Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Você sabe o que é teleodontologia?

Já pensou na oportunidade de estar mais próximo do seu paciente? A teleodontologia é uma inovação que cai nas graças dos profissionais, proporcionando uma nova forma de interação entre profissionais e pacientes. 

Neste artigo, vamos te explicar o que é teleodontologia, como ela pode impactar positivamente na saúde bucal dos seus pacientes e no desempenho da sua profissão. 

O que é teleodontologia?

Podemos definir a teleodontologia como o uso das tecnologias de comunicação digital para o fornecimento de serviços e informações odontológicas a distância. Essa prática permite que dentistas e outros profissionais de saúde bucal possam realizar consultas, diagnósticos, tratamentos e o acompanhamento de pacientes sem a necessidade de ter o paciente fisicamente no consultório. 

A teleodontologia pode ser realizada mediante videoconferências, troca de mensagens, envio de imagens e a utilização de plataformas online especializadas. 

Quais são as aplicações da teleodontologia?

A teleodontologia tem aplicações específicas que quando bem utilizadas, maximizam o resultado das ações. Algumas delas são:

Consultas virtuais: uma das formas mais comuns da teleodontologia. Os pacientes podem agendar uma consulta online com seu dentista, podendo discutir sintomas, receber orientações sobre cuidados imediatos e decidir sobre a necessidade de uma visita presencial. Esse tipo de consulta é muito útil para triagem inicial e acompanhamento de tratamentos. 

Diagnóstico remoto: a teleodontologia permite que os dentistas avaliem imagens e vídeos enviados pelos pacientes para diagnosticar problemas dentários. Com isso, os profissionais conseguem oferecer um diagnóstico preliminar e orientações sobre os próximos passos. 

Monitoramento de tratamentos: pacientes que estão em tratamento ortodôntico ou em outros procedimentos de longo prazo podem ser monitorados remotamente. Os dentistas verificam o progresso mediante fotos ou vídeos enviados pelos pacientes. O tratamento pode ser ajustado conforme necessário, sem a necessidade de consultas presenciais frequentes. 

Educação e prevenção: ela também desempenha um papel muito importante na educação da saúde bucal. Os dentistas podem oferecer sessões educacionais, webinars e recursos digitais para ensinar os pacientes sobre práticas de higiene bucal, prevenção de doenças e cuidados pós-tratamento. 

Apoio a áreas remotas: em regiões onde o acesso a cuidados odontológicos é limitado, a teleodontologia assume um papel crucial. Profissionais de saúde em áreas remotas podem colaborar com especialistas em centros urbanos para diagnósticos, planos de tratamento e até mesmo consultas em tempo real, utilizando tecnologia de telecomunicação. 

Os benefícios da teleodontologia

Quando bem utilizada, a teleodontologia oferece benefícios fantásticos para profissionais e pacientes, melhorando a qualidade da saúde bucal de pessoas ao redor do país. Conheça quais são alguns desses benefícios. 

  • Maior acesso a cuidados odontológicos para populações carentes e remotas
  • Maior conveniência e flexibilidade para pacientes e profissionais
  • Qualidade de triagem e eficiência no diagnóstico inicial
  • Monitoramento contínuo do seu paciente
  • Seja capaz de educar seu paciente e prevenir potenciais problemas
  • Economia de tempo e custo para o paciente
  • Ofereça resposta rápida para casos de emergência
  • Personalize o atendimento 
  • Mais eficiência para os dentistas

Se você é um dentista que precisa de ajuda com a gestão da sua agenda para oferecer melhores atendimentos, seja presencial ou a distância, a Dentalis possui o software de gestão ideal para alavancar sua carreira. 

Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como podemos te ajudar.

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

Você sabe o que é política de atendimento?

O sucesso de um consultório odontológico passa por muitas etapas relevantes. Uma das mais importantes é a construção de uma política de atendimento...

Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...

Periodontite pode aumentar risco de morte, revela estudo

Uma pesquisa recente acendeu um alerta vermelho ao revelar uma forte conexão entre a periodontite e o risco de morte por diversas causas.O...