Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Será o fim da escova de dentes? Microrrobôs com função de escova de dentes e fio dental

Os microrrobôs têm uma variedade de aplicações na área da saúde, seja para cuidados cirúrgicos e até mesmo no combate à placa dental. 

Microrrobôs com função de escova de dentes e fio dental pode se tornar realidade num futuro não muito distante.

Algum dia, em um futuro próximo, esses microrrobôs que mudam de forma poderão ser usados como escova de dentes, enxaguante e fio dental. Um sonhado tudo em um da profilaxia dental.

A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe da Universidade da Pensilvânia e se destina a pessoas com deficiências físicas e/ou problemas de destreza que os impedem de limpar os dentes de forma eficaz.

Como funcionam os microrrobôs?

Os microrrobôs são construídos a partir de nanopartículas de óxido de ferro que possuem atividade catalítica e magnética.

O campo magnético pode ser usado para direcionar o movimento desses microrrobôs – equipados com cerdas assemelhadas a escovas de dentes. Cerdas alongadas também podem ser equipadas nos microrrobôs para ajudar as pessoas no uso do fio dental com facilidade.

Ao mesmo tempo, reações catalíticas levarão as nanopartículas a produzir antimicrobianos que eliminam bactérias bucais perigosas.

Durante experimentos com dentes humanos reais e simulados, os cientistas descobriram que esses microrrobôs podem assumir várias formas para eliminar “biofilmes pegajosos” que provocam cáries e doenças gengivais.

“As nanopartículas podem ser moldadas e controladas com campos magnéticos de maneiras surpreendentes”, diz Edward Steager, um dos autores do estudo. “Formamos cerdas que podem se estender, varrer e até mesmo se transferir para frente e para trás em um espaço, como um fio dental. O movimento se assemelha a de um braço robótico capaz de estender a mão e limpar uma superfície.

O sistema pode ser programado para fazer o conjunto de nanopartículas e controle de movimento automaticamente.”

Hyun (Michel) Koo, um dos autores do estudo, destacou como os cuidados bucais de rotina permanecem complicados e desafiadores para muitas pessoas.

Hyun acrescentou que a ideia surgiu do fato de que o design da escova de dentes permaneceu relativamente inalterado por muitos anos.

A prova de conceito dos microrrobôs foi compartilhada pela equipe na revista ACS Nano.

Microrrobôs com função de escova de dentes e fio dental serão uma grande mudança de paradigma na odontologia.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Surface Topography-Adaptive Robotic Superstructures for Biofilm Removal and Pathogen Detection on Human Teeth

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Tecnologia odontológica: descubra como utilizá-la para garantir o bem-estar do seu paciente

A tecnologia odontológica é uma aliada indispensável na gestão de clínicas e consultórios odontológicos. Seu impacto vai além da otimização de processos internos,...

Descubra como o CRM odontológico pode te ajudar na retenção de clientes!

No sucesso da gestão de uma clínica ou consultório odontológico, a retenção de pacientes é um dos pilares para a garantia de estabilidade...

São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

A importância dos relatórios gerados por um software de gestão no consultório odontológico

Na gestão de um consultório odontológico, um software de gestão com funcionalidades específicas para o setor é uma ferramenta muito valiosa. Entre suas...

Vantagens e desvantagens da teleodontologia

Desde a pandemia da COVID-19, os serviços de saúde a distância ganharam um destaque especial por conta de sua dinâmica, levando saúde para...

7 passos para maximizar os lucros do seu consultório odontológico.

A gestão de um consultório odontológico envolve muito mais do que o oferecimento de tratamentos dentários de qualidade. Para garantir a sustentabilidade e...