Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    FDA americano proíbe utilização da maioria de luvas de procedimento talcadas

    A Food and Drug Administration (FDA) emitiu uma regra final que proíbe a utilização da maioria das luvas de procedimentos com talco no país. A regra que entra em vigor em 18 de janeiro se aplica ao exame das luvas de pacientes, luvas cirúrgicas com talco e luvas cirúrgicas lubrificadas.

    “Embora o uso de estas luvas esteja diminuindo, elas representam um razoável e substancial risco de doença ou lesão aos prestadores de cuidados de saúde e aos pacientes e outras pessoas que estão expostas a elas, que não podem ser corrigidas através de rótulos novos ou atualizados”, disse a agência quando propõe a proibição em março de 2016.

    No seu resumo da regra, o FDA observou que a proibição não se aplica ao pó utilizado no processo de fabricação de luvas sem talco, onde o pó não se destina a ser parte da luva final. Além disso, declara que espera-se que luvas com acabamento sem talco incluam somente vestígios de pó residual a partir destes processos e que a agência incentiva os fabricantes a garantir que luvas com acabamento sem talco tenham tão pouco talco quanto possível.

    Problemas com o talco

    O talco que às vezes é adicionado a luvas de látex de borracha natural para torna-las mais fáceis de colocar e retirar pode transportar proteínas que podem causar reações alérgicas respiratórias, disse a FDA. Ela explicou que “embora luvas com talco sintético não apresentem o risco de reações alérgicas, esses dispositivos estão associados com uma extensa lista de eventos adversos potencialmente graves, incluindo a inflamação das vias aéreas, inflamação de feridas, e aderências pós-cirúrgica, que são faixas de tecido cicatricial fibroso que se formam entre os órgãos internos e tecidos. Estes efeitos colaterais têm sido atribuídos ao uso de talco de luva em todos os tipos de luvas”.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental