Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Evitar doença periodontal pode ser garantia de maior expectativa de vida

    Um novo estudo sugeriu que a mortalidade global da população em geral e em especial as mulheres mais velhas poderia ser reduzida com a melhoria de saúde periodontal. Avaliando os dados sobre mais de 57.000 mulheres na pós-menopausa, pesquisadores da Universidade de Buffalo verificou que a presença de periodontite e perda de dente está associada a um risco significativamente maior de morte.

    As mulheres no estudo tinham idade entre 55 e 89 anos, não tinham eventos de doença cardiovascular conhecida e foram originalmente inscritas no estudo observacional Women’s Health Initiative. No estudo da população, a prevalência de periodontite e edentação foi de 26% e 5,9%, respectivamente.

    Durante um período de seguimento médio de 6,7 anos, os pesquisadores registraram 3.589 eventos de doença cardiovascular e 3.816 mortes. Eles também descobriram que a história de doença periodontal foi associada com 12% maior risco de morte e a perda de todos os dentes naturais foi associada com um risco maior de 17%.

    Em mulheres que visitaram o dentista menos de uma vez ao ano, a edentação foi mais fortemente associada com eventos de doença cardiovascular em comparação com aquelas com mais visitas ao dentista por ano.

    Doença periodontal – melhor remédio é a prevenção

    “Nossos achados sugerem que as mulheres mais velhas podem estar em maior risco de morte por causa de sua condição periodontal e podem se beneficiar de medidas de rastreio oral mais intensiva”, disse o doutor Michael J. LaMonte, autor líder e professor pesquisador associado do Department of Epidemiology and Environmental Health da universidade. “No entanto, estudos de intervenções destinadas a melhorar a saúde periodontal são necessários para determinar se o risco de morte é reduzido entre aquelas que receberam a intervenção em comparação com aquelas que não o fazem. Nosso estudo não foi capaz de estabelecer uma relação direta de causa e efeito”.

    De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention, quase 50 por cento dos adultos nos Estados Unidos com 30 anos ou mais têm alguma forma de doença periodontal. É estimado que cerca de vinte por cento dos adultos com idade igual ou superior a 65 no país sejam edentados.

    O estudo intitulado “História do diagnóstico da periodontite e edentação como preditores de doença cardiovascular, AVC e mortalidade em mulheres na pós-menopausa,” foi publicado na edição de abril do Journal of the American Heart Association.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema