Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Fármaco que pode eliminar bactérias resistentes aos antibióticos

    Um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, desenvolveu um novo fármaco que tem a capacidade de eliminar bactérias resistentes aos antibióticos.

    A notícia é dada pelo The Guardian, que informa que os cientistas fundiram um antibiótico já existente com uma molécula que tem a capacidade de atrair anticorpos liberados pelo sistema imunológico para, assim, combater ‘invasores’, como as bactérias.

    De acordo com os cientistas, este ‘imunobiótico’ consegue atingir várias bactérias responsáveis por doenças como pneumonia com intoxicações alimentares e também bactérias resistentes aos chamados antibióticos ‘de último recurso’.

    O The Guardian explica ainda que esta pesquisa usou um composto baseado num antibiótico de ‘último recurso’ já existente, chamado de Polimixina, e que destrói a camada exterior da superfície das células das bactérias, fazendo com que estas se rompam e morram.

    Bactérias do mal – crescimento alarmante

    As bactérias resistentes a antibióticos de ‘último recurso’ vem aumentando num ritmo alarmante, uma tendência que levou a Comissão Europeia a lançar em 2017 o ‘European One Health Action Plan’, um plano de ação de combate contra a resistência aos antibióticos que fixa, como um dos objetivos, a criação de um conjunto de medidas que façam da União Europeia a região com as melhores práticas de combate à resistência aos antibióticos.

    A Comissão Europeia quer todos os Estados-membros compartilhem a sua experiência e os recursos necessários e pretende reforçar os sistemas de vigilância, especialmente através do levantamento de dados.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema