Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Periodontite pode aumentar risco de morte, revela estudo

    Uma pesquisa recente acendeu um alerta vermelho ao revelar uma forte conexão entre a periodontite e o risco de morte por diversas causas.
    O estudo, que acompanhou um grupo grande de pessoas por um longo período, evidenciou um aumento significativo no risco de morte tanto por causas gerais quanto por doenças específicas, como doenças cardíacas, respiratórias, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

    Essa pesquisa foi conduzida por Harriet Larvin e seus colegas, utilizando dados do Questionário Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) e do Índice Nacional de Morte.

    O que é a doença periodontal

    A periodontite é uma condição inflamatória comumente encontrada nos tecidos que cercam os dentes. Ela já foi associada a diversas doenças sistêmicas, mas até então faltavam evidências robustas que comprovassem essa relação.
    Esse estudo teve como objetivo investigar detalhadamente essa conexão, levando em consideração fatores demográficos, estilo de vida, medidas clínicas e comorbidades.

    Como a pesquisa foi realizada

    Para realizar a pesquisa, foram recrutados 15.030 participantes adultos ao longo de seis ciclos do NHANES, entre os anos de 1999 e 2014. Exames clínicos periodontais foram realizados por profissionais treinados e experientes.
    Os participantes foram acompanhados até dezembro de 2019, resultando em um período médio de acompanhamento de 9 anos.
    Os resultados obtidos foram impressionantes.

    O que o estudo revelou

    O estudo revelou que os indivíduos com doença periodontal apresentaram um risco 22% maior de mortalidade por todas as causas, em comparação com aqueles sem essa condição. Além disso, os riscos foram ainda mais acentuados para causas específicas de morte entre os participantes com doença periodontal grave.

    Quando se trata de doenças cardiovasculares, o risco foi 38% maior para aqueles com doença periodontal grave.
    Para doenças respiratórias, o risco aumentou em 62%, e para a mortalidade relacionada ao diabetes, o risco chegou a 68%.

    Saúde bucal: essencial para a saúde geral

    Essas descobertas ressaltam a importância crucial da saúde bucal na redução do risco de mortalidade geral. Os resultados sugerem que a doença periodontal grave pode agravar condições de saúde subjacentes ou contribuir para a inflamação sistêmica, o que leva a resultados de saúde mais desfavoráveis. Portanto, é fundamental enfatizar a importância dos cuidados de saúde bucal e do gerenciamento adequado da doença periodontal.

    Cuidar da saúde bucal vai além de um belo sorriso: é investir no seu bem-estar geral! Por isso, nada de deixar de lado a escovação, o uso do fio dental e as visitas regulares ao dentista.

    Rotinas simples para o seu dia a dia

    • Escove os dentes, de forma suave, após as refeições, por ao menos dois minutos cada vez;
    • Escolha uma escova com cerdas macias. Após usá-la, seque-a com pano limpo ou papel;
    • Use creme dental com flúor. Um volume pequeno já é suficiente;
    • Use fio dental sempre que for escovar os dentes;
    • Utilize um enxaguante bucal com flúor para bochechos uma vez ao dia;
    • Visite o dentista a cada seis meses para check-ups e limpezas profissionais;
    • Alimente-se de forma saudável, evitando açúcar e alimentos processados;
    • Beba bastante água;
    • Não fume.

    Com essa rotina simples, você previne cáries, doenças gengivais e outros problemas que podem afetar até mesmo o seu coração e sua qualidade de vida. 
    E o melhor: garante um sorriso bonito para espalhar alegria por aí!

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...

      Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

      Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

      Você sabe o que é política de atendimento?

      O sucesso de um consultório odontológico passa por muitas etapas relevantes. Uma das mais importantes é a construção de uma política de atendimento...

      Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

      Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...