionais.

O mau hálito (halitose) pode, muitas vezes ser consequência de doenças dentárias e gengivais, retenção de alimentos e alvéolos secos (condição dental dolorosa que ocorre após a remoção de um dente permanente). O mau hálito pode ter efeitos psicológicos negativos que afetam a qualidade de vida. E embora o tratamento periodontal não cirúrgico tenha se mostrado eficaz na melhora da condição clínica periodontal e na redução do mau hálito, os enxaguantes bucais convencionais pode apresentar efeitos colaterais adversos após uso prolongado.

No entanto, os autores do estudo — liderado pelo Dr. Metin Çalışır, do departamento de periodontia da Universidade Adiyaman, na Turquia — relataram que o enxaguante com tomilho não apresenta efeitos colaterais nos dentes, mucosa oral ou língua, ao contrário de outros enxaguantes bucais que contêm compostos químicos.

O uso de tomilho em pacientes com gengivite mostrou-se eficaz tanto para o índice gengival quanto para o mau hálito”, escreveram os pesquisadores.

O tomilho

O tomilho é uma planta que possui amplo uso terapêutico e culinário. A partir do tomilho derivam fármacos, atualmente usados em óleos essenciais, cápsulas e outros produtos.

Eficácia do enxaguante bucal com tomilho

Para avaliar sua eficácia, foi realizado um estudo retrospectivo com 60 pacientes com gengivite. Após tratamento periodontal inicial e orientações de higiene bucal, os pacientes foram divididos em quatro grupos de 15 pessoas cada.

  • Um grupo recebeu apenas instruções de higiene oral.

  • Ao segundo grupo foi prescrito um colutório de clorexidina.

  • Ao terceiro grupo foi prescrito um elixir bucal com acetato de zinco e diacetato de clorexidina.

  • E o quarto grupo foi instruído a usar um antisséptico bucal de tomilho.

Os valores do índice gengival, do índice de placa e dos compostos voláteis de enxofre foram registrados no início do estudo e uma semana após o tratamento.

Embora não tenha havido diferença significativa entre os valores do índice de placa dos grupos após o tratamento, o índice gengival e os valores dos compostos voláteis de enxofre foram significativamente diferentes.

Valores dos compostos voláteis de enxofre

Uma diferença significativa foi encontrada entre pacientes com enxaguante bucal com tomilho e grupos controle e entre os grupos de enxaguante bucal com tomilho e acetato de zinco (p = 0,001). As diferenças indicaram que os enxaguantes bucais contendo tomilho podem ser tão eficazes quanto os que contêm produtos químicos, escreveram os autores do estudo.

Valores do índice gengival

No grupo controle, os autores relataram que os valores do índice gengival foram os mais altos, enquanto foram os mais baixos no grupo clorexidina. No entanto, o enxaguante bucal com tomilho foi mais eficaz do que o acetato de zinco na redução dos valores do índice gengival. Esta descoberta sugere que o enxaguante bucal com tomilho pode tratar com sucesso a inflamação em pacientes com gengivite.

Conclusões e limitações do estudo

Apesar das limitações do estudo, os autores concluem que o enxaguante bucal com tomilho, um produto natural econômico, é tão eficaz quanto os antissépticos químicos e pode ser usado tanto no tratamento periodontal quanto no controle do mau hálito. No entanto, eles observam que mais estudos clínicos são necessários para avaliar os resultados a longo prazo do enxaguante bucal com tomilho.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Effects of thyme on halitosis in gingivitis patients: Can thyme mouthwash prevent halitosis—A randomized trial, ¿Es el tomillo el nuevo enfoque para abordar el mal aliento?, Tomilho

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Subir escadas pode ajudá-lo a viver mais

Um novo estudo do Reino Unido mostra que as pessoas que subiram escadas reduziram o risco de doenças cardíacas e morte precoce.

Diabetes e doença gengival – a conexão

Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.