Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Nanobots no tratamento de canal

Uma equipe do Instituto Indiano de Ciências  descobriu que os nanobots — robôs nanométricos controlados magneticamente — podem ser utilizados para passar pelos túbulos dentinários e eliminar bactérias.

A equipe descobriu que estes podem ser incorporados durante o tratamento do canal radicular, de acordo com o Advanced Science News.

São controlados externamente pelo dentista, o que lhes permite um controle mais preciso na hora de eliminar as bactérias do dente afetado.

Os nanobots também podem ser recuperados após o uso. Eles podem ser controlados para sair dos túbulos dentinários, onde podem ser coletados pelo dentista.

Métodos atuais de desinfecção não são eficazes

Shanmukh Peddi é cirurgião-dentista e coautor do estudo e afirmou que os nanobots parecem ser métodos melhores do que os de desinfecção usualmente empregados.

Ele afirmou: ‘Para aumentar a profundidade de penetração das drogas, várias outras modalidades foram implementadas, como lasers e ultra-sons.

“Mas, como a energia decai rapidamente, esses métodos são ineficientes em níveis mais profundos de penetração de drogas no tecido. Assim, os métodos atuais não podem tratar colônias bacterianas profundas que persistem ao longo do tempo e causam complicações pós-tratamento.’

Ótimas perspectivas para o futuro

“Nossa pesquisa envolve o uso de nanorrobôs controlados remotamente que podem ser conduzidos usando campos magnéticos inócuos de baixa intensidade”, disse Debayan Dasgupta — estudante de doutorado na época da pesquisa — acrescentando ser um método “muito mais eficiente” quando se trata de anatomias de difícil acesso.

Sua recuperação também é precedente para qualquer tecnologia contemporânea de entrega de drogas.

A equipe de pesquisa argumenta que, com as bactérias nos túbulos dentinários destruídas, o risco de falha pós-tratamento é minimizado.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Mobile Nanobots for Prevention of Root Canal Treatment FailureNano-Dentistry: Squid Ink and Mini-Robots In Your MouthNanobots used for better root canal treatment

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...