Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Mastigar menos e mais lentamente reduz nível de glicose no sangue

    Lembra-se dos tradicionais conselhos sobre mastigar a comida dezenas de vezes antes de engolir? Talvez seja melhor esquecê-los.

    “Os contos da carochinha para mastigar e mastigar e mastigar como uma vaca são realmente contraproducentes quando se trata da resposta glicêmica,” explicam Christiani Jeyakumar e Verena Tan, que estudaram o assunto em conjunto com seu professor Yung Seng Lee, do Instituto A*STAR de Ciências Clínicas (Cingapura).

    Os experimentos mostraram que mastigar mais lentamente e menos vezes libera menos glicose na corrente sanguínea do que uma mastigação rápida e contínua.

    Picos dos níveis de açúcar no sangue – conhecidos como resposta glicêmica – podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

    “Estes resultados são gratificantes porque o tempo e a frequência de mastigação são comportamentos que podemos mudar conscientemente,” disse o professor Yung Lee.

    Mastigue menos e engula porções maiores

    A resposta glicêmica aos alimentos varia consideravelmente de pessoa para pessoa. A equipe queria identificar formas não medicamentosas e não invasivas para que cada um consiga reduzir essa resposta.

    Eles analisaram a resposta glicêmica de 75 indivíduos saudáveis comendo pratos de arroz sob diversas condições e compararam os parâmetros da mastigação – frequência e duração por bocado -, teor de saliva e o tempo necessário para que o estômago voltasse a se esvaziar.

    Amostras de sangue e de saliva foram retiradas dos participantes antes e depois de cada refeição. Seus movimentos mandibulares foram monitorados através de eletrodos sobre a pele e a atividade estomacal foi medida utilizando um aparelho de ultra-som.

    Para dois tipos de arroz usados nos testes, uma taxa de mastigação mais lenta e engolir bocados maiores resultou na redução dos níveis de açúcar no sangue após a refeição e no esvaziamento mais rápido do estômago.

    Comida como medicamento

    A equipe se diz empenhada em encontrar maneiras de controlar os níveis de açúcar no sangue sem usar medicamentos.

    Em vez disso, eles propõem o uso de técnicas simples, como mastigar menos e engolir bocados maiores, e ingerir ingredientes como ervilhas, pistaches ou nozes – ou farinha de banana verde.

    “A comida é o novo medicamento – este é o nosso mantra,” disse Christiani Jeyakumar.

    Os resultados foram publicados no European Journal of Nutrition.​

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quer largar o cigarro? A OMS tem um plano para você!

      Atenção, fumantes!  A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de lançar um conjunto abrangente de orientações para largar o vício do cigarro. Esse...

      Perda de dentes pode aumentar risco de obesidade

      Em uma pesquisa recente envolvendo 1.765 idosos, observou-se que aqueles com ao menos 21 dentes apresentavam mais chances de manter um peso saudável...

      Inteligência artificial na detecção do câncer bucal

      A odontologia é um setor em desenvolvimento perpétuo, e a tecnologia é o maior condutor de seu avanço. Vamos agora discutir uma das...

      Extrações Dentárias: Quando o Jeito é Dizer Tchau pro seu Dente

      Extrações dentárias! Quem diria que um procedimento tão antigo ainda teria seu lugar na odontologia moderna, não é mesmo? Pois é, mesmo com...

      Vitamina do Sol pode ser o segredo para sorrisos saudáveis na terceira idade

      Olha só que interessante! Um estudo recente nos traz uma descoberta que pode melhorar a forma como cuidamos da saúde bucal dos nossos...

      Alerta aos fumantes: risco de alveolite seca após extrações dentais

      Fumar pode aumentar o risco de alveolite seca após a extração dentária, pois pode atrasar o processo de cicatrização e desalojar um coágulo...