Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Implantes dentais: limpeza e cuidados

    Implantes dentais: limpeza e cuidados. Este é o nosso tema de hoje.

    Se você está prestes a colocar um ou mais implantes dentais, ou cuidando de alguém que acabou de colocar implantes dentais, o cuidado  adequado pode afetar o sucesso do procedimento.

    A higiene bucal correta e a rotina de cuidados domiciliares ajudarão você a minimizar o desconforto, melhorar os tempos de cicatrização e a ajudar a garantir que seus implantes não sejam infectados.

    O que esperar após a cirurgia de implante dentário

    O tempo de recuperação após a colocação do implante dental dependerá do indivíduo, do número de implantes colocados e dos serviços adjuvantes, como enxerto ósseo, extrações ou sedação durante o procedimento.

    Para um procedimento típico de implante dental único, geralmente o dentista pode prescrever um anti-inflamatório para uso nas primeiras horas, como o ibuprofeno, por exemplo. Aplicar uma compressa fria na lateral do rosto ajudará a reduzir a inflamação, que geralmente é a causa mais comum do desconforto pós-operatório.

    No caso do paciente estar recebendo vários implantes, além de enxertos, ou também no caso de extrações dentais, haverá necessidade de um tempo maior de recuperação.

    Tome todos os medicamentos conforme prescrito pelo seu dentista e mantenha uma dieta leve nos primeiros dias.

    A colocação de implantes dentais geralmente envolve uma sobredentadura removível, que cobre os dentes à medida que eles cicatrizam, para proteger o tecido gengival, portanto, siga as instruções do cirurgião-dentista para uma cicatrização adequada.

    Quanto tempo os implantes dentais demoram para cicatrizar?

    Dependendo do tipo de cirurgia de implante dentário, os tempos de cicatrização podem se estender por vários meses. Por exemplo, um implante dentário único é um procedimento relativamente não invasivo, com desconforto leve com tempo de recuperação menor.

    Por outro lado, se você receber vários enxertos ósseos ou implantes endosteais de arco completo, poderá precisar de até seis meses para que a integração e a cicatrização completas sejam concluídas.

    Embora a cicatrização da gengiva no local do implante em geral aconteça em algumas semanas, a fase de integração óssea é o que normalmente requer mais tempo.

    A integração total de qualquer implante dentário pode levar de quatro a seis meses.

    Isto significa que até que o osso e o implante estejam totalmente colados, os implantes não conseguirão suportar uma restauração fixa (permanente). Enquanto isso, seu dentista pode colocar uma prótese temporária de cura, como uma sobredentadura, por exemplo.

    Como limpar implantes dentais

    A higiene oral para implantes dentais é quase idêntica à dos dentes naturais. No entanto, podem ser necessários cuidados de higiene bucal adicionais para limpeza de espaços de difícil acesso, como sob pontes suportadas por implantes, ou implantes de arco completo.

    O fundamental é limpar a restauração do implante, bem como as gengivas imediatamente adjacentes à substituição do dente.

    Dependendo do tipo de restauração de implante que você possui, seu dentista, pode recomendar algumas ou todas as seguintes práticas de higiene:

    • Invista em uma escova de dentes elétrica de qualidade e use-a após as refeições durante dois minutos de cada vez;
    • Use uma escova interdental ou fio dental (com um rosqueador) para limpar ambos os lados do pilar do implante;
    • Utilize dispositivo de fio dental de água para limpar sob aparelhos fixos e as gengivas ao redor de cada implante;
    • Faça enxágues com um enxaguante bucal antimicrobiano sem álcool uma ou duas vezes por dia.

    Em síntese, o objetivo do seu plano de higiene é evitar que a inflamação da gengiva, gengivite ou peri-implantite, doença gengival relacionada ao implante, se desenvolva em torno de seus implantes dentais.

    Uma vez que a peri-implantite é uma das principais causas de falha do implante, uma boa higiene bucal é essencial.

    O que causa infecção após a colocação de implantes dentais?

    A falha do implante dentário é geralmente atribuída a fatores de risco, como doença gengival, problemas de calcificação óssea, uso de medicamentos (ex: família do alendronato) ou técnicas de colocação inadequadas. Felizmente, você pode tomar medidas para evitar a infecção para que os locais do implante cicatrizem e se integrem adequadamente.

    Um em cada 10 pacientes

    Até um em cada 10 pacientes com implantes dentais pode desenvolver uma infecção após a instalação dos implantes. Os dados sugerem que até dois terços desses indivíduos experimentarão falha total de sua restauração de implante dentário. Fatores como tabagismo, periodontite existente e infecção são condições de risco.

    Ao manter um ambiente bucal saudável antes e depois da colocação de implantes dentais, os pacientes podem reduzir os riscos de infecção ou falha de seu investimento no tratamento.

    Os implantes dentais podem causar boca seca?

    Embora os implantes dentais não causem xerostomia (boca seca), é natural que algumas pessoas apresentem sintomas enquanto tomam medicamentos prescritos ou de venda livre, incluindo analgésicos prescritos após a colocação de um implante.

    Além disso, sua boca pode ficar mais seca do que o normal após a cirurgia de implante devido o fato de permanecer com a boca aberta por longos períodos.

    A boca seca também é um efeito colateral comum do uso de enxaguantes bucais à base de álcool, pois o álcool é um agente que causa desidratação local.

    Como a xerostomia pode contribuir para a cárie dentária e infecções nas gengivas, é melhor identificar as causas do problema e tomar medidas para controlar os sintomas. Caso contrário, você pode estar em maior risco de infecção ou irritação da gengiva após a cirurgia de implante dentário.

    Cuide dos implantes como faria com os dentes naturais

    Uma das melhores coisas advindo do sucesso do implante dental é você poder recorrer a seu novo dente com toda a funcionalidade como se natural ele fosse.

    Escovar diariamente, usar fio dental, enxaguar a boca com antimicrobiano sem álcool e visitar seu dentista para exames regulares de seis meses são normalmente tudo o que você irá precisar manter.

    Com os cuidados certos, o procedimento de colocação de um ou mais implantes dentais é extremamente confortável e pode durar a vida toda.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fonte: Cleaning and Caring for Dental Implants

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...