Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Novo Medicamento pode Regenerar Dentes Perdidos

    Os cientistas vêm obtendo progresso no desenvolvimento de um novo medicamento que pode ajudar a regenerar os dentes.


    Sim, regenerar os dentes. O que até pouco tempo atrás parecia pura ficção, pode virar realidade.
    Os testes clínicos vão ter início neste mês de julho de 2025 e, se tudo correr bem, poderemos ter novidades até 2030.

    Mudança de paradigma

    Cerca de 1% das pessoas em todo o mundo nascem com anomalias dentárias.
    Um medicamento que faça os dentes crescerem novamente?
    Isso irá representar uma grande mudança de paradigma na odontologia.

    A pesquisa

    O Hospital Kitano do Instituto de Pesquisa Médica em Osaka, Japão, está liderando este projeto incrível. O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um medicamento para pessoas que não têm uma dentição completa devido a razões congênitas – basicamente questões genéticas ou de desenvolvimento que têm seu início antes do nascimento.

    Anodontia

    A anodontia é uma anomalia dentária rara, causada por um defeito genético, que se caracteriza pela ausência de todos os dentes. Pode ser total ou parcial, sendo mais comum a ausência isolada de alguns dentes. Essa condição vem geralmente acompanhada de outros problemas genéticos, como displasia ectodérmica, que afeta cabelos, unhas, dentes, pele e glândulas.
    No momento, os tratamentos preferidos são a colocação de dentaduras e implantes dentários.

    Agenesia dentária, outro termo para essa condição, torna coisas básicas como mastigar, engolir e falar muito difíceis desde o nascimento, impactando o desenvolvimento geral.

    Começou nos anos 90

    Dr. Katsu Takahashi, que dirige o departamento de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano, trabalha com esse medicamento desde o início dos anos 90, quando era estudante de graduação. Ele disse ao The Mainichi, um jornal japonês, que desenvolver novos dentes é o sonho de todo dentista e ele está confiante de que isso pode se tornar realidade.

    Este projeto inovador, apoiado pela Agência Japonesa de Pesquisa e Desenvolvimento Médico (AMED), envolve mais de 10 instituições médicas e institutos de pesquisa em todo o Japão. O objetivo é entregar esse medicamento a pessoas com edentulismo congênito (falta de dentes parcial ou total).

    Resultados da pesquisa

    A equipe já obteve sucesso em modelos animais, cultivando dentes de “terceira geração” (depois dos dentes de leite e dos dentes adultos) visando um gene chamado USAG-1, que limita o crescimento dentário em camundongos. Eles desenvolveram um anticorpo neutralizante que bloqueia o USAG-1, levando assim ao crescimento dos dentes em camundongos e furões.

    Olhando o futuro

    Estes resultados promissores foram publicados na revista Nature em 2021 e chamaram a atenção do mundo.

    Se os cientistas obtiverem sucesso nessa pesquisa, o medicamento poderá ser revolucionário, oferecendo uma solução definitiva para pessoas que perderam dentes devido a cáries graves ou doenças dentárias.

    No momento, os cientistas trabalham com cobaias, e em julho do próximo ano irão dar início aos testes clínicos em humanos.

    Após se obter a garantia de que o fármaco é seguro e eficaz, o objetivo iniciar é focar no tratamento de crianças de 2 a 6 anos que apresentam sinais de anodontia, conforme relatado pela publicação japonesa.

    O pesquisador japonês, Takahashi, sonha com um futuro onde o desenvolvimento de dentes naturais torne-se uma opção real, juntamente com dentaduras e implantes, dando às pessoas a oportunidade de tratar e recuperar sua dentição natural.

    Siga a Dentalis no Instagram @Dentalis_Software, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...

      Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

      Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

      Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

      Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...

      Periodontite pode aumentar risco de morte, revela estudo

      Uma pesquisa recente acendeu um alerta vermelho ao revelar uma forte conexão entre a periodontite e o risco de morte por diversas causas.O...