Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Ligação entre periodontite e doenças respiratórias

Periodontite é uma doença inflamatória crônica que afeta os tecidos que sustentam os dentes. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana, uma película pegajosa de bactérias que se forma nos dentes. Se a placa não for removida regularmente, ela pode endurecer e formar tártaro, o que pode irritar ainda mais as gengivas e causar periodontite.

As doenças respiratórias, engloba um grupo de condições que afetam os pulmões e as vias respiratórias. Algumas doenças respiratórias comuns incluem pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma.

Há evidências crescentes de que existe uma associação entre periodontite e doenças respiratórias. Alguns estudos demonstraram que pessoas com periodontite têm maior probabilidade de desenvolver pneumonia, DPOC e asma.

O que as pesquisas indicam

Para abordar esta questão, foram realizados estudos epidemiológicos que avaliaram a associação entre as duas patologias. Um total de 34 estudos focados em DPOC* foram incluídos na revisão sistemática. *(DPOC: doença obstrutiva pulmonar crônica)

Os resultados mostraram associações estatisticamente significativas em muitos dos estudos analisados.

Após os resultados deste estudo, duas principais hipóteses foram apresentadas para explicar a associação entre periodontite e doenças respiratórias.

Primeiro, sugere-se que os patógenos orais possam ser sugados para as vias aéreas inferiores, contribuindo assim para o início ou progressão de doenças respiratórias. Em segundo lugar, acredita-se que os mediadores pró-inflamatórios produzidos nos tecidos periodontais podem ter um efeito sistêmico e afetar o sistema respiratório, favorecendo assim a aparência ou progressão de outras condições inflamatórias.

O que os pesquisadores acreditam

Os investigadores acreditam que existem várias explicações possíveis para a associação entre periodontite e doenças respiratórias. Uma possibilidade é que as bactérias que causam a periodontite também entrem nos pulmões e causem infecções. Outra possibilidade é que a inflamação causada pela periodontite enfraqueça o sistema imunológico do corpo, tornando as pessoas mais suscetíveis a infecções respiratórias.

As descobertas do estudo sugerem que as pessoas com periodontite podem ter um risco aumentado de desenvolver doenças respiratórias. Se você tem periodontite, é importante consultar seu dentista para exames e limpezas regulares. Você também deve conversar com seu médico sobre maneiras de reduzir o risco de desenvolver doenças respiratórias.

Relação entre periodontite e doenças respiratórias — como os dentistas devem lidar?

Embora as evidências apresentadas exijam mais pesquisas para estabelecer a causalidade e os mecanismos biológicos por trás dessas associações, os achados atuais sugerem ser importante considerar a saúde periodontal em pacientes com doenças respiratórias e vice-versa.

A detecção precoce e o manejo adequado da periodontite podem ter implicações significativas para a prevenção e tratamento dessas doenças respiratórias, melhorando assim a saúde e o bem-estar geral dos pacientes.

Os dentistas precisam estar cientes dessa possível associação e estar atentos aos sinais de doenças respiratórias em seus pacientes com periodontite. Além disso, é essencial promover a colaboração interdisciplinar entre profissionais dentistas e médicos para abordar de modo abrangente a saúde bucal e respiratória dos pacientes.

Aqui estão algumas dicas adicionais para pessoas com periodontite

  • Escove os dentes após as refeições;
  • Use fio dental diariamente: o uso do fio dental ajuda a remover placas e bactérias entre os dentes;
  • Use um enxaguatório bucal antibacteriano (sem álcool): isso pode ajudar a eliminar as bactérias causadoras de periodontite;
  • Consulte seu dentista regularmente: seu dentista pode ajudar a manter suas gengivas saudáveis e prevenir a progressão da periodontite.

Seguindo essas dicas, você pode cuidar de sua saúde bucal e reduzir o risco de desenvolver doenças respiratórias.

Concluindo

Em última análise, o foco na prevenção e no tratamento precoce da periodontite pode ter um impacto positivo na saúde sistêmica dos pacientes, reduzindo assim a carga de doenças respiratórias e melhorando sua qualidade de vida.

Os profissionais de odontologia desempenham um papel fundamental nesse esforço e devem estar comprometidos com a pesquisa continuada e a educação para fornecer o melhor atendimento aos seus pacientes.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: The association between respiratory diseases and periodontitis: A systematic review and meta-analysis, Asociación entre la periodontitis y las enfermedades respiratorias

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...